10 coisas que você precisa saber sobre o Gambit!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o Gambit!

Por Gus Fiaux

Os X-Men estão em alta novamente, graças à glória restaurada da nova fase da equipe nos quadrinhos. Os heróis estão mais populares do que nunca, com várias equipes surgindo para lutar pela sobrevivência dos heróis em Krakoa. E um dos heróis que se destaca é o Gambit, um dos personagens mais adorados do grupo. 

O herói atualmente está casado com a Vampira e faz parte da nova versão da Excalibur, mas aqui gostaríamos de revisitar um pouco do passado do mutante. Pensando nisso, aqui você confere 10 coisas que precisa saber sobre o Gambit, desde sua origem aos momentos mais icônicos nas HQs!

Créditos: Marvel Comics

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores

A primeira aparição do Gambit aconteceu em Uncanny X-Men Annual de 1990. O personagem foi criado em conjunto por Chris Claremont, Jim Lee e Mike Collins.

Logo após essa edição, ele foi introduzido na mensal dos X-Men, onde resgatou a Tempestade rejuvenescida das garras do Mestre das Sombras. Dali a pouco tempo, o mutante adentraria as fileiras dos X-Men.

Imagem de capa do item

Origens

Por baixo da persona do Gambit vive Remy LeBeau. Sequestrado da maternidade, Remy acabou sendo criado pelo chefe do clã dos ladrões. Havia uma profecia que dizia que ele seria responsável por unir o clã dos ladrões e o clã dos assassinos. E isso quase aconteceu...

Remy quase se casou com a neta do chefe do clã dos assassinos, entretanto seu cunhado se opôs à união e desafiou Gambit para um duelo. Remy o matou e teve de ser exilado para que fosse mantida uma trégua entre os clãs.

Remy passou a ganhar a vida roubando e até mesmo servindo como mercenário em algumas raras ocasiões. Tudo mudou ao conhecer Ororo Munroe e entrar para o mundo heroico dos X-Men.

Imagem de capa do item

Personalidade

Gambit oscila entre uma personalidade heroica e algo... não tão heroico assim. Ladrão profissional, ele sempre usa de artimanhas moralmente duvidosas para chegar a um local desejado.

Além disso tudo, ele é um grande sedutor (algo que será discutido no próximo tópico), sendo um verdadeiro mulherengo. Ainda assim, não são raras as ocasiões em que ele se apaixona e acaba quebrando a cara.

Nos últimos anos, o herói desenvolveu um forte romance com a Vampira, e os dois passaram por várias idas e vindas, até finalmente terem se casado. Agora, eles vivem em Krakoa e são parceiros da mesma subdivisão dos X-Men.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades

Primariamente, Gambit é capaz de converter a energia potencial guardada em algum objeto em energia cinética, tornando assim coisas comuns, como cartas de baralho, em explosivos.

Além disso, ele possui um certo dom psíquico que pode ser canalizado pela sua voz, formando um certo tipo de encanto sedutor, que ele utiliza para que as pessoas a seu redor façam o que lhe agrade.

Imagem de capa do item

Fraquezas

Durante algum tempo, Gambit não conseguia controlar completamente seus poderes, e esse é o motivo pelo qual o Senhor Sinistro removeu parte de seu cérebro. Após isso, mesmo ganhando controle, ele perdeu grande parte de seu potencial.

Além disso, seus olhos são extremamente sensíveis à luz forte, e uma vez ele já chegou a ficar cego graças a um estilhaço de uma de suas cartas de baralho energizadas.

Imagem de capa do item

Equipes

Gambit nunca foi muito de sair do núcleo de equipes mutantes. Além dos X-Men, ele já participou do X-Factor e da equipe X-Treme, com heróis de realidades alternativas.

Além disso, vale mencionar o próprio Clã dos Ladrões e os Carrascos, o qual ele próprio foi líder algumas vezes. Ele também serviu entre os Cavaleiros do Apocalipse, e atualmente está na nova versão da Excalibur.

Imagem de capa do item

Inimigos e vilões

Gambit possui alguns inimigos próprios, apesar de adquirir rixas por sua estadia nos X-Men. Grandes exemplos são Julien Boudreaux, o quase-cunhado que o odiava, além do Senhor Sinistro.

Aliás, sobre esse último, fica uma curiosidade: o vilão chegou a retirar um pedaço do cérebro de Gambit e, quando o herói foi enviado para o passado, uma versão mais jovem de Sinistro reimplantou essa parte, criando uma espécie de paradoxo temporal na cabeça do mutante.

Imagem de capa do item

Traje

O personagem já teve tantos uniformes que se perde a conta se formos parar para pensar. Mas nenhum é tão icônico e relembrado quanto seu traje clássico.

Uma espécie de armadura roxa por baixo de um sobretudo, com luvas vazadas e uma espécie de protetor para o rosto. Isso sem contar seus acessórios, que incluem uma bota metalizada e um cajado.

Imagem de capa do item

Momento de destaque

Um dos maiores momentos na vida de Gambit aconteceu após os eventos do Dia-M, na qual a maioria da população mutante perdeu seus poderes. Assim que Apocalipse retornou para a Terra, ele fez de Gambit seu Cavaleiro da Morte.

Inicialmente, Morte possuía tanto a consciência de Gambit quanto o lado maligno implantado por Apocalipse. Depois, influenciado por outros seres, como o Cavaleiro da Fome (Solaris) e Senhor Sinistro, ele abandonou cada vez mais sua personalidade heroica, voltando a fazer parte dos Carrascos e quase matando Cable.

Futuramente, Sinistro seria derrotado por Mística, e com isso libertaria Gambit de seu controle. Ele, inconsciente e sem saber o que estaria acontecendo, voltaria a desenvolver seu lado altruísta.

Imagem de capa do item

Fora das HQs

Gambit é um personagem com várias aparições em outras mídias, porém, em especial, três momentos se destacam em sua história. O primeiro é sua recorrente participação nos jogos de luta financiados pela Capcom, como Marvel vs Capcom.

O segundo grande momento foi ter aparecido na formação dos X-Men da animação dos anos 90. No auge do sucesso da equipe, foi graças à animação que Gambit entrou para um cenário amplo e recebeu uma legião de fãs.

E, para finalizar, seu terceiro momento se deu nos cinemas, sendo interpretado por Taylor Kitsch em X-Men Origens: Wolverine. O personagem também iria ganhar um filme solo, onde seria interpretado por Channing Tatum, mas o projeto foi descartado devido à compra da Fox pela Disney.