10 coisas que você precisa saber sobre Draco Malfoy, de Harry Potter

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre Draco Malfoy, de Harry Potter

Por Gus Fiaux

Inserido como um inimigo de Harry Potter ao longo de seus anos de estudo na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwartso insidioso Draco Malfoy cresceu, passando de jovem mimado a um dos Comensais da Morte de Lord Voldemort

Nessa lista, reunimos alguns fatos e informações que você precisa saber sobre o personagem!

Imagem de capa do item

A varinha de Draco Malfoy

Ao longo de sua obra, J.K. Rowling sempre teve o cuidado de inserir peculiaridades carregadas de simbologia em seus personagens e temas. Na escolha das varinhas para os bruxos de Harry Potter, não foi diferente. Draco Malfoy possui uma varinha de espinheiro com núcleo de pelo de unicórnio.

Segundo Olivaras, o pelo de unicórnio é o núcleo mais difícil de ser corrompido por artes das trevas - um indício de que ainda havia um lado bom em Draco - e a madeira de espinheiro geralmente é associada a bruxos com conflitos internos e vidas tumultuosas. Ao mesmo tempo, para empunhar esse tipo de varinha, é preciso ter um bom talento mágico. Vale lembrar também que durante um curto período de tempo, Draco possuiu a Varinha das Varinhas, ainda que não tivesse o objeto fisicamente.

Imagem de capa do item

Lobisomem?

Há um longo tempo atrás, surgiu entre os fãs (e circula até hoje) a teoria de que Draco Malfoy pode ter se tornado um lobisomem. A ideia é que Voldemort, após o fracasso de Lúcio em A Ordem da Fênix, permitiu com que Fenrir Greyback atacasse Draco durante suas férias, transformando-o em um lobisomem.

Isso justificaria um pouco de seu comportamento errático no sexto livro da série (além, é óbvio, do fato de que ele estava trabalhando para Voldemort). Além disso, também justificaria a repentina associação dos Malfoy com Greyback. Contudo, J.K. Rowling negou oficialmente a tese em 2015.

Imagem de capa do item

A família de Draco Malfoy

Draco Lúcio Malfoy faz parte da família mais rica apresentada no universo de Harry Potter. Os Malfoy sempre tiveram uma grande inclinação para as artes das trevas, embora tenham sido, ao longo dos anos, dispostos a tudo para enriquecimento pessoal e boa influência social e política - isso inclui, em um passado distante, casamentos com trouxas.

Eles são associadas com outras famílias bruxas, como os Black, por exemplo. Por fazer parte da família, Draco manteve a tradição e foi selecionado para a Sonserina, em Hogwarts, como todos os seus ancestrais. Ele também é um primo muito distante de Harry Potter e Ronald Weasley.

Imagem de capa do item

Origens e relação com Harry Potter

Nos livros, Harry encontra Draco pela primeira vez na Madame Malkin, uma costureira famosa do Beco Diagonal que é responsável pelos uniformes de Hogwarts. Ele não conhecia bem o rapaz, mas conversou com ele durante breves minutos, onde Malfoy se mostrou extremamente arrogante e prepotente. A partir dali, foi uma inimizade imediata.

Contudo, Malfoy foi criado por seus pais acreditando que Potter poderia ser um bruxo das trevas ainda mais poderoso e genial que Voldemort e, por isso, tentou fazer amizade com ele no início do primeiro ano letivo. Nos livros posteriores, descobrimos um pouco mais sobre a família de Draco, como sua relação com seu pai Lúcio e tudo começou a fazer um pouco mais de sentido.

Imagem de capa do item

Comensal da Morte

Nos cinco primeiros anos de Harry em Hogwarts, Draco era apenas um jovem mimado extremamente arrogante, que nunca perdia a chance de xingar Hermione ou demonstrar seu desprezo por Harry e seus amigos da Grifinória. Contudo, a história mudou consideravelmente depois que seu pai foi derrotado pela Ordem da Fênix no Departamento de Mistérios.

