10 coisas que você precisa saber sobre a Morte da Marvel!
10 coisas que você precisa saber sobre a Morte da Marvel!
Uma figura sombria espreita pelas sombras…
A Morte é um elemento muito importante da cultura mundial. Nos cinemas, séries e histórias em quadrinhos, ela já ganhou diversas interpretações muito peculiares. Desde a inteligente Morte de O Sétimo Selo à divertida Perpétua de Sandman, a cultura pop está lotada de encarnações da ceifadora.
Com a Marvel, não é diferente. A Senhora Morte é uma figura recorrente, que tem uma ligação fundamental com alguns personagens da editora, como Thanos e Deadpool. E, nesta lista, você vai conhecer um pouco mais da personagem, de suas origens, raízes e sua importância para a história da Casa das Ideias!
Esta lista é uma sugestão do fã @agnaldo.junior7 enviada para nosso Instagram. Não deixe de mandar também suas sugestões e ideias de temas!
Créditos: Divulgação
Primeira aparição
A Morte sempre foi uma figura bem associada com Thanos, e por conta disso, sua primeira aparição se deu justamente ao lado do Titã Louco - porém, na revista do Capitão Marvel, enquanto o herói traçava uma luta inconsequente contra o Coisa, do Quarteto Fantástico.
Ela foi criada por Mike Friedrich e Jim Starlin, em Captain Marvel #26, de 1973. Desde sua primeira aparição, ela mantém seu charme etéreo e misterioso, sempre aparecendo como uma figura nas sombras, ao lado de Thanos, e desejosa por novas adições ao seu reino letal.
Origens
As origens da Morte são incertas, mas sabe-se que ela "nasceu" junto com todo o Universo Marvel, já que é necessária uma força para contrabalancear toda a vida. Ainda não foi revelado, no entanto, se ela é única para todo o Multiverso, ou se existe uma versão da Morte para cada universo individual.
A Morte é uma representação física da devastação, destruição e da ruína. Ela nunca é vista como uma figura maligna ou vilanesca, mas sim como algo necessário para a sobrevivência do universo. Basta notar o Câncerverso, que se livrou da morte, e é um caos absoluto.
Seduzindo o Titã Louco
Conforme revelado em A Ascensão de Thanos, a Morte já conhece e convive com Thanos desde que ele era apenas uma criança, enquanto ainda habitava em Titã. Ela viu potencial nele para se tornar seu Avatar da Morte, e aproveitando que ele era um excluído social, se tornou sua amiga.
Ela tomava a forma de uma jovem menina que frequentava a escola do vilão. Aos poucos, ela foi incutindo pensamentos assassinos em sua cabeça, e liberando seu lado mais diabólico. Foi ela quem o convenceu a praticar seus primeiros assassinatos, incluindo o de sua mãe, Sui-San.
Maldição letal
Desde cedo, Thanos se apaixonou pela Morte. Contudo, a dama diáfana sempre o deixou de lado, já que não podia se relacionar com nenhum mortal. Quando o Titã Louco assumiu sua natureza assassina, a Morte prometeu que faria dele seu consorte, se ele provasse que sempre seria apenas dela.
Ao longo dos anos, Thanos fez de tudo para provar seu eterno amor para a entidade, mas nunca foi respondido de maneira adequada. A verdade é que, como Avatar da Morte, ele não poderia morrer, já que precisava trazer novos tributos à dama, e por conta disso, ela nunca se enlaçou totalmente com ele. Esse é o motivo pelo qual Thanos nunca consegue morrer.
A Morte e o Mercenário
Embora não pudesse se apaixonar por um mortal, a Morte acabou se vendo vítima dos encantos de Deadpool. E isso porque, devido à natureza de seus poderes, o Mercenário Tagarela sempre conseguia escapar de seu abraço mortal, o que a tornou desesperada para tê-lo consigo.
Contudo, é evidente que isso não caiu muito bem com Thanos. O Titã Louco se sentiu traído e indesejado, e chegou a bater de frente com Wade Wilson por conta disso - já que ele, garanhão como sempre, também flertava com a Morte. Como resultado, o vilão amaldiçoou Deadpool com total imortalidade, para que nunca pudesse se unir definitivamente com a Morte.
Trocada e traída
Apesar de Thanos amar a Morte veementemente, nos últimos anos, ele se viu cada vez mais traído e escanteado por sua amada. Tudo isso piorou quando ela, para provar o amor do Titã uma última vez, fez com que Thane aceitasse a Força Fênix e enfrentasse seu pai.
Thanos obviamente derrotou seu filho, mas percebeu que já não amava mais a Morte. Isso trouxe uma reviravolta ainda mais absurda, quando o vilão resolveu trocar sua companheira de décadas por Hela, a Deusa Asgardiana da Morte, que por sua vez, se provou uma parceira menos traiçoeira e mais efetiva.
Representação
A representação da Morte no Universo Marvel é brilhante, e uma das melhores já traçadas para os quadrinhos. Misturando elementos comuns a todas as suas representações, ela pode se apresentar de qualquer forma que desejar, mas sempre opta por duas formas físicas fixas.
Ela pode ser vista como o típico cadáver esquelético envolto em um capuz, mas frequentemente prefere ser uma dama mórbida, bela e feroz. Contudo, isso só acontece quando ela aparece para seres humanoides. Para outras raças, ela possui outras formas. A Morte raramente fala, mas sua presença por si só já diz muita coisa.
Poderes
Como uma entidade cósmica, a Morte é quase onipotente, e é completamente energizada pelo Poder Cósmico. Ela pode fazer o que quiser, embora sua natureza a incline em torno dos cuidados com a morte em si. Além disso, ela obviamente é imortal.
Curiosamente, ela não se importa tanto em provocar a morte, ou mesmo organizar a passagem das almas para o submundo. Como ela fica responsável apenas pelo domínio das almas, ela permite que seres como as Valquírias, Hela, Thanos e Caronte façam o "serviço sujo".
Domínios
A Morte possui seu próprio domínio físico, chamado comumente de Reino da Morte. Trata-se de um local etéreo onde são enviadas todas as almas caídas do universo, sem distinção. Não sabemos ainda, no entanto, qual a relação deste reino com o Paraíso e os vários Infernos que existem no Universo Marvel.
Dentro de seu domínio, existe uma relíquia cósmica e mística, chamada de Poço do Infinito. Quem olha através dele pode descobrir todos os mistérios do universo, já que ele supostamente acumula todo o conhecimento e sabedoria dos que já morreram.
Fora das HQs...
A personagem pode não ter dado as caras como consorte de Thanos em Guerra Infinita, mas isso não significa que ela já não tenha aparecido em outras mídias antes. A primeira aparição dela se deu na série animada do Surfista Prateado, embora fosse chamada de Lady Caos.
Por outro lado, nos video games, ela já teve uma presença maior. A personagem está no game do Deadpool, como um dos muitos interesses românticos do Mercenário Tagarela. Já em Marvel vs Capcom: Infinite, ela se junta com Jedah Dohma para unir seus respectivos universos, e utiliza a ajuda de Thanos para isso.