10 coisas que você precisa saber sobre Colleen Wing, de Punho de Ferro!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre Colleen Wing, de Punho de Ferro!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Origens

Colleen Wing era filha de um professor de história asiática na Universidade de Columbia e uma herdeira de samurais e lordes feudais japoneses. Após a morte de sua mãe, ela foi enviada ao Japão, onde foi criada por seu avô materno, que a ensinou uma variada quantidade de artes marciais.

Muito querida pelo avô, Colleen passou a estudar arduamente, se tornando uma guerreira impiedosa e resolvendo alguns negócios, sempre usando sua arma favorita: uma Katana ancestral de sua família.

Imagem de capa do item

Misty Knight

Posteriormente, Colleen se mudou para Nova York, para tentar reconectar-se com seu pai. Certa vez, ao andar pela zona oeste de Manhattan, ela acabou ficando no meio de um tiroteio entre criminosos e a polícia.

Ali, ela foi salva por Misty Knight, que na época, era uma oficial de polícia e se tornaria a melhor amiga de Colleen pelos anos que iriam se seguir.

Imagem de capa do item

Restaurações Knightwing

Certa vez, Misty Knight acabou perdendo seu braço em uma explosão em um banco. Mesmo recebendo um braço biônico do próprio Tony Stark, ela foi afastada do trabalho de campo e decidiu abandonar o Departamento de Polícia de Nova York, mas foi convencida por Colleen a fundar a Restaurações Knightwing.

Juntas, as duas trabalhavam como uma firma de investigação particular, raramente partindo para combate físico, mas sempre ajudando clientes a resolverem problemas que a polícia não conseguiria normalmente.

Imagem de capa do item

Punho de Ferro

Colleen chegou a ser avisada pelo seu avô de que o Punho de Ferro, o campeão da cidade de K'un-Lun, retornaria para os Estados Unidos a procura de vingança pelo assassino de seu pai. Sem pestanejar, a heroína tentou encontrar o guerreiro e foi quando conheceu Daniel Rand.

Juntos, tanto o Punho de Ferro, quanto Collen Wing, trabalhavam em combates contra o crime. Certa vez, ela foi sequestrada e sofreu lavagem cerebral e o Punho e Misty a resgataram, ajudando-a a recuperar sua mente.

Imagem de capa do item

Filhas do Dragão

Após o sequestro, Colleen voltou bem diferente do que era. As Restaurações Knightwing deixaram de fazer sentido para ela e, tanto Colleen, quanto Misty, concordaram que precisariam fazer algo mais efetivo para o combate contra o crime.

A partir daí, surgiram as Filhas do Dragão, que era uma alcunha que elas recebiam ainda quando eram investigadoras. Mais destinadas ao combate que ao trabalho de detetive, as duas se aliavam frequentemente aos Heróis de Aluguel - na época, Punho de Ferro e Luke Cage.

Imagem de capa do item

A Iniciativa

Durante a Guerra Civil dos Super-Humanos, o mundo dividiu os super-heróis dos Estados Unidos em quem era a favor e quem era contra a Lei do Registro. Misty Knight e Colleen Wing acabaram ficando a favor da lei, o que as colocou contra Luke e Punho, que viraram heróis clandestinos.

Colleen foi uma das 142 heroínas registradas a serviço da força-tarefa conhecida como a Iniciativa dos 50 Estados.

Imagem de capa do item

Heróis de Aluguel

Ainda na Guerra Civil, a pedido de Tony Stark, Misty Knight e Colleen Wing deveriam reformular os Heróis de Aluguel, dessa vez, caçando super-poderosos que haviam desobedecido a Lei do Registro. A princípio, Colleen relutou em aceitar a proposta, mas o fez sob uma condição: eles só caçariam criminosos.

Logo, as duas se aliaram a outros heróis e anti-heróis, como o Mestre do Kung-Fu, a nova Tarântula e a Gata Negra. Contudo, em uma das missões, Colleen percebeu a injustiça da Lei do Registro e abandonou a equipe, que logo após isso se desfez.

Imagem de capa do item

A Unha

Depois que o Demolidor foi possuído pelo Tentáculo e começou a agir violentamente em Hell's Kitchen, um grupo de heróis se dispôs a fazer uma intervenção e salvá-lo. Colleen Wing foi uma delas, mas ela acabou descobrindo, no meio da confusão, que sua mãe havia ressuscitado e estava liderando uma subdivisão do Tentáculo, conhecida como A Unha.

Assim que ela e os outros ninjas foram derrotados, o próprio Demolidor sugeriu que Colleen liderasse a Unha. Ela fez isso, desconfiada, mas logo os ninjas a traíram e ela teve de lutar por sua própria vida.

Imagem de capa do item

Poderes

Colleen Wing não possui nenhum poder especial. Contudo, o treinamento de seu avô a conferiu uma série de habilidades. Primeiramente, ela é uma mestre de artes marciais mistas e é uma exímia lutadora com armas brancas, especialmente katanas.

Além disso, através da meditação, ela é capaz de controlar e canalizar seu próprio chi, o que a ajuda a aumentar sua força, se curar mais rápido e resistir a condições externas, como frio, calor e dor.

Imagem de capa do item

Universo Cinematográfico da Marvel

Ao final da primeira temporada de Luke Cage, Claire Temple passa por um poste, onde vê um anúncio de uma academia de artes marciais liderada por Colleen Wing. Ela arranca um dos papéis com o número e endereço da academia, o que é o primeiro indício da participação da heroína no MCU.

Colleen será uma importante integrante de Punho de Ferro, onde será interpretada por Jessica Henwick (Game of Thrones). Colleen deve acabar sendo um interesse amoroso de Danny, ao mesmo tempo em que se tornará uma importante guerreira urbana e deve também conhecer Misty Knight.

A atriz dispensa dublês e grava a maior parte de suas cenas de ação sozinha, tendo realmente treinado artes marciais e domínio da katana para interpretar a personagem.