10 coisas que você precisa saber sobre as Joias do Infinito
10 coisas que você precisa saber sobre as Joias do Infinito
Thanos está prestes a caçar as Joias do Infinito nos cinemas… mas qual é a história dessas relíquias nos quadrinhos?
A Manopla do Infinito é um dos dispositivos mais poderosos do Universo Marvel, servindo como uma forma de reescrever a realidade a partir da vontade de seu usuário. E isso se deve à união das Joias do Infinito, que juntas representam diferentes aspectos da existência.
Aqui, falamos um pouco sobre a história das gemas nas HQs e seu papel atual nos cinemas!
Lista baseada em uma sugestão do fã Victor Slivinskis, enviada para o nosso Snapchat!
Imagens: Divulgação
Qual é a origem das Joias do Infinito?
Inicialmente chamadas de Gemas da Alma e depois Gemas do Infinito antes de se tornarem Joias do Infinito, essas seis relíquias nunca tiveram uma origem muito bem definida nos quadrinhos. Tudo indica que elas são uma constante no Multiverso, existindo em todas as realidades existentes.
Sua primeira aparição na Terra-616 se deu através do Alto Evolucionário, que deu a Joia da Alma para Adam Warlock. Posteriormente, elas se tornaram utilizadas pelos Anciões do Universo, até serem caçadas por Thanos para compor a Manopla do Infinito. Desde então, ela chegou às mãos da Guarda do Infinito e dos Illuminati.
Joia da Mente
A Joia da Mente - originalmente azul, atualmente vermelha - é capaz de replicar poderes psiônicos quase ilimitados, como telepatia, telecinese e empatia. Através dela, o usuário é capaz de ler e controlar mente de vários alvos simultaneamente.
Ela era utilizada pelo Grão-Mestre para coordenar seus jogos e estratégias, e anos depois, passou a pertencer ao Professor Xavier - e posteriormente, ao Fera - quando as joias ficaram sob a posse dos Illuminati.
Joia da Realidade
A Joia da Realidade - originalmente amarela, posteriormente laranja - tem a capacidade de reescrever e alterar a realidade ao bel-prazer de seu usuário. Seus efeitos são comparados aos do Cubo Cósmico, embora muito mais poderosos.
Quando pertencia aos Anciões do Universo, a joia era controlada pelo Colecionador, como parte de sua coleção infinita. Depois, ela ficou com o Homem de Ferro e com o Senhor Fantástico, em épocas diferentes da formação dos Illuminati.
Joia do Poder
A Joia do Poder - originalmente vermelha, atualmente amarela - pertenceu ao Campeão, que a usava para se provar o guerreiro mais valoroso de todo o universo. Depois, ela caiu nas mãos dos Illuminati, primeiramente com o Senhor Fantástico e depois com o Namor.
Seus poderes incluem a capacidade de aumentar o poder, força e durabilidade de seu usuário. Ela pode melhorar infinitamente qualquer habilidade super-humana e é capaz de "recarregar" as outras joias.
Joia do Espaço
A Joia do Espaço, que originalmente era roxa e se tornou verde, como o próprio nome diz, serve como uma forma de manipular o espaço, seja a partir dele próprio ou tendo como perspectiva seu usuário. Com ela, as pessoas podem se teletransportar ou alterar a noção de espaço ao redor delas, se tornando super-velozes ou não.
Seu dono original era o Corredor, um Ancião do Universo famoso por suas habilidades de corrida - garantidas em grande parte graças à joia - e posteriormente, foi utilizada pelo Raio Negro e depois pelo Homem de Ferro.
Joia do Tempo
Capaz de modificar o tempo, fazendo seu usuário viajar através do continuum ou acelerando/desacelerando o tempo, a Joia do Tempo originalmente tinha a cor laranja, mas atualmente é a azul.
Seu primeiro dono foi o Jardineiro, que a utilizava para cultivar seu Jardim Cósmico. Com a entrada dos Illuminati em cena, a joia passou primeiramente para o Namor e depois para o Capitão América.
Joia da Alma
A última das joias, a Joia da Alma é também considerada a mais poderosa. Sua cor original era verde, mas atualmente, ela é representada pela pedra roxa. Ela é capaz de analisar e manipular dentro das almas de cada pessoa, podendo reconfigurar a realidade sensível de suas "vítimas" ou usuários.
Originalmente, ela pertenceu a Adam Warlock e ele chegou a viver dentro dela por um longo tempo, ao lado de outros heróis como Pip e Gamora. Ela foi protegida pelo Intermediário e, com a entrada dos Illuminati, ficou sob a posse do Doutor Estranho.
O que é a Manopla do Infinito?
Unidas, as seis joias podem ficar na Manopla do Infinito, uma espécie de luva que contém compartimentos específicos para cada uma das gemas. Ela foi utilizada pela primeira vez por Thanos, que a procurou para poder realizar os desejos de Morte e se tornar seu amado.
Posteriormente, ela foi empunhada por outros heróis, como Adam Warlock, o Homem de Ferro, o Pantera Negra e até mesmo o Senhor Fantástico. Cada Manopla do Infinito só funciona dentro de seu universo e não pode ser usada em outra realidade.
As Joias do Infinito nos cinemas
Nos cinemas, as Joias do Infinito já deram suas caras aos poucos. A primeira a aparecer foi o Tesseract, em Capitão América: O Primeiro Vingador, que abriga a Joia do Espaço. Depois, em Os Vingadores, o Cetro de Loki era a Joia da Mente, sendo usada para criar o Visão.
Em Thor: O Mundo Sombrio, o Éter se provou a Joia da Realidade e a Joia do Poder apareceu em Guardiões da Galáxia, dentro do Orbe. Por fim, também descobrimos a Joia do Tempo no Olho de Agamotto de **Doutor Estranho.
A Guerra Infinita
Ainda resta uma última gema a ser descoberta: a da Alma, que segundo alguns rumores, deve aparecer em Thor: Ragnarok. Sabemos que Thanos já está em busca das joias no Universo Cinematográfico da Marvel e o vilão já possui uma Manopla do Infinito vazia.
O personagem deve promover sua caçada pelas Joias em Vingadores: Guerra Infinita, que deve adaptar diretamente a saga Desafio Infinito, que por sua vez conta exatamente os planos de Thanos para remodelar o universo à sua imagem.