10 coisas que você precisa saber sobre a Poderosa!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre a Poderosa!

Por Márcio Jangarélli

A Poderosa apareceu nas revistas nos anos 70 e conquistou o público, mesmo sendo “apenas” uma versão diferente da Supergirl. Independente de sua origem, ela se tornou uma heroína própria, bem distante da Kara da Terra-1 e protagonizou muita coisa ao longo dos anos. Aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre a Poderosa! O nome dela é Poderosa e ela é a última filha do Multiverso.

Tema sugerido pelo leitor Lucas.gt7!

Imagem de capa do item

Kara Starr

Para quem não sabe quem é a Poderosa, basicamente, a heroína é a versão da Terra-2 da Supergirl. Usando o nome Kara Starr nesse universo, sua primeira origem era bem parecida com a da Kara Zor-El original. Vinda de Kripton, em uma nave seguindo a de seu primo, os dois foram enviados para o espaço por conta da destruição iminente do planeta. Nisso, Kara passou mais tempo no espaço do que gostaria.

Ao contrário da nave do Superman, a sua viajou, segundo a própria, por 60 anos, permitindo que ela se tornasse adulta ali, mantendo sua juventude com a tecnologia avançada dos kriptonianos. Ela é uma criação de Gerry Conway e Ric Estrada, aparecendo pela primeira vez em All-Star Comics #58, de 1976.

Imagem de capa do item

Lois & Clark

As similaridades com a história da Kara da Terra-1 acabam na nave. A existência da Poderosa só foi revelada ao público anos depois dela chegar na Terra-2. Ela foi adotada por Kal-L e sua esposa, Lois Lane-Kent, que, nessa trama, a tomaram como filha.

Por conta de seu tempo na nave e sua criação através do sistema de realidade virtual kriptoniano, Kara precisou de um espaço para se acostumar à Terra. Quando entrou na ativa como super-heroína, antes de se juntar à Sociedade da Justiça, a Poderosa trabalhou no Super Squad, com a Robin da Terra-2, Helena Wayne, e o Sideral.

Imagem de capa do item

Sociedade da Justiça

Acontece que, em certo momento, o Superman se aposentou de seu cargo na Sociedade da Justiça, então, por conta de seu histórico e habilidades, Kara assumiu o posto do Homem de Aço na equipe. Nessa Terra, ela usa o nome de Karen Starr, ainda que tenha utilizado outros nomes derivantes ao longo da história, e é uma programadora.

Imagem de capa do item

Origem contínua

Um dos pontos que deixam muitos confusos sobre a Poderosa, e que nunca foi bem explicado, fica com sua origem.

Diferente de outros personagens que foram mantidos após a Crise nas Infinitas Terras, Kara continuou com sua história de origem intacta. Bom, pelo menos depois de algumas reviravoltas. No Pós-Crise, ela, além de ser uma sobrevivente da explosão de Kripton, é uma das poucas restantes da primeira Terra-2.

Imagem de capa do item

Atlantis?!

Para não dizer que sua origem não foi alterada, por um certo período, após a Crise, ela ganhou uma história de criação nem um pouco interessante. Nessa trama, Kara é descendente de um antigo feiticeiro de Atlantis, o Arion e ficou congelada, em animação suspensa, por um milênio.

Tempos depois, ela descobre que isso não era real e a história foi uma criação de sua mãe, Lois Lane-Kent, para proteger a moça. Todo o passado Kriptoniano e na Terra-2 da Poderosa foi restaurado.

Imagem de capa do item

Kriptonita

Uma coisa que não fica clara sobre a Poderosa, assim como para vários kriptonianos de outras dimensões, é se ela é afetada pela kriptonita. Em tese, ela só seria fraca contra a kriptonita de sua própria Kripton, de seu universo-natal e ela não possuía essa fraqueza na Terra-1.

Porém, esse ponto foi reescrito várias vezes, assim como a origem de seus poderes. Na Terra-2, as habilidades dos kriptonianos já existiam em seu planeta-natal e não estavam ligados ao Sol amarelo. Sua fraqueza contra magia ainda persistiu.

Imagem de capa do item

Caçadora

De todos os grupos e amigos que fez durante as histórias, sua maior ligação foi com Helena Wayne, a Caçadora-Robin da Terra-2. Nesse universo, a Caçadora é filha do Batman com a Mulher-Gato e atuou junto de Kara no Super Squad e em várias outras aventuras. O relacionamento entre elas foi mantido nos Novos 52.

Imagem de capa do item

Grávida

Uma das passagens mais bizarras da Poderosa fica para os quadrinhos da Zero Hora, quando ela descobre que está grávida. Depois, tudo ganha uma explicação meio estranha, com a gravidez sendo parte de um plano do feiticeiro Arion, que a engravidou com uma semente de demônio. O desenvolvimento é pior ainda.

Ela dá a luz a uma criança, batizado Equinox, que já demonstra possuir poderes desde sua entrada no mundo. Ele, por sua vez, tem seu envelhecimento acelerado, torna-se adulto em poucas edições, derrota o feiticeiro e, então, some para sempre.

Imagem de capa do item

Novos 52

A Poderosa foi mantida no reboot dos Novos 52. Nessa nova realidade, ela, junto de sua amiga Helena Wayne, a Robin, ajudam a Sociedade da Justiça lutar contra a invasão do Darkseid.

Diferente dos outros heróis, elas ficam encarregadas de cuidar das armas nucleares guardadas pelos governos mundiais. Depois que os principais heróis dessa Terra são mortos, ela e Helena encontram um portal para a Nova-Terra. No novo universo, Kara responde como Karen Starr, assumindo o posto como Poderosa, e Helena atua como Caçadora.

Imagem de capa do item

Stinky

Ela também tem um gato, assim como a Supergirl. Nas primeiras histórias, o animal de estimação da Poderosa era um gatinho bem feio, rabugento e amarelo. É importante ressaltar sua cor porque o gato já derrubou o Lanterna Verde assim, por conta da fraqueza do herói pelo amarelo. Em sua nova roupagem, o Stinky pelo menos está mais bonitnho.