10 Coisas que você precisa saber sobre a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts!

Capa da Publicação

10 Coisas que você precisa saber sobre a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Fundação

A Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts foi fundada há mais de um milênio, por dois bruxos e duas bruxas reconhecidos: Godric Gryffindor, Salazar Slytherin, Helga Hufflepuff e Rowena Ravenclaw, reunidos com o desejo de ensinar jovens bruxos e bruxas nas tradições mais ancestrais da magia e feitiçaria.

Cada um dos quatro fundadores criou sua própria casa, dedicando-se a reunirem alunos que se encaixassem em características que cada um deles julgava mais importante. Embora os quatro fossem muito amigos, não demorou para que Salazar Slytherin começasse a discutir com seus colegas, pois só admitia que alunos de sangue puro (ou seja, com famílias tradicionais de bruxos) frequentassem a escola.

A discussão acabou se tornando um problema para eles e Salazar foi o primeiro a deixar a escola... mas não antes de construir uma Câmara Secreta, que só seria aberta por seu herdeiro, para exterminar todos os alunos nascidos-trouxa da escola.

Imagem de capa do item

O castelo

A escola tem como base o Castelo de Hogwarts, uma grande construção ancestral de sete andares que fica localizada em meio às montanhas da Escócia. Por sua localização geográfica e a facilidade com o idioma, o castelo admite estudantes de todo o Reino Unido, incluindo a Grã-Bretanha, Escócia, País de Gales e Irlanda.

Os terrenos da escola incluem um grande lago onde vivem sereianos e outras criaturas mágicas, além de uma lula gigante, uma floresta repleta de seres místicos, além de várias estufas, campos e um grande estádio de Quadribol.

A localização precisa do castelo não pode ser determinada e existem vários feitiços que impedem trouxas de verem a construção. Caso um deles chegue perto, verá apenas ruínas e voltará por onde veio. Além disso, dentro do castelo, equipamentos eletrônicos e elétricos não funcionam, devido à atmosfera mágica do local.

Imagem de capa do item

As quatro casas: Corvinal

Fundador: Rowena Ravenclaw

Atributos: Sagacidade e inteligência.

Símbolo e cores: Azul e bronze (nos filmes, azul e prata). O animal que representa a casa é uma águia, embora o nome "ravenclaw" signifique, em tradução livre, "garra de corvo".

Sala comunal: A sala comunal da Corvinal fica em uma torre na ala oeste do castelo. Para entrar na sala, é necessário responder um enigma lançado por uma estátua de bronze. O salão é circular, com janelas arqueadas e um teto que se assemelha a uma redoma azul, com estrelas pintadas.

Alunos famosos: Gilderoy Lockhart, Cho Chang, Luna Lovegood e Sibila Trewlaney

Fantasma da casa: Dama Cinzenta

Imagem de capa do item

As quatro casas: Grifinória

Fundador: Godric Gryffindor

Atributos: Coragem e nobreza

Símbolo e cores: Vermelho e dourado. O símbolo da casa é um grande leão. O nome original, "Gryffindor" está próximo a "griffin d'or", ou "grifo de ouro".

Sala comunal: A sala da Grifinória fica em uma das torres do castelo e sua entrada se dá pelo sétimo andar, através do quadro da Mulher Gorda. O local é acolhedor, com uma lareira e vários bancos e almofadas onde os estudantes podem interagir e estudar.

Alunos famosos: Harry Potter, Rony Wesley, Hermione Granger, Alvo Dumbledore

Fantasma da casa: Nick Quase-Sem-Cabeça

Imagem de capa do item

As quatro casas: Lufa-Lufa

Fundador: Helga Hufflepuff

Atributos: Não há atributo definido para a casa, que aceita todos os alunos de braços abertos. Ainda assim, é uma casa conhecida por sua honestidade e lealdade

Símbolo e cores: Amarelo e preto

Sala comunal: Fica localizada próxima à cozinha. Para ter acesso a ela, é necessário bater em alguns barris em um ritmo certo. Caso erre, os barris irão se abrir e encharcar o visitante com vinagre. Dentro da sala, é um ambiente aconchegante, com o teto baixo e a aparência de estar sempre ensolarado. Das janelas, pode-se ver a grama alta e dentes-de-leão.

