10 Coisas que você precisa saber sobre o Instituto Xavier para Jovens Superdotados!

Capa da Publicação

10 Coisas que você precisa saber sobre o Instituto Xavier para Jovens Superdotados!

Por Felipe de Lima
Imagem de capa do item

Mais de 300 anos

A famosa Mansão X começou a ser construída no início do século 18, pertencendo a Marcia e Charles Graymelkin. Desde então, a casa está com a família Xavier há 10 gerações e já foi habitada por dois mutantes antes de Charles, ambos expulsos devido ao preconceito da família com mutantes.

No início do século 20, a mansão foi herdada por Brian e Sharon Xavier, que tiveram um filho chamado Charles. Charles Xavier cresceu na mansão, mas abriu mão do local quando foi para a Universidade de Oxford, posteriormente lutando na Guerra da Coreia. Charles eventualmente retornou a casa onde cresceu e a transformou em uma escola para mutantes.

Imagem de capa do item

Lema

Assim como famosas Universidades pelo mundo, o Instituto Xavier tem seu próprio lema em Latim: Mutatis Mutandis, que se traduz como Uma vez efetuadas as necessárias mudanças.

O lema faz paralelo com os ideais de Charles, lembrando que as mudanças são naturais, necessárias e parte da identidade de cada mutante, sendo algo que não deve ser temido ou odiado, mas aceito como parte da natureza.

Imagem de capa do item

Professores

Quando não estão lutando contra algum inimigo, os X-Men trabalham como professores e equipe do instituto. O Anjo já foi instrutor de voo, o Wolverine ensinou história, e o Fera já foi vice-diretor e professor de ciência de filosofia. As escolhas das matérias são meio óbvias, mas há arcos incríveis que se passam nesses períodos de descanso.

Na ausência de Xavier, outros X-Men já ocuparam o cargo de diretor, incluindo a Tempestade, Emma Frost, Wolverine, Ciclope e até mesmo Magneto.

Imagem de capa do item

Primeira aluna

Nos quadrinhos, a primeira estudante a chamar o Instituto Xavier de casa foi Jean Grey. Xavier a descobriu quando ela tinha apenas 11 anos. O Professor X, acreditando que ela não tinha idade para conseguir dominar todas as suas habilidades, colocou alguns bloqueios na mente da garota, prevenindo que ela acessasse seus poderes telepáticos.

Após Jean, veio a primeira leva de alunos, que se transformaram nos primeiros X-Men, com a equipe sendo composta por Jean, Ciclope, Fera, Anjo, e Homem de Gelo.

Imagem de capa do item

Destruição

Desde que os X-Men começaram a operar, a mansão já foi destruída completamente pelo menos sete vezes, isso vai desde danos causado por vilões como Magneto, Sr. Sinistro e Sentinelas, até ataques de alienígenas.

Mais recentemente, as fundações da mansão foram equipadas com um material consciente de Krakoa, a ilha viva.

Imagem de capa do item

Nomes

Além de ter sido reconstruída diversas vezes, a mansão também teve muitos nomes. O mais conhecido é Instituto Xavier para Jovens Superdotados, que mais tarde se tornar Instituto Xavier para Estudos Avançados. Quando Wolverine e Ciclope se separaram, a escola passou a ser chamada Instituto Jean Grey para Estudos Avançados.

Imagem de capa do item

Cemitério

O instituto tem seu próprio cemitério para os estudantes que, por inúmeras maneiras, acabaram morrendo.

Há uma grande estátua em memória de Jean Grey, outros membros que já morreram como Banshee e Pássaro Trovejante também têm seus espaços. Pode parecer mórbido, mas muitos dos alunos passaram suas vidas inteiras na escola, então é justo que eles tenham um memorial.

Imagem de capa do item

No cinema

A mansão Xavier se trata, na verdade, do Castelo Hatley, que foi usado em quase todos os filmes dos X-Men como o Instituto Xavier para Jovens Superdotados. Além de ter sido usado nos principais filmes dos X-Men, o castelo também apareceu em Deadpool e no filme Geração-X, de 1996.

Imagem de capa do item

Outras escolas

A necessidade dos mutantes por um lugar seguro é tão grande que Xavier chegou a abrir uma quantidade relevante de outras escolas para mutantes ao redor do mundo. A mais famosa é Academia Massachusetts, um colégio preparatório coordenado por Emma Frost. Durante um tempo, o local serviu como uma espécie de espelho negro da Mansão X, onde Emma treinava jovens mutantes para suprir os interesses do Clube do Inferno. Mais tarde, quando ela deixou de ser uma vilã, a escola foi reaberta.

Além disso, quando Ciclope e Wolverine se separaram, Scott abriu sua própria escola, que tinha um foco completamente militar.

Imagem de capa do item

Valor

Considerando todo o sigilo necessário para o Instituto, o preconceito com mutantes, e o elevado custo de vida em Westchester County, podemos supor que a mansão X não é barata de manter. Com diversos dormitórios, sala de reunião, biblioteca e outros cômodos, calcula-se que o valor da mansão seria cerca de 58 milhões de dólares. No entanto, o calculo não inclui as tecnologias e andares inferiores, onde ficam a Sala de Perigo e o Cérebro, por exemplo.

Como o Professor X consegue bancar tudo isso ainda é um mistério, mas é um fato que ele herdou muito dinheiro junto com a Mansão.