10 coisas que você precisa saber sobre a produção de Pokémon: Detetive Pikachu!
10 coisas que você precisa saber sobre a produção de Pokémon: Detetive Pikachu!
O primeiro filme live-action de Pokémon!
Uma das franquias mais populares, não só do Japão, como do mundo, ganhará seu primeiro filme com atores nessa semana. E a gente separou algumas curiosidades e fatos acerca da produção.
Confira 10 coisas que você precisa saber sobre Pokémon: Detetive Pikachu!
Leilão
Um leilão ultra secreto foi realizado pela The Pokémon Company em 2016. Foi revelado posteriormente que se tratava de uma disputa para a aquisição dos direitos de um filme live-action da franquia. A Legendary, a Sony e a Warner Bros. foram os finalistas, mas a Legendary acabou se saindo melhor e arrebatou os direitos. Logo depois foi anunciado que a Legendary Pictures iria adaptar o jogo Detetive Pikachu, com a distribuição da Universal.
Mudança na distribuição
Porém, o acordo de anos entre a Legendary e a Universal, que rendeu filmes como Jurassic World e Warcraft, terminou em meio a produção de Detetive Pikachu, o que fez com que o longa precisasse de uma nova casa para chegar aos cinemas. Foi aí que entrou a Warner Bros., que a partir de então atua como a distribuidora do primeiro filme live-action de Pokémon.
RJ Palmer
O estilo realista dos Pokémon foi baseado na obra do artista RJ Palmer. O desenhista, que publicou diversas artes incríveis de Pokémon nas redes durante alguns anos, foi contatado pela produção de Detetive Pikachu para trabalhar como artista conceitual do filme. Palmer passou cerca de sete meses entre 2016 e 2017 decido a desenvolver novos designs para as criaturinhas do filme.
Pokémon Go
A principal razão para que Hollywood finalmente tirasse do papel a produção de um filme live-action de Pokémon veio através de um jogo mobile que foi febre no mundo todo em 2016: Pokémon Go.
O game fez tanto sucesso que reacendeu o interesse dos estúdios norte-americanos em desenvolver o primeiro filme com atores da franquia. Pokémon: Detetive Pikachu foi confirmado logo após o lançamento do jogo.
Teste de vozes
Vários atores foram testados para dar voz ao Pikachu. Os primeiros testes aconteceram quando os produtores adicionaram vozes de outros trabalhos dos atores ao CGI do rato elétrico. Foi assim inclusive que eles descobriram o tom sarcástico de Ryan Reynolds.
Danny DeVito
Quando Detetive Pikachu foi anunciado, foi feita uma petição online para que o astro Danny DeVito (o Pinguim de Batman: O Retorno) fizesse a voz do personagem principal. A petição organizada por fãs contou com mais de 50 mil assinaturas. No entanto, o ator Ryan Reynolds foi confirmado no papel.
Recentemente, os produtores do filme chegaram a revelar que eles fizeram testes com a voz de Danny DeVito, e que o resultado ficou hilário.
Justice Smith
O ator Justice Smith foi o primeiro do elenco a ser confirmado em Detetive Pikachu. Seu personagem Tim Goodman não é baseado em nenhum personagem da série animada, e sim no game Detetive Pikachu, o que para Smith é um alívio, pois tira a pressão de interpretar um personagem muito conhecido e querido pelos fãs.
Coincidentemente (ou não?), no filme Cidades de Papel, Justice Smith cantou a icônica música tema do anime numa cena, por sugestão dele próprio e do seu colega Halston Sage.
Som ambiente e o Campeonato Mundial de Pokémon
O som de multidão que integrará algumas cenas de Detetive Pikachu foi captado durante o Campeonato Mundial de Pokémon de 2018, que aconteceu em Nashville, no Tennessee.
O evento é o mais importante quando se trata dos jogos de Pokémon, além de ser uma celebração da dedicação dos fãs que batalharam duro para chegar ao Campeonato.
Franquia gigante
Embora seja o primeiro filme com atores de Pokémon, Detetive Pikachu é o vigésimo segundo filme da franquia a ser lançado no cinema. Os três primeiros filmes, Pokémon: O Filme - Mewtwo Contra-Ataca, 2000 - O Poder de Um e Pokémon 3: O Feitiço dos Unown, foram todos distribuídos fora do Japão pela Warner Bros., que agora retorna em Detetive Pikachu.
Recepção crítica
Detetive Pikachu estreia essa semana, mas já dá pra saber o que a crítica especializada anda achando do filme.
No Metacritic, o filme tem críticas em sua maioria mistas, que destacam que Detetive Pikachu é estiloso, frenético e engraçado, mas que não funciona muito para o espectador que não conhece o universo da franquia.
Com mais de 70% de aprovação no Rotten Tomatoes, o consenso geral é de que o longa tem uma premissa incrível, que poderia ser até melhor aproveitada, mas que no geral, acaba se saindo como uma adaptação divertida, fora do comum e que provavelmente vai agradar os fãs.