10 coisas que você precisa saber sobre a Casa Stark, de Game of Thrones!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre a Casa Stark, de Game of Thrones!

Por Márcio Jangarélli

Quando se fala de Game of Thrones, uma das primeiras coisas que se vem à cabeça, depois de dragões, trono de ferro e os caminhantes brancos, claro, são as Casas. Todo fã ou até quem não curte a série e os livros, só pra puxar um assunto, já fez um daqueles testes para saber de qual família você seria no jogo dos tronos e qual é o lema da sua casa.

Hoje vamos falar dos lobos do Norte, que são uma das engrenagens centrais para toda trama. Aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre a Casa Stark!

Preparem-se, o inverno está chegando.

Imagem de capa do item

O que é a Casa Stark?

A Casa Stark é a que dá as primeiras direções para a história, tanto nos livros, quanto na série, e é a partir deles que começamos a ter contato com o mundo de Game of Thrones. Como em GoT não existe muito uma ideia exata de protagonistas, o mais próximo que se consegue chegar disso é com os Starks.

Na história, os Starks são (eram) uma das Casas mais tradicionais de toda Westeros, por muito tempo sendo considerados os Reis do Norte, ou Reis do Inverno. São os mais próximos da Muralha e, em sua história, foram os que mais tiveram contato com os Homens Livres/Selvagens e com a lenda dos Outros.

O símbolo da casa é um lobo gigante em um campo nevado e sua sede é Winterfell. A família é uma das poucas em Westeros que ainda mantém a fé dos Deuses Antigos e das Árvores-Coração, por conta de estarem muito distantes do sul e a Fé dos Sete, além de sua relação com os Primeiros Homens e os Selvagens.

E, claro, o lema da casa, quando comparado com o das outras dominantes do continente, é um dos menos pretensiosos, porque não é uma exaltação, é apenas um aviso: “Embrace yourselves. The winter is coming”.

Imagem de capa do item

O inverno está chegando

Os Starks vivem quase no extremo norte da fatia “habitada” de Westeros, muito próximos da Muralha. Inclusive, é uma das casas que mais contribui com a Patrulha da Noite, quando é dito que é sempre preciso um Stark ficar no Castelo Negro.

O lema dos Starks ser um alerta é por conta da sua maior proximidade com o Norte, assim, o Inverno chega ali primeiro. A tradição da família de “protetores” é bem ligada com a da Patrulha, quando se considera que, depois de Castelo Negro, eles são a próxima barreira no caminho do Inverno e seus terrores até as terras mais povoadas.

Uma das características principais dos Stark é a lealdade e talvez por isso seu relacionamento com as casas do Sul seja mais problemático, com todas as tramas políticas, jogos e manipulações que vão crescendo conforme você desce o mapa do continente.

Imagem de capa do item

Os famosos Brandons da Casa Stark

Falando sobre a história propriamente, toda a ligação com o inverno, muralha e tudo o que há por detrás dela vem direto do primeiro Stark, Brandon O Construtor.

É dito que ele, um dos “Primeiros Homens”, foi um dos maiores construtores do mundo antigo e é o responsável por erguer a Muralha, com a ajuda de gigantes, além de Winterfell e indícios apontarem que Ponta Tempestade também é de sua linha.

Brandon é colocado como o responsável pela criação da Patrulha da Noite e seria o primeiro Rei do Inverno. Alguns duvidam de sua existência, que sua figura seria uma espécie de reunião de grandes feitos de vários Starks, mas nada confirmado. Se ele realmente existiu, foi cerca de 8000 anos antes da trama atual, porque seria a idade aproximada da Muralha.

Mas calma, Brandon é um nome muito comum na família Stark. Alguns dos famosos, além do Construtor, é Brandon o Construtor Naval, conhecido por seus barcos, que, um dia, desapareceu no mar do Norte. Seu filho ficou conhecido como Brandon o Incendiário, porque, depois que seu pai desapareceu, ele queimou toda a frota.

