10 coisas que você precisa saber sobre a família Greyjoy, de Game of Thrones!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre a família Greyjoy, de Game of Thrones!

Por Márcio Jangarélli

Aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre a família Greyjoy, de Game of Thrones! Que o Deus Afogado nos proteja das tempestades.

Imagem de capa do item

We do not sow

Para quem não conhece, os Greyjoy são a família responsável pelas Ilhas de Ferro. O primeiro contato do público com a casa é através de Theon, que vive com os Stark (até certo ponto, não de bom grado) como uma forma de manter seu pai, Balon Greyjoy, no controle de não declarar guerra ao Trono.

As Ilhas de Ferro ficam no centro-oeste do continente, entre o Norte, as Terras Fluviais e as terras dos Lannister. Os Homens de Ferro são conhecidos pela pirataria, que faz parte do estilo de vida das ilhas, e seus barcos, sendo o reino mais rebelde e, ao mesmo tempo, o mais menosprezado.

O lema dos Greyjoy é “We do not sow”, “Nós não semeamos”, fazendo ligação com a pirataria e pilhagem, além de uma frase famosa da ilha, “O que está morto não pode morrer”, ligado ao Deus Afogado, que é a religião predominante de lá. A central das Ilhas de Ferro é Pyke e o símbolo da casa Greyjoy é um Kraken.

Imagem de capa do item

Rei Cinza

Os Greyjoy se dizem descendentes de uma das grandes figuras da Era dos Heróis, o Rei Cinza. O Rei Cinza dominaria não apenas as ilhas do oeste de Westeros, mas todo o mar, tomando uma sereia como noiva. Como a maioria das linhagens, isso pode ou não ser real, como o caso dos Stark com o Bran, o Construtor.

Imagem de capa do item

Democracia?

Considerando a política de Westeros, as Ilhas de Ferro constituem, basicamente, uma democracia. Os Nascidos do Ferro e os Greyjoy elegem o governante da ilha através do “Kingsmoot”, que foi mostrado na sexta temporada da série. Qualquer um pode participar, tornando-se reis ou rainhas em potencial, no caso da Yara; Eles devem falar para os moradores o seu caso, por que devem ser coroados governantes das Ilhas de Ferro e, enfim, são escolhidos por demanda popular.

Os Greyjoy dominam as Ilhas há algum tempo, porém não são a única família que dominou as terras de Ferro. A casa Hoare, por exemplo, do Lorde Harren Hoare, que construiu Harrenhall, já estendeu seu domínio nas Ilhas. Ainda que a Yara acredite que a herdeira das ilhas, considerando o Kingsmoot, Euron foi o escolhido pelo povo, então ela está tentando usurpar o Trono de Sal de um rei legítimo.

Imagem de capa do item

Trono de Sal contra o Trono de Ferro

Uma coisa interessante sobre os Greyjoy é que eles não ligam para o resto de Westeros ou para quem está sentado no Trono de Ferro. Por isso, o Trono os olha da mesma forma. Um exemplo é o do Lord Dalton Greyjoy, que foi chamado para servir como Mestre dos Navios pelo Rei Aegon II e, no lugar, devastou as costas de Westeros com pilhagens, incitando uma rebelião.

O Rei Balon, pai do Theon, também se rebelou contra o Trono, tentando trazer de volta o “jeito antigo” das Ilhas, de pilhagem sob a costa de Westeros. Por isso, Theon foi parar na Casa Stark.

Imagem de capa do item

Tradicional

Os Nascidos do Ferro levam consigo um peso de tradição e religião das Ilhas que é, simplesmente, pilhar e viver uma vida de pirataria. Esse é o “jeito antigo” dos Homens de Ferro e uma parte intrínseca de sua cultura, combinados ao Deus Afogado, que favorece totalmente o estilo de vida. Yara garantiu para Daenerys que, se tomar o Trono de Sal, esse “jeito antigo” extinto. Aguardemos.

Imagem de capa do item

Balon Greyjoy

Balon Greyjoy era o Rei das Ilhas de Ferro até o começo da sexta temporada, e durante alguns dos livros. Pai de Theon, ele se rebelou contra à Coroa, tentando restaurar o jeito antigo das Ilhas de Ferro, quando muito já havia se perdido com o tempo e a pressão do Trono, porém foi derrotado e teve seu filho mandado para a Casa Stark em uma espécie de “acordo de controle”.

Balon foi um dos três nomes que Melissandre recitou durante seu ritual com as sanguessugas, que morreu tempos depois, caindo da ponte que liga as torres de seu castelo em Pyke. Alguns dizem que foi um acidente, outros acreditam que seu irmão, Euron, contratou um Homem Sem Rosto para mata-lo. No caso da série, o próprio Euron fez o serviço.

Imagem de capa do item

Euron Greyjoy

O novo rei (por direito) das Ilhas de Ferro, é o Euron Greyjoy, irmão de Balon. Euron é a definição do “jeito antigo” dos Greyjoy, sendo um dos maiores e mais cruéis piratas da história de Westeros, que as histórias contam que já viajou por todos os cantos do mundo.

Euron foi exilado das Ilhas de Ferro por Balon por ter estuprado a mulher de sal (uma espécie de amante consentida da cultura das Ilhas de Ferro) de Victarion Greyjoy, o terceiro irmão, que não foi incluso da série. A mulher ficou grávida e Victarion a espancou até a morte, também parte da cultura.

Imagem de capa do item

Silêncio

Exilado como pirata, é dito que Euron foi um dos piratas mais terríveis a navegar pelos mares do Mundo Conhecido. Um fato interessante sobre o personagem e sua tripulação é que seu navio é chamado de “Silêncio”. Por que? Euron arrancou a língua de todos os seus tripulantes, dessa forma, o grupo seria sempre confiável e não compartilharia seus segredos com ninguém.

Imagem de capa do item

Batismo

É possível que os Homens de Ferro tenham problemas cerebrais. De verdade. Uma das práticas comuns das Ilhas é o Batismo pelo Deus Afogado, que consiste literalmente em um afogamento.

Isso é ligado ao lema de que “o que está morto não pode morrer”, assim, se o Nascido do Ferro é afogado e volta a vida, ele se torna invencível. Porém, de acordo com a medicina, apenas três minutos de falta de oxigenação cerebral pode causar danos irreversíveis. Pois é.

Imagem de capa do item

O Berrante

Talvez a ligação entre a Mãe dos Dragões e os Greyjoy não fique apenas com Yara e Theon. Não foi mostrado na série, mas Euron possui um berrante, que encontrara durante suas viagens, provavelmente em Valiria, que ele diz ser capaz de controlar dragões. Muitos também acreditam que o berrante é o lendário Berrante de Inverno, do Joramun, que pode derrubar a Muralha.

De qualquer forma, durante o Kingsmoot dos livros, ele fez um de seus homens soprar o berrante, que soou uma melodia terrível. O rapaz morreu um tempinho depois, com seus pulmões pretos, como se tivessem sido queimados. Talvez, nem tudo esteja bem para o lado de Daenerys, afinal, ela se uniu aos inimigos de Euron, e tem uma outra Rainha, em um Trono de Ferro, precisando de uma ajuda contra a Quebradora de Correntes e que, por seu amor por fogo, provavelmente adoraria alguns dragões de presente.