10 Coisas que você precisa saber sobre as Bestas de Cauda das histórias de Naruto!
10 Coisas que você precisa saber sobre as Bestas de Cauda das histórias de Naruto!
Tempos atrás, em uma terra distante, a Raposa de Nove Caudas atacou a Vila da Folha com todo seu poder de destruição massivo. O que a gente só vai descobrir depois é que ela não era a única besta de cauda do mundo – e nem tão maligna quanto parecia.
Entre as coisas mais interessantes das histórias de Naruto estão os Bijuu’s – as Bestas de Cauda – e seus Jinchuurikis. O conceito só foi explicado melhor em Shippuden, mas na primeira fase já tínhamos algumas pistas dessa trama com o Gaara.
Hoje, nós vamos bater um papo sobre cada um dos Bijuu’s, para entendermos melhor como funcionam esses seres monstruosos do mundo shinobi.
Imagens: Divulgação
O Sábio e os Bijuu's
Resumindo a história difícil dos Bijuu's, todos eles vêm da Árvore Divina - de onde saiu todo o Chakra do mundo. A Árvore Divina nada mais é que a forma final do Juubi, o Dez Caudas.
Nos tempos antigos, o Sábio dos Seis Caminhos, Hagoromo, era o Jinchuuriki do Juubi e, com seus poderes, para balancear a monstruosidade daquele chakra, ele repartiu o Dez Caudas nas nove bestas.
O intuito era que elas não servissem como arma ou fossem emissárias do caos, mas que vivessem em harmonia com os humanos. Não foi bem o que aconteceu, né?
Ah, tem uma musiquinha bem bacana de contagem dos Bijuu's e Jinchuurikis que você pode dar uma olhadinha clicando aqui .
Shukaku - o Ichibi
Último Jinchuuriki: Gaara, da Vila da Areia;
O Shukaku é o segundo Bijuu que conhecemos, quando ele está selado dentro do Gaara. Ele é a Besta de Uma Cauda, tradicional do País do Vento, com poderes sobre a areia. Esse é o “rival” do Kyuubi, por o Nove Caudas menosprezá-lo baseado em sua única cauda.
Podemos dizer que o Ichibi, assim como os outros, nunca foi muito fácil de lidar, mas ele tinha um algo a mais. Com a aparência de um guaxinim, ele sempre atormentou seus Jinchuurikis, principalmente o Gaara, ameaçando tomar o controle e destruir tudo caso eles perdessem a consciência ou dormissem. Isso era garantido pelo tipo de selamento característico da Vila da Areia. No fim, ele ficou de boas.
Matatabi - a Nibi
Última Jinchuuriki: Nii Yugito, da Vila da Nuvem;
Diferente do Shukaku, a Matatabi sempre foi mais respeitosa e calma. Com duas caudas e a aparência de um gato flamejante - inclusive, com olhos de cores diferentes - não é dito muito sobre seus Jinchuurikis antigos, mas a sua última foi a Nii Yugito, uma kunoichi muito talentosa da Vila da Nuvem.
A Matatabi, além dos poderes tradicionais dos Bijuu's, garante manipulação de chamas ao seu Jinchuuriki, além de possuir uma velocidade mais elevada que algumas das outras Bestas.
Isobu - o Sanbi
Último Jinchuuriki: Yagura, da Vila da Névoa;
O Isobu é complexo. Ele é o Três Caudas, tradicional do País da Água, e era controlado pelo Quarto Mizukage, Yagura. A coisa complica quando, antes disso, ele foi selado na Rin, amiga do Obito e do Kakashi, em um plano da Vila da Névoa para destruir Konoha. Isso falha quando a moça se sacrifica e mata o Isobu também.
No entanto, as Bestas de Cauda não “morrem mesmo”. Eles reencarnam alguns anos depois e foi o que aconteceu.
Ele lembra a mistura de uma tartaruga com um marisco, possui poderes baseados em água, vapor, coral e é bem tímido.
Son Goku - o Yonbi
Último Jinchuuriki: Röshi, da Vila da Pedra;
Esse é interessante. O Son Goku é uma referência ao Rei Macaco da mitologia japonesa - que também é a origem do nome do Goku de Dragon Ball. Como é de se esperar, ele é um macaco vermelho de quatro caudas - Yonbi - tradicional do País da Terra.
Ele é o terceiro Bijuu “amigo” do Naruto, quando eles se conhecem durante a Guerra - e o responsável por convencer os outros Bijuu's a darem uma chance pro rapaz.
O Son é irritadiço, barulhento, orgulhoso e muito engraçado, com poderes misturando Fogo e Terra, resultando no tipo Lava.
Kokuö - o Gobi
Último Jinchuuriki: Han, da Vila da Pedra;
Parece um cavalo, parece um golfinho, mas é o Gobi, o Cinco Caudas. Também da Vila da Pedra, não se sabe tanta coisa assim do Kokuö, além dele parecer ser mais cordial, “nobre”.
Sua especialidade fica na mistura dos chakras de Fogo e Água, gerando o tipo Vapor. Ao que parece, esse estilo favorece o Jinchuuriki principalmente no Taijutsu.
Saiken - a Rokubi
Último Jinchuuriki - Utakata, da Vila da Névoa;
Rokubi, a Seis Caudas, é uma lesma gigante que cospe ácido - basicamente uma versão mais poderosa e amedrontadora da Katsuyu. Não só na aparência, mas a Saiken também lembra a Katsuyu na personalidade, sendo a Bijuu mais gentil.
Do País da Água, sua habilidade especial está em jatos de líquido e vapor corrosivos, além de poderes relacionados à Água.
Chömei - o Nanabi
Última Jinchuuriki - Fü, da Vila da Cachoeira;
De todos os Bijuu's, o mais curioso é o Chömei, o Sete Caudas - Nanabi. Ele vem da Vila da Cachoeira e lembra um besouro gigantesco, com “caudas” que na verdade são asas.
A habilidade principal do Chömei é voar, ainda que ele possa absorver Chakra, possua uma durabilidade acima da dos outros - permitindo um Taijutsu melhorado - e tenha uma habilidade sobre o pólen, que pode cegar o oponente.
Gyüki - o Hachibi
Último Jinchuuriki - Killer Bee, da Vila da Nuvem;
Esse todo mundo já conhece, né? O Hachibi - Oito Caudas - na verdade se chama Gyüki e é tradicional do País do Raio, sendo passado de geração em geração na Vila da Nuvem.
Ele lembra uma mistura de polvo com touro e suas habilidades principais estão na tinta - que pode gerar até clones - e no combate corpo-a-corpo, melhorando as habilidades malucas do Bee.
Kurama - o Kyuubi
Últimos Jinchuurikis - Naruteeenho e Minateeenho;
Pra fechar, mais famoso e temido que o Hachibi, só o Kyuubi! A Raposa de Nove Caudas é um dos ícones da história de Naruto - o “demônio” selado dentro do protagonista, que desenrola todo o plot principal da saga.
Uma coisa interessante é que, além do Bijuu ser de família - afinal, a Jinchuuriki anterior era a Kushina - o Naruto nunca teve o Kyuubi completo dentro dele. Parte do Bijuu foi selado com o Minato, a metade mais obscura do Kurama, quando o Yondaime se sacrifica pelo filho.
Por mais que o fim de Naruto não seja dos melhores, ver o relacionamento do protagonista com a Raposa crescer é uma coisa beeeem bacana.