Mais recentes e importantes para a história são o Brandon Stark, irmão mais velho do Ned Stark, que foi morto pelo Rei Louco junto de seu pai, e o Bran, que também é Brandon, filho do Ned, um dos personagens principais na trama atual.

Imagem de capa do item

O Rei que se Ajoelhou

O último Rei do Inverno, pelo menos até Robb Stark se declarar Rei do Norte, foi Torrhen Stark, conhecido como “O Rei que se ajoelhou.

Torrhen governava na época em que os Targaryen chegaram a Westeros e foi o único dos Reis que se curvou perante os Dragões e manteve seu exército, família e agregados sem mal, sendo nomeados, assim, os Guardiões do Norte.

Esse é um dos fatos que também distancia a Casa Stark das Casas do Sul, que, em sua maioria, entraram em guerra contra Aegon e suas irmãs e tiveram exércitos queimados.

Imagem de capa do item

Reis do Norte

Sempre se fala dos Stark dominarem o Norte, mas, até manterem seu poder, eles subjugaram várias famílias a tornarem-se seus vassalos.

Até a época de Ned Stark, as casas aliadas eram os Karstark, Umber, Hornwood e Manderly, recentemente citados e mostrados na série; Casa Flint, Casa Mormont, de onde veio o Jorah, o Ândalo, um dos guardiões da Daenerys; Cerwyn, Glover e Reed, do Howland Reed, antigo companheiro do Ned, e seus filhos, Jojen e Meera, que acompanharam Bran na sua busca pelo Corvo; Casa Talhart e, por fim, a Casa Bolton.

Dentre esses, duas observações interessantes: Os Karstark, na verdade, são uma vertente da família Stark, por isso o nome similar. Eles vem de Karlon Stark, o filho mais novo de um dos Reis do Inverno, que ganhou terras na parte leste das região nortenha, durante uma rebelião dos Bolton, e criou o Forte Karhold. Do forte Karhold, então, vieram os Karstark.

O segundo ponto, importante para entender algumas das reviravoltas e a situação atual da história, é o caso dos Bolton. Durante muito tempo os Stark e os Bolton foram inimigos, com suas casas em guerras constantes. É dito que os Bolton, em suas tradições bizarras, gostavam de usar a pele de Starks como capa. A guerra entre Winterfell e o Forte do Pavor cessou por um tempo, mas os Bolton nunca foram extremamente fiéis aos Stark desde o começo.

Imagem de capa do item

Quem é Lyanna Stark?

Partindo para uma história mais ligada à série, uma das personagens principais para entender toda trama por detrás da rebelião contra o Rei Louco é Lyanna Stark, irmã do Ned.

Lyanna tem um dos destinos mais enigmáticos da saga, a famosa Torre da Alegria.

Ela foi o amor da vida de Robert Baratheon e estavam prometidos em casamento. Isso até ela e Rhaegar Targaryen se encontrarem, filho do Rei Aerys, irmão do Viserys e da Daenerys.

Os dois se conhecem em um torneio e Rhaegar se apaixona por ela. Ned conta que, então, Rhaegar a sequestrou, a deixando cativa na Torre da Alegria, em Dorne. Esse foi o estopim para a Rebelião de Robert estourar, quando ele enfrenta Rhaegar e o mata, em busca de Lyanna.

Depois da queda do Rei Louco, Ned encontrou Lyanna na Torre à beira da morte e, a partir daí, é só especulação. Muitos nem acreditam que ela foi sequestrada, mas sim que fugiu com Rhaegar.

Os motivos exatos de sua morte nunca foram revelados, nem o porquê de ela estar sendo guardado por um dos maiores guerreiros do reino, Sir Arthur Dayne, o Espada da Manhã.

A teoria dos fãs é que Lyanna é mãe daquele que Ned tomou como seu filho bastardo, Jon Snow, e que Ned teria feito isso para proteger a criança da fúria do, agora, Rei Robert.