A partir desse dia, a família Malfoy passou a ser extremamente mal-vista por Voldemort e seus seguidores, e Draco foi forçado a seguir os passos do pai como uma forma de punição pelo seu fracasso. Sua primeira tarefa era matar Alvo Dumbledore, uma tarefa que ele eventualmente falharia, atraindo ainda mais menosprezo por parte do Lorde das Trevas.

Imagem de capa do item

Pressionado pelo próprio Voldemort

A partir de Harry Potter e o Enigma do Príncipe, podemos ver toda a pressão colocada em Draco pelo próprio Lord Voldemort. O bruxo fez da vida do jovem um inferno, apenas para punir Lúcio Malfoy por seus erros. Em seu sexto ano letivo, Draco começou a ficar cada vez mais pálido e magro e estava perdendo a cabeça por conta da tarefa que lhe foi incumbida.

E esse foi apenas o início dos horrores. Quando a Segunda Guerra Bruxa começou de fato, a Mansão Malfoy foi escolhida como sede do exército de Voldemort e lá o bruxo das trevas torturava psicologicamente Draco e seus pais. Um dos momentos mais cruéis da saga é quando, através de seu elo com Voldemort, Harry consegue ver Draco sendo obrigado a torturar Olivaras, sob as ameaças de tortura do próprio Lorde das Trevas.

Imagem de capa do item

A salvação

A história por trás de Harry Potter sempre consegue dar reviravoltas interessantes e uma das mais curiosas diz respeito à relação entre o protagonista e Draco. Quando o trio principal é capturado por Comensais da Morte e sequestradores, Draco é chamado para confirmar a identidade de Harry. Apesar de reconhecê-lo, ele hesita, o que garante tempo para que os heróis pudessem fugir.

Alguns meses depois, Harry, Rony e Hermione salvam Draco do incêndio na Sala Precisa. Quando Harry se entrega e é "morto" por Voldemort, é Narcisa Malfoy que vai conferir sua morte e ela percebe que ele está vivo, mas diz que ele morreu uma vez que Potter lhe revela que Draco está vivo. De muitas maneiras, salvar Draco foi o que salvou Harry.

Imagem de capa do item

Alquimia

Apesar de não termos muito foco em seus interesses durante seu período em Hogwarts, Draco Malfoy teve uma carreira bem sucedida quando a Guerra acabou e ele pôde se livrar da influência de Voldemort - ou até mesmo de seu pai.

Uma vez formado, ele passou a nutrir um forte interesse em alquimia e tornou disso sua profissão durante boa parte de sua vida adulta. Alguns sugerem que esse interesse tenha surgido para que ele pudesse salvar sua esposa, Astoria, que era amaldiçoada e fraca. Outros dizem que isso pode ser uma forma de quebrar a tradição de sua família, que sempre foi voltada para magia das trevas.

Imagem de capa do item

O filho de Draco Malfoy

Embora Harry Potter e a Criança Amaldiçoada seja mal-visto por uma enorme parcela dos fãs e até mesmo desconsiderada do cânone da obra (mesmo que J.K. Rowling tenha dito o contrário), algumas coisas se destacam positivamente da controversa peça de teatro.

A principal delas é a relação entre Draco e seu filho, Escórpio. Ele era também filho de Astoria, que em determinado ponto da história, morreu por conta da maldição familiar. Durante anos, Escórpio foi vítima de seus colegas devido a uma teoria da conspiração que dizia que Astoria teria voltado ao passado para engravidar do próprio Lord Voldemort - o que foi uma grande mentira.

Imagem de capa do item

Quem interpreta o Draco Malfoy nos filmes de Harry Potter?

Draco Malfoy foi interpretado nos oito filmes da franquia por Tom Felton. Britânico de nascença, ele já tinha experiência em alguns filmes antes de se juntar à franquia e chegou a fazer testes para interpretar diversos personagens - incluindo Harry e Rony - antes de ser escolhido para o papel de Draco.

O processo nos filmes foi bem interessante para o ator: ele não podia se bronzear durante as filmagens, para manter seu tom de pele o mais pálido possível. Ao mesmo tempo, os bolsos de suas roupas tiveram de ser costurados, pois ele sempre tentava entrar com comida nos sets. Atualmente, ele fez sucesso interpretando o Dr. Alquimia na terceira temporada de The Flash. Coincidência? Eu acho que não!