10 coisas que você precisa saber sobre a Casa Tyrell de Game of Thrones!
10 coisas que você precisa saber sobre a Casa Tyrell de Game of Thrones!
Que a Rainha dos Espinhos nos proteja nessa jornada pela história da Casa Tyrell!
Atenção: Alerta de Spoilers!
Nem só de Starks, Targaryens e Lannisters Game of Thrones sobrevive. Nas últimas temporadas – e nos últimos episódios – famílias “menores” se mostraram essenciais para o desenvolvimento e consolidação de alguns indivíduos e aspectos da história.
Uma das Casas principais de Westeros, que não faz parte da trindade cultuada por grande parte da base de fãs, é a Tyrell, os senhores da Campina. Nessa lista, em homenagem ao último episódio da série, separamos alguns fatos sobre essa família tradicional do universo de GOT.
Imagens: Divulgação/Zippo514
Rosas de Ouro
Primeiro, vamos fazer uma apresentação básica. Os Tyrell, no tempo corrente da série e dos livros, são os detentores da Campina, com sede no Jardim de Cima.
Também são nomeados os Guardiões do Sul e o lema da Casa é “Crescendo Forte”, com um símbolo de uma rosa de ouro em um fundo verde.
A casa foi fundada por Sir Alester Tyrell, um cavaleiro Ândalo, muito antes da Conquista do Aegon. Seu líder atual é o Lorde Mace Tyrell, filho da Lady Olenna.
Arte: Achaley
Casa Gardener
Mas os Tyrell nem sempre foram os Senhores da Campina. Eles são descendentes da Casa Gardener, uma família muito mais antiga que dominava a região. Os Tyrell eram vassalos dos Gardener até a Conquista do Aegon.
Eles sempre foram muito próximos, porém e, enquanto o Rei Garland VI Gardener era menor de idade, um Tyrell foi instituído Regente até o rapaz atingir a maioridade para governar.
Dorneses
Na série mesmo, no final da sexta temporada, a Lady Olenna deixou claro que os Tyrell e os Martell não são os melhores amigos. Essa não é a melhor das relações, afinal, Dorne e a Campina fazem fronteira ao Sul de Westeros.
Inclusive, os Martell e os Gardener-Tyrell vivem em conflito desde antes da Conquista, quando as Serpentes já até saquearam o Jardim de Cima algumas vezes na história. Foi preciso um esforço conjunto das duas casas da Campina para retomar o lugar.
O ódio entre as Casas é tanto que, nos livros, quando a Olenna encontra a Ellaria pela primeira vez, ela comenta que aquela só pode ser uma das "Serpent's whore".
Campo de Fogo
Estamos falando bastante dos Gardener, mas como os Tyrell se tornaram Senhores da Campina e onde foi parar essa outra família? Bom, tudo aconteceu durante a Conquista de Aegon I.
Os Gardener e os Lannister se uniram em uma rebelião contra o Conquistador, o que gerou uma guerra que culminou no “Campo de Fogo”. Aegon e suas irmãs usaram seus dragões para incendiar a campina e exterminar os exércitos, pondo um fim na história dos Gardener.
Assim, os Tyrell aceitaram Aegon como Rei e assumiram como Lordes da Campina. Algo bem parecido está para acontecer na série - parecido, não igual - fiquem ligados para referências.
Casa Tarly
Pouco tinha se falado da Casa Tarly até o final da sexta temporada, mas agora é bom conhecermos um pouco sobre a família do Sam. Eles estão para os Tyrell assim como os Tyrell estavam para os Gardener antes da Conquista.
Liderados por Randyll Tarly, pai do Sam, eles vivem em Monte Chifre, exatamente no território do Jardim de Cima, muito próximos da fronteira com Dorne. Foram os únicos que não foram derrotados durante a Rebelião do Robert, durante a queda do Rei Aerys II. Seguindo a série, SE tudo der certo, Randyll deve ser o novo Lorde da Campina.
Os mais ricos de Westeros
Até algum tempo atrás, os Lannisters eram os mais ricos de Westeros e essa fama durou por muito tempo. Literalmente, os Leões estavam sentados em uma mina de ouro - o Rochedo Casterly. Porém, depois de um tempo, só a fama e a imponência da Casa permaneceram.
Assim, é seguro afirmar que, na cronologia atual da história, os Tyrell são/eram a família mais rica de toda Westeros. Por terem as terras mais prósperas, mais favoráveis para agropecuária e por terem uma líder muito competente no comando.
Uma Grande Família
Como qualquer adaptação, a família Tyrell não foi completa para Game of Thrones. Nos livros, o Loras e a Margaery não são as únicas esperanças da Lady Olenna de continuar sua linhagem - ela possui outros dois netos, Willas Tyrell e Garlan Tyrell.
Willas é o filho mais velho do Mace, que ficou manco de uma perna depois de ser derrubado de um cavalo em uma competição contra o Oberyn. Ele é só mencionado nos livros, mas continua vivo e é o herdeiro principal da casa.
Já o Garlan tem até um título: Garlan, o Galante. Ele é mais forte, mais bonito e mais legal que o Loras, o segundo filho do Mace, mas não liga para glória, então é menos conhecido também. Nos livros, ele participa de alguns eventos e pode ser de grande importância no futuro.
Arte: cabepfir
Aliança Targaryen
Um fato interessante sobre os Tyrell é que, durante a Rebelião do Robert, os Lordes da Campina ficaram do lado do Rei Louco, Aerys Targaryen. Tanto que houve a batalha entre os exércitos do Robert e os do Randyll, por exemplo.
Mas mais que isso, a Lady Olenna poderia ter se casado com um Targaryen e, quem sabe, com a inteligência dessa mulher, almejado o Trono de Ferro. Ela mesma cita que, antes de se casar com Luthor Tyrell, ela havia sido oferecida em casamento para um Targaryen, mas não rolou.
Renly Baratheon
Vale lembrar também que durante a Guerra dos Cinco Reis, a primeiro momento, a Casa Tyrell apoiava Renly Baratheon. Não com todo o consentimento da Lady Olenna, como ela também deixa muito claro. Margaery era noiva do rapaz, enquanto Loras era seu amante.
Nos livros, depois que o Renly morre, durante a Batalha de Blackwater, o Garlan usa a armadura do Renly na luta para amedrontar os inimigos, comandando o exército Tyrell.
Olenna Tyrell, Rainha dos Espinhos
No fim, essa lista é um tributo à maior figura de toda a família Tyrell, Lady Olenna, a Rainha dos Espinhos. Ela ganhou esse apelido por seu humor seco, sarcástico, combinado com as rosas que são o símbolo da casa.
Antes de ser uma Tyrell, Olenna era da casa Redwyne, uma das vassalas dos Lordes da Campina, especializada em vinhos - alô Cersei. Os melhores vinhos de Westeros, incluindo um vinho dourado, vem dos Redwyne.
Quando tinha nove anos, ela foi prometida para o Príncipe Daeron Targaryen, mas, antes de completarem a idade ideal, o compromisso foi desfeito. Sobre casamentos, ela roubou Luthor Tyrell de sua irmã, Viola, “seduzindo" o rapaz na noite antes dele pedir sua mão.
Uma coisa interessante é que nos livros, para acentuar ainda mais o quanto ela pode ser perigosa, Olenna usa uma bengala e aparenta ser um tanto surda, mas todos desconfiam que são artifícios da velha para parecer mais frágil do que realmente é. Na TV, ela foi interpretada magistralmente por Diana Rigg desde a 3ª temporada da série.