10 coisas que você precisa saber sobre a Brienne de Tarth, de Game of Thrones!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre a Brienne de Tarth, de Game of Thrones!

Por Márcio Jangarélli

Atenção: Alerta de Spoilers!

Pagando tributo à Cumpridora de Promessas, aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre a Brienne de Tarth, de Game of Thrones! Mesmo com uma quantidade absurda de tragédias em sua história, ela nunca se deixou abater ao ponto de perder sua força.

Tema sugerido pelo leitor Jorge Iuri!

Imagem de capa do item

Ilha das Safiras

Brienne vem de uma ilha que leva seu próprio sobrenome, Tarth, na costa leste de Westeros, ao sudeste de Porto Real. Esse fato é reforçado algumas vezes na história para falar sobre a riqueza da família Tarth e sua Ilha das Safiras.

O pai de Brienne, Selwyn Tarth, é o Lorde de Solar do Entardecer, o castelo principal da ilha Tarth. A ilha é descrita como incrivelmente bela, com montanhas, cachoeiras e grandes campos sombreados por vales. É chamada de Ilha das Safiras também por conta do azul brilhante do mar que a rodeia.

Imagem de capa do item

Morte na Família

Contextualizada a ilha, falemos da Casa Tarth. Brienne é filha do Lorde Selwyn Tarth. Sua mãe morreu quando ela era muito pequena, tanto que ela mesma não se lembra. Brienne teve um único irmão, Galladon, que se afogou quando ela estava com oito anos. Além de Galladon, ela era a mais velha de três irmãs; as duas mais novas morreram ainda no berço.

Assim, Brienne era a herdeira direta da família Tarth, motivo pelo qual seu pai se desesperava. Ela não era considerada bonita ou feminina, tendo mais interesse por batalhas do que um destino como esposa. Como essa era sua única chance de passar sua linhagem adiante, Lorde Selwyn tentou arranjar um casamento para a filha ainda jovem.

Imagem de capa do item

Três prometidos

Brienne foi prometida três vezes antes de se apaixonar pela primeira vez. O primeiro prometido que seu pai a arranjou foi o filho mais jovem do Lorde Bryen Caron. Eles se viram apenas uma vez, quando ela tinha sete anos e ele dez. O rapaz morreu dois anos depois.

O segundo prometido foi Sir Ronnet Connington, que era seis anos mais velho que Brienne. Esse não morreu. Quando se encontraram, Ronnet lhe deu uma rosa e disse para a garota que isso era tudo que ela iria conseguir dele, quebrando o acordo.

Por fim, Brienne foi prometida para Sir Humfrey Wagstaff, que insistia na ideia de que, quando casassem, ela teria que se comportar como uma “mulher de verdade”. Nessa época, Brienne tinha dezesseis anos e, mesmo com pouca idade, respondeu que ela aceitaria a condição se o prometido fosse capaz de a derrotar em um combate. Na tentativa, Sir Humfrey acabou com três ossos quebrados e nenhum casamento.

Imagem de capa do item

Brienne de Tarth

Enfim, ao longo de todos esses anos, Brienne sofria por conta de sua aparência, muito maior e mais forte que todos os outros. Assim, ela resolveu se dedicar à batalha, sendo treinada por um mestre em armas, Sir Goodwin, e tutorada em boas maneiras pela Septã Roelle. O resultado disso, e dos três rompimentos de noivado, foi Brienne de Tarth pronta para seguir carreira como espadachim, uma das melhores de Westeros.

Imagem de capa do item

Renly Baratheon

O grande amor da vida de Brienne chegou quando ela conheceu Renly Baratheon. Em uma visita à Ilha das Safiras, os dois se conheceram e, depois do rapaz a tratar gentilmente, ela se apaixonou por ele. Rapidamente, Lorde Selwyn a enviou para Ponta Tempestade, em busca de Renly, onde ela se junta a ele em sua jornada para se tornar Rei.

Imagem de capa do item

Contra o Cavaleiro das Rosas

A coisa melhora para Brienne quando ela derrota o Cavaleiro das Flores, Sir Loras Tyrell, em um desafio, pedindo como prêmio se juntar a Guarda Arco-Íris de Renly, se tornando Brienne, a Azul.

Ela continua ao lado de Renly até seu último momento, quando a sombra enviada por Stannis e Melissandre o matam. A Lady de Tarth é, então, acusada do assassinato, pois era uma das únicas presentes na cena. É então que Catelyn Stark, que estava no local na época, consegue convencer os presentes que Brienne não matou o Rei, assim, elas deixam o campo em direção a Correrio.

Imagem de capa do item

Lady Catelyn

Catelyn Stark foi o segundo juramento de Brienne e uma de suas tormentas no futuro. Ela ficou ao lado de Catelyn por algum tempo, considerando-a um exemplo de mulher forte e gentil, enquanto Cate seguia ao lado de Robb em sua cruzada como Rei do Norte. Nesse meio tempo, ainda temos Jaime Lannister, prisioneiro Stark.

Tudo muda quando Catelyn recebe as notícias dos feitos de Theon em Winterfell, acreditando que Bran e Rickon estavam mortos. Ela, então, deixa Jaime escapar e encarrega Brienne de leva-lo até Porto Real, onde Tywin trocaria o cativo por Sansa e Arya.

Imagem de capa do item

Cumpridora de Promessas

Aqui começamos a jornada da cumpridora de promessas, com Brienne e Jaime viajando juntos e aprendendo um com o outro pelo caminho. Nessa sequência, tempos o episódio em que Jaime a salva de um urso, em uma arena, e quando os dois tomaram banho juntos, e Jaime finalmente compartilhou com alguém sua história de Regicida, revelando sobre as reservas de fogo-vivo embaixo de Porto Real. Até o momento, talvez apenas ele soubesse com certeza do fato.

No fim da jornada, Jaime presenteia Brienne com sua espada, forjada da grande espada de Ned Stark, a Gelo, após sua decapitação: a Oathkeeper, ou Cumpridora de Promessas.

Imagem de capa do item

Lady Stoneheart

Muito tempo depois, temos um novo encontro entre em Brienne e Catelyn, mas dessa vez não tão amigável. Brienne, em certo momento da história, se encontra com a Irmandade Sem Bandeiras já liderada pela Lady Stoneheart, versão zumbi e vingativa de Catelyn Stark.

Brienne é colocada em julgamento, acusada de traição e de ter quebrado os votos feitos para Catelyn, afinal, ela estaria trabalhando para os Lannisters agora, com uma carta assinada pelo Rei Tommen para buscar a Sansa e a espada do Jaime, forjada da espada de Ned Stark após a traição dos leões. Stoneheart pede para Brienne escolher entre o enforcamento e trazer a cabeça de Jaime para ela; Brienne se recusa a fazer essa escolha.

Imagem de capa do item

Sansa!

Algum tempo depois, Brienne encontra Jaime, afirmando que finalmente encontrou a Sansa, mas que precisaria da ajuda do Lannister para resgatá-la. Nos capítulos de “Os Ventos de Inverno” que já foram liberados, é dito que a Sansa está no Vale de Arryn usando um nome falso, então é possível que Brienne esteja sendo verdadeira. Nos livros, ela não matou o Stannis e a Sansa não foi vendida para os Bolton, pelo menos nada disso aconteceu ainda.