10 coisas que você precisa saber sobre Erik Killmonger, o vilão de Pantera Negra
10 coisas que você precisa saber sobre Erik Killmonger, o vilão de Pantera Negra
Vilão se tornou um dos mais populares do MCU…que tal conhecer mais sobre o personagem?
A performance de Michael B. Jordan como Killmonger em Pantera Negra sagrou o vilão como um dos mais memoráveis do Universo Cinematográfico Marvel até o momento. Nesta lista, separamos algumas curiosidades sobre o personagem, tanto acerca de sua origem nos quadrinhos quanto sobre a versão demonstrada na adaptação.
Quando e como Killmonger apareceu nos quadrinhos pela primeira vez?
Nos quadrinhos, Killmonger é o outro nome de N'dajaka, personagem que teve sua primeira aparição nos quadrinhos na edição de número 6 da revista Jungle Action, publicada em setembro de 1973, pela autoria de Don McGregor e Rich Buckler.
Nas HQs, Killmonger vê seu pai sendo pressionado pelo mercenário Ulisses Klaw para ajudá-lo no ataque a Wakanda. Após Klaw ser derrotado e seu pai morrer, a família de N'Jadaka acaba sendo exilada para o Harlem, em Nova York, onde o personagem cultiva seu ódio por aquele que o exilou da nação de Wakanda: o rei T'Challa.
Eventualmente, N'Jadaka muda seu nome para Erik Killmonger, passando a estudar no instituto de tecnologia de Massachusetts, ansiando pela oportunidade de vingar a morte de seu pai.
De volta dos mortos
Eventualmente, Killmonger é repatriado em Wakanda, sempre planejando golpes palacianos para usurpar o trono de T'Challa.
Em um dos confrontos, o Pantera Negra chega a partir a mandíbula de Preyy, o leopardo de Killmonger. Em certo confronto, Killmonger acaba sendo morto por T'Challa, voltando à vida mais tarde graças ao vilão do Homem de Ferro, Mandarim, que o ressuscita com seus anéis.
Rei de Wakanda
O personagem já tentou diversas vezes assumir o trono de Wakanda, e conseguiu após desafiar T'Challa para o combate ritualístico de liderança, derrotando o Pantera. Ele permaneceu por um tempo no trono da nação, passando por algumas aventuras...
Quase virou parte dos Vingadores e lutou com Deadpool!
Durante sua estadia como rei de Wakanda, Killmonger chegou a tentar ser integrante dos Vingadores, chegando até a batalhar contra o mercenário tagarela, Deadpool.
O reinado de Killmonger chegou ao fim quando ele consumiu a Erva Coração, revelando assim que a planta era venenosa para aqueles que não integravam a linhagem real, deixando o vilão em um coma.
Tigre Branco
Após sair de seu coma, Killmonger chegou a viajar para Nova York, onde ele conheceu o novo Pantera Negra, o policial Kevin 'Kasper' Cole.
Erik tentou manipular o policial para o seu lado através da oferta de uma Erva Coração sintética. Killmonger se ofereceu também para ajudá-lo na procura de uma criança perdida, pedindo o manto de Tigre Branco do Culto da Pantera em troca.
Cole concordou, mas acabou achando o garoto perdido por conta própria, evitando sua dívida com Killmonger.
Niganda e sequestro de Shuri
Eventualmente, o persoangem se tornou um déspota da nação de Niganda, forçando uma invasão em Wakanda, chegando até a sequestrar Shuri, a irmã de T'Challa.
Eventualmente, Killmonger falhou ao ser morto por Monica Rambeau, a Capitã Marvel.
Os poderes e as habilidades de Killmonger
Nas HQs, Erik Killmonger ganha seus poderes através de uma Erva Coração sintética, planta que proporciona ao personagem um senso sobre-humano, assim como habilidades físicas superiores, dando ao vilão mais força, velocidade, durabilidade e reflexos.
Em termos de habilidades, Killmonger é um combatente habilidoso, tendo derrotado o próprio T'Challa em combate, conforme mencionado anteriormente na lista.
O personagem tem grandes habilidades de liderança, sendo um líder-revolucionário conhecido em Wakanda. O vilarejo de nascença de Killmonger chegou até a ser renomeado para Vilarejo N'jadaka.
Além disso tudo, o personagem teve diversos leopardos de estimação, além da capacidade de criar soldados-zumbi através do altar da ressurreição.
No filme, Killmonger chega usar um traje semelhante ao de T'Challa, com adornos dourados.
Adaptação para as telonas
Nos filmes, Killmonger foi interpretado pelo ator Michael B. Jordan, com algumas alterações em sua origem. Aqui o personagem não foi exilado, tendo nascido em Oakland, planejando usurpar o trono de Wakanda após seu pai, N'Jobu, morrer pelas mãos do próprio irmão *T'Chaka**.
A retratação de Killmonger no longa recebeu diversos elogios, sendo um vilão imponente, articulado e com excelentes motivações abastecendo seus atos vis.
O personagem dos filmes ganha o nome de Killmonger por ter sido um soldado extremamente letal, lembrando cada uma de suas vítimas através de marcas em seu próprio corpo.
Inspirações e referências
Para acertar no tom do personagem e criar uma representação única e eficiente de Kilmonger, Jordan chegou a admitir em uma entrevista ao O Globo ter se inspirado em Cidade de Deus, clássico do cinema Brasileiro, explicando como a frustração do personagem ao se deparar com a realidade social dos projetos habitacionais de Oakland o levou a trilhar um caminho amargo.
Um dos maiores vilões da Marvel
Por não ser apenas um obstáculo genérico para ser superado pelo protagonista em Pantera Negra, o Erik Killmonger de Michael B. Jordan já conquistou seus espaço entre os melhores vilões do estúdio Marvel, figurando também como um dos antagonistas mais interessantes de filmes heroicos em geral.
O personagem não apenas cumpre com sua função de impor um desafio imponente para a jornada do protagonista, como também oferece pano para uma discussão que transcende a ficção das telas, e que habita na realidade do espectador.