10 coisas que você precisa saber sobre a Vampira!
10 coisas que você precisa saber sobre a Vampira!
tA mutante capaz de roubar poderes de outros mutantes!
No mundo dos X-Men, nem todas as mutações são bonitinhas e especiais. Algumas carregam consigo maldições, como é o caso para a Vampira, cujos poderes impedem que ela toque em qualquer pessoa sem machucá-la. No entanto, a heroína é uma das mais importantes da fase atual da equipe, tendo retornado de vez para se juntar à Excalibur.
No entanto, a personagem está na ativa há mais de trinta anos, causando poucas e boas – seja ao lado da equipe ou até mesmo como vilã. Ao longo da sua história, ela já fez muita coisa em sua vida, e aqui estamos relembrando 10 coisas que você precisa saber sobre a Vampira, desde seus grandes momentos heroicos até sua participação fora das HQs!
Créditos: Marvel Comics
Primeira aparição e criadores
A Vampira apareceu pela primeira vez em Avengers Annual #10, por Chris Claremont e Michael Golden. A revista foi lançada em agosto de 1981.
Em sua primeira aparição, Vampira estava do lado errado da lei, fazendo parte da Irmandade dos Mutantes liderada pela sua mãe adotiva, a Mística.
Origens
Anna Marie era filha de um casal naturalista no Mississipi. Quando sua mãe desapareceu, ela passou a ser criada por uma rigorosa tia. Como resultado, ela cresceu rebelde. Isso fez com que, em dado ponto de sua vida, ela fugisse de casa.
Ela acabou conhecendo um rapaz chamado Cody Robbins. Certo dia, apaixonada pelo menino, ela acabou roubando-lhe um beijo. Isso despertou seus poderes mutantes, fazendo com que o rapaz ficasse em coma e Marie roubasse suas memórias.
Ela então encontrou Mística, que a criou como uma segunda mãe, e a colocou na Irmandade dos Mutantes. Em uma de suas primeira missões, ela acabou dando de cara com Carol Danvers (na época, chamada de Miss Marvel), absorvendo suas habilidades e algumas memórias permanentemente. Comparando as memórias de Carol com as suas próprias, ela percebeu que estava fazendo coisas erradas com sua vida, o que fez com que ela corresse para o Professor Xavier, pedindo ajuda.
Personalidade
A Vampira é um caso interessante a ser estudado nos quadrinhos. Seus poderes a forçaram a desenvolver uma personalidade durona e inabalável para esconder a fragilidade e a tristeza por não poder tocar naqueles que amava. Ela sempre esteve pronta pra ação, e nunca foi de levar desaforo pra casa.
Além disso, desenvolveu relacionamentos com personagens que sabiam lidar com sua situação, e mesmo que não conseguissem, davam tudo de si por ela. Foi o caso do Gambit e do Magneto.
O namoro com o Gambit foi um dos pontos centrais da história da personagem. Atualmente, os dois são casados e atuam na mesma equipe mutante: a Excalibur.
Poderes e habilidades
Os poderes da Vampira são simples. Ela consegue sugar os poderes de determinados super-humanos através do toque. E não apenas os poderes, como também memórias e habilidades básicas.
Através de contato prolongado, ela pode sugar habilidades por tempo indeterminado. Até hoje, ela ainda consegue voar e ter a super-força da Miss Marvel.
Fraquezas
Por conta de suas habilidades, a Vampira não pode tocar em ninguém. Isso traz uma grande fraqueza emocional pra heroína, que sempre se sentiu excluída e desligada do mundo.
Além disso, se o contato absorver memórias demais, ela pode acabar desenvolvendo uma dupla personalidade. Isso a afetou durante muitos anos após o contato com Carol Danvers.
Equipes
Toda história da Vampira está estritamente ligada às suas participações em equipes de super-humanos. A primeira delas foi a Irmandade dos Mutantes.
Depois disso, ela se tornou X-Men, e desde então participou de equipes derivadas do grande grupo mutante, como as Luzes e os X-Treme X-Men. Ela chegou a fazer parte de uma divisão dos Vingadores.
Atualmente, ela integra a Excalibur, uma equipe liderada por Betsy Braddock que lida com questões místicas.
Inimigos e vilões
Ainda que Mística tivesse criado Vampira como sua filha, é inegável que ela também deu espaço para um monstro. E apesar de Vampira ser muito grata por várias coisas, ela ainda não suporta o que sua segunda "mãe" fez com ela. Ainda assim, as duas convivem muito bem em Krakoa.
Além disso, ela desenvolveu uma certa rivalidade com Miss Marvel, depois de quase ter matado a heroína no seu primeiro encontro com os Vingadores - mas isso são águas do passado para as duas heroínas.
Traje
Os trajes de Vampira sempre foram conhecidos por sua palheta de cores bem distinta, que não sai do verde, amarelo, branco e marrom. Uniformes bem lembrados da personagem são o dos anos 90, que conta com uma jaqueta por cima de um colante e um mais recente, que traz um colante verde e uma faixa branca, além de um capuz.
Vale lembrar que a Vampira também possui um traço único: seu cabelo, que traz geralmente uma mecha ou uma porção branca.
Momento de destaque
Um dos grandes momentos da heroína foi quando ela tomou conta de seu próprio grupo de X-Men, na revista X-Men Legacy.
Ainda que inicialmente odiada pelos fãs, a revista ajudou a personagem a ter um pouquinho mais do destaque que ela tanto merecia nas décadas que sucederam sua criação. Também foi a revista que definiu todo o triângulo amoroso entre ela, Gambit e Magneto.
Fora das HQs
Uma adaptação da Vampira pode ser encontrada na trilogia dos X-Men da Fox, onde foi interpretada por Anna Paquin. Além disso, a heroína já apareceu em games como Marvel Avengers Alliance, Marvel Future Fight e Marvel vs Capcom.
Porém, o grande destaque vem na área das animações. Além de X-Men Evolution e Wolverine e os X-Men, ela apareceu na série clássica dos anos 90, onde parecia ter saído de uma HQ, com todos os elementos que a transformaram em uma heroína adorada pelos fãs