Imagem de capa do item

Guerra dos Tronos

Além de Lyanna, a morte do pai e do irmão de Ned foram fundamentais para a Rebelião.

Quando Lyanna foi sequestrada, o Senhor de Winterfell da época, e pai da garota, Rickard Stark, e seu filho mais velho, Brandon Stark, acabaram na Fortaleza Vermelha do Rei Aerys procurando por ela. O Rei, já enlouquecido, resolveu a situação matando Rickard, queimado-o com fogo vivo, enquanto Brandon sufocava, amarrado ao lado, tentando salvar o pai.

Com a rebelião formada, Robert e Ned derrubaram o Príncipe Rhaegar e marcharam para Porto Real, em busca de Lyanna e da derrubada do Rei. Porém, quando chegaram, a cidade já havia sofrido o saque orquestrado pela Família Lannister e o Rei estava morto.

Com Robert no poder, Ned recusou o papel de Mão do Rei, voltou para o Norte e assim começa a história que conhecemos.

Também temos o Benjen Stark, irmão mais novo de Ned, jurado à Patrulha da Noite e perdido desde o começo da história.

Sobre o irmão de Ned, Brandon era o sucessor direto de Rickard, mas morreu sufocado tentando salvar o pai. Ele também era o prometido original para Catelyn Tully, substituído por Ned após sua morte.

Imagem de capa do item

Extermínio dos Lobos

No fim, Game of Thrones virou uma festa de extermínio dos Lobos do Norte.

Depois de Rickard, Brandon e Lyanna mortos, Benjen se perdeu para além da Muralha e ninguém acredita muito que ele ainda esteja vivo, Ned foi decapitado, acusado de traição, e o destino de Lady Catelyn e do, já autoproclamado Rei do Norte, Robb Stark chegou no Casamento Vermelho, orquestrado pelos Lannister, os Frey e, claro, os Bolton, que tomaram Winterfell.

Se desconsiderarmos a série, Jon Snow, ainda bastardo do Ned, também está morto.

Ainda, nos livros temos uma personagem que muitos fãs gostariam de ver na série, Catelyn Stark ressuscitada, a Lady Stoneheart.

Como ela não é, nem de longe, a mesma pessoa, não dá para contar como Stark, mas é um espírito de vingança dos Lobos nos livros. Porque o Norte se lembra.

Imagem de capa do item

Matilha

Mas, agora falando da série, os Starks estão voltando.

Depois de vários desencontros no meio do caminho, tivemos a junção de Sansa e Jon Snow, que nunca tinham trocado uma palavra na trama, mas foi emocionante mesmo assim.

Tudo indica que Bran terá que sair do Norte também, então é possível um reencontro ali, além de Rickon também ter sido retomado, mesmo que seu futuro não pareça tão brilhante.

A mais distante de todos é a Arya, ainda em Braavos, mas quem sabe o que o futuro reserva.

Imagem de capa do item

Bastardos do Inverno

Por fim, agora é hora de teoria.

Jon Snow, seguindo por qualquer linha, continua sendo Stark. Porém, segundo algumas ideias mais ousadas, reforçadas um pouco pela série, aceitando que Lyanna e Rhaegar fugiram e ela engravidou, talvez ela tivesse tido gêmeos.

Alguns fãs acreditam que Meera Reed é irmã de Jon, também Stark e Targaryen. No caso, a ideia vem dos dois terem a mesma idade, na série, pelo menos, serem parecidos e porque Howland Reed era o único junto de Ned que sobreviveu aos eventos na Torre. Mais uma Stark?

Meera está ao lado do Bran e, na série, o Corvo mostrou um pouco da história da Torre para o garoto. Seria apenas por causa do Jon? Se for o caso, e se Bran e ela rumarem para o Sul, teríamos um encontro Stark muito maior que o esperado.

Ainda é especulado que, nos eventos da série, Benjen Stark, desaparecido desde a primeira temporada, volte exatamente para o núcleo do Bran. Bastardos e desaparecidos dos Reis do Norte vindo à tona.