10 coisas que você precisa saber sobre as equipes Azul e Dourada dos X-Men!
10 coisas que você precisa saber sobre as equipes Azul e Dourada dos X-Men!
Como parte da grande Ressurreição dos X-Men nos quadrinhos, a Marvel irá lançar dois novos títulos dos mutantes no ano que vem: X-Men Blue e X-Men Gold. Porém, não é a primeira vez que os Filhos do Átomo foram divididos em uma equipe Azul e uma equipe Dourada… e nós lembraremos disso aqui!
A separação
Tudo começou depois que Charles Xavier voltou de uma grande aventura espacial ao lado dos Piratas Espaciais, quando os X-Men começaram a ser atacados de diversas maneiras pelo vilanesco Rei das Sombras, que conseguira possuir, dentre outros, os X-Men Colossus e Polaris.
Uma vez tendo derrotado o vilão com a ajuda de Moira MacTaggart na Ilha Muir, os X-Men perceberam que voltaram a ter uma grande quantidade de membros, como já não acontecia há bastante tempo. Por isso, eles sentiram que era melhor criarem duas subdivisões para poder ajudar na maior quantidade de missões possíveis, resultando na formação das Equipes Azul e Dourada.
Equipe Azul: Primeira aparição
A primeira aparição da Equipe Azul se deu em X-Men Volume 2 #1, de 1991. Essa revista era publicada paralelamente com outra revista do grupo mutante e foi a primeira vez em que tivemos múltiplos grupos de X-Men agindo simultaneamente - não considerando equipes variantes, como Novos Mutantes e X-Factor.
Uma curiosidade sobre essa edição é que ela, até hoje, se mantém como a revista em quadrinhos mais vendida da história, tendo conseguido emplacar 8 milhões de edições vendidas só nos EUA. Grande parte disso se deve ao fato dela ter sido lançada com 4 capas diferentes, lançando a "moda" das capas variantes.
Equipe Azul: Formação
O Esquadrão Azul tinha a maior equipe: Nela, tínhamos Fera e Wolverine como os grandes pesos-pesados. Psylocke era o apoio telepático e telecinético do grupo, e ajudava em missões furtivas.
Além deles, o casal Vampira e Gambit se tornou importante nas histórias, bem como a "mascote" Jubileu. E por fim, tínhamos o Ciclope, liderando a equipe e servindo como forte apoio tático.
Equipe Azul: Missões
Por ter os principais e mais fortes X-Men da época, a Equipe Azul ficou responsável por missões mais urgentes. Seu grande primeiro combate foi contra Magneto e seus Acólitos, resultando em uma grande comoção no Asteroide M, que levou todos a pensarem que Magneto havia morrido.
De forma geral, a equipe de Ciclope foi mais condicionada a enfrentar ameaças mutantes que poderiam por em risco a convivência pacífica entre humanos e mutantes.
Equipe Dourada: Primeira aparição
Lançada também em outubro de 1991, assim como X-Men Vol 2 #1, a revista de estreia da Equipe Dourada foi Uncanny X-Men Vol 1 #281.
A revista era uma continuação de toda a mitologia dos X-Men publicada até ali e veio logo na sequência na épica Saga da Ilha Muir, onde aconteceu o confronto com o Rei das Sombras mencionado anteriormente.
Equipe Dourada: Formação
Com um membro a menos que a Equipe Azul, o Esquadrão Dourado tinha como líder Tempestade, em sua época de maior glória nos quadrinhos. Além dela, o reforço maior da equipe vinha por conta de Jean Grey.
Outros dois membros dos X-Men originais estavam presentes, sendo eles o Arcanjo e o Homem de Gelo. Colossus era a força bruta da equipe, e o viajante do tempo Bishop fora integrado posteriormente.
Equipe Dourada: Missões
Enquanto a Equipe Azul lidava com missões que afetavam seres humanos normais, a Equipe Dourada estava atrás de ameaças mutantes que poderiam prejudicar a própria comunidade dos homo superior.
Tanto que seu primeiro grande combate foi contra ninguém menos que o Clube do Inferno e os Upstarts, que estavam promovendo uma espécie de jogo de caça entre mutantes, cujo ganhador seria elevado em níveis políticos e sociais dentro dos círculos do Clube do Inferno.
Aliados
As duas equipes começaram a ter interesses similares quando uma nova ameaça cresceu no horizonte. Tal ameaça surgiu na forma de Conflyto, o clone maligno de Cable, que de certa maneira, estava relacionado com o Senhor Sinistro e uma segunda ascensão do mutante Apocalipse.
As duas equipes continuaram a agir separadamente, embora ajudando na mesma missão. Como resultado, eles acabaram derrotando os vilões e até chegaram a trabalhar juntos com Apocalipse, brevemente. Mas foram pegos de surpresa quando Conflyto liberou na Terra o Vírus Legado, uma doença letal para mutantes.
A (re)união
Com a rápida epidemia do Vírus Legado, as duas equipes não tiveram outra escolha senão se unir pela sobrevivência. Após a morte de Magia e a raiva crescente de Colossus, os X-Men se chocaram com o retorno de Magneto, que não estava morto e pretendia liderar um grande êxodo de mutantes do Planeta Terra.
Ao final dessa saga - Atração Fatal -, Magneto retirou o Adamantium do corpo do Wolverine, e o Professor X atacou diretamente a mente do vilão, fazendo surgir a entidade Massacre. E Colossus deixou os X-Men para morar no Asteroide M, como discípulo e acólito de Magneto.
Ressurreição
Como parte da grande Ressurreição dos X-Men que a Marvel planeja após o fim de Inumanos vs X-Men, teremos duas novas revistas mutantes, cada uma voltada para uma equipe diferente, que também serão chamadas de Equipe Azul e Equipe Dourada.
Ainda não sabemos quais serão as formações das duas equipes, se elas terão relação com as formações originais, ou sequer se elas agirão de acordo com a outra ou serão opostas. Contudo, é curioso que a Marvel deseje trazer de volta justamente esses dois nomes, uma vez que as equipes foram o auge dos X-Men na década de 90.