Alunos famosos: Rúbeo Hagrid, Newt Scamander, Cedrico Diggory, Ninfadora Tonks

Fantasma da casa: Freio Gordo

Imagem de capa do item

As quatro casas: Sonserina

Fundador: Salazar Slytherin

Atributos: Ambição e astúcia

Símbolo e cores: Verde e prata. O animal-símbolo da casa é uma serpente, já que Slytherin era ofidioglota (podia falar com cobras). O nome da casa contém "sly", que significa "traiçoeiro".

Sala comunal: A sala comunal da Sonserina fica localizada nas masmorras do castelo, logo abaixo do Lago Negro, o que a deixa com um clima frio e iluminação esverdeada.

Alunos famosos: Draco Malfoy, Tom Riddle (Voldemort), Severo Snape, Alvo Severo Potter, Merlin

Fantasma da casa: Barão Sangrento

Imagem de capa do item

Disciplinas e exames

A carga curricular de Hogwarts é bem curiosa. Em vez de terem aulas sobre conhecimentos gerais, como matemática e literatura, eles aprendem conhecimentos bruxos. Por conta disso, precisam cursar disciplinas como Poções, Defesa Contra as Artes das Trevas, Transfiguração, Feitiços, História da Magia, Astronomia, Herbologia e Trato das Criaturas Mágicas. Outros componentes curriculares são Aritmancia, Adivinhação, Estudo dos Trouxas e Runas antigas, dentre outras.

Em relação às avaliações, temos um cronograma curioso. Além das provas finais aplicadas ao final de cada ano letivo, estudantes do quinto ano passam pelos NOMs (Níveis Ordinários de Magia) e os do sétimo ano passam pelos NIEMs (Níveis Incrivelmente Exaustivos de Magia), dos quais são exigidos pontuações mínimas para que os estudantes possam selecionar seu emprego após a formação.

Imagem de capa do item

Segredos

O castelo de Hogwarts é um local de plena magia e, por conta disso, possui uma série de segredos e mistérios em sua construção. Os mais famosos, retratados ao longo dos livros, são a Câmara Secreta, construída por Salazar Slytherin e a Sala Precisa, que aparece para quem precisar dela.

Além disso, há inúmeras passagens secretas, salas misteriosas e outros segredos espalhados pelo castelo e seus terrenos. Porém, não há uma pessoa viva que conheça todos os segredos do local, conforme foi dito pelo próprio Alvo Dumbledore.

Imagem de capa do item

Organismo vivo

Curiosamente, por ser tão impregnado de magia e palco de acontecimentos históricos, o castelo funciona como um verdadeiro organismo vivo, conforme pôde ser testemunhado pelos alunos ao longo dos anos. Provas bem concretas disso acontecem quando as escadas mudam de lugar, ou no quinto ano letivo, quando a própria sala de Dumbledore permaneceu selada para que Umbridge não incomodasse o diretor.

Um momento importante, do qual muitos não sabem é que, após a Batalha de Hogwarts, que danificou boa parte da estrutura e do terreno da construção, o castelo passou a se regenerar sozinho, se auto-reconstruindo lentamente.

Imagem de capa do item

Outras escolas

Embora seja o mais famoso do mundo todo, a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts certamente não é o único colégio especializado em magia. Ao todo, são onze escolas, contando com Hogwarts, que oferecem ensinos de feitiçaria para alunos bruxos.

Dentre elas, se destacam:

Ilvermorny, localizada nos Estados Unidos e que admite alunos da América do Norte. Castelobruxo, em algum lugar do Brasil, responsável pela educação de bruxos da América Latina. Mahoutokoro, no Japão, que educa estudantes de boa parte da Ásia. Uagadou, a maior e mais bem conceituada escola de bruxaria da África. Beauxbatons, localizada na França e aceita alunos de boa parte da Europa. O mesmo para Durmstrang, que é situada no norte da Europa e busca estudantes do continente também.