10 Coisas que você precisa saber sobre a Legião dos Super-Heróis!

Capa da Publicação

10 Coisas que você precisa saber sobre a Legião dos Super-Heróis!

Por Felipe Vinha

A Legião dos Super-Heróis pode não parecer, mas é uma das equipes mais clássicas da DC
Comics. Criado em 1958, o grupo atua no futuro bem distante – Século 31, para ser mais exato – e
vez ou outra aparece no nosso presente, para interagir com heróis atuais.

Apesar de ser um time extremamente grande, ele possui heróis conhecidos do grande público, como
Mon-El, Vésper, Ultra-Rapaz e Brainiac 5. Ok, não tão conhecidos assim, mas com adaptações
para séries e desenhos, o que ajuda na popularidade.

Se você ainda não conhece, é um ótimo momento para conhecer. Clique e leia coisas e curiosidades
que você precisa saber sobre a Legião!

Imagem de capa do item

Origem ligada ao Superboy

A Legião dos Super-Heróis tem sua origem bem ligada ao Superboy. Na verdade, os Legionários apareceram pela primeira vez em uma história onde o Garoto de Aço protagonizava a aventura. Inicialmente eles eram um clube de heróis do século 30 e tinham o Superboy como inspiração.

Eles viajaram no tempo para recrutar o herói para seu clube e fizeram uma série de testes com o Superboy. Mas tudo não passou de uma brincadeira e, ao final, devolveram o Garoto de Aço ao seu tempo de origem.

Ao longo dos anos, o Superboy viveu várias aventuras ao lado da Legião e chegou a integrar a equipe durante algum tempo.

Imagem de capa do item

Versões live action

A Legião já possui pelo menos duas versões live action, com atores reais, conhecidas.

A primeira delas surgiu na época de Smallville. Rapaz-Relâmpago, Saturnina e Rapaz-Cósmico participam desta versão, em uma adaptação bem próxima do que houve nos quadrinhos, quando encontram o Superboy.

A mais recente, e mais conhecida do público atual, é a Legião que aparece em Supergirl, seriado da CW. Aqui temos Mon-El, Saturnina e Brainiac 5.

Imagem de capa do item

Talvez o maior grupo da DC

Apesar de ter sido apresentada apenas com três membros iniciais, a Legião dos Super-Heróis talvez seja o maior grupo da DC já conhecido e já lançado.

É comum ver publicações onde a Legião conta com pelo menos 10 membros ativos, e muitos outros em missões secundárias. Já houve casos onde a equipe mostrou ter mais de 30 personagens atuantes, em diversos pontos de combate, desenvolvimento e estratégia.

Ainda que tenha gente para caramba em seu elenco, a Legião dos Super-Heróis sempre age de forma organizada e coesa.

Imagem de capa do item

Eles se lembram de tudo

Sabe o reboot que o Universo DC sofreu após o Ponto de Ignição, que resultou nos Novos 52? Então, a Legião foi o único grupo não afetado pelo efeito do reinício do universo.

Talvez por ser do futuro, talvez por puro roteirismo.

O que sabemos é que há histórias em quadrinhos da época onde os personagens comentam que eles lembram de tudo, mas os outros heróis não. Este ponto, porém, não foi desenvolvido.

Imagem de capa do item

Guardiões da Galáxia?

Pode parecer estranho, mas a Legião dos Super-Heróis já foi combinada com os Guardiões da Galáxia. Mas calma, não foi nenhum projeto de uma editora só, mas sim no crossover dos anos 90 conhecido como Amálgama, onde Marvel e DC lançaram quadrinhos que mesclavam dois de seus heróis, ou grupos, em um só.

Assim nasceu o grupo conhecido como Legião dos Guardiões Galácticos 2099, que trazia ainda elementos do Universo Marvel 2099, já que a Legião era do futuro.

As histórias não foram lá muio boas, principalmente pelo fato de que os Guardiões da Galáxia da época eram figuras "B" da Marvel, bem diferente dos membros atuais da equipe.

Imagem de capa do item

Nos games

A única aparição da Legião dos Super-Heróis nos videogames foi em Injustice 2, título bem recente, inclusive.

Se você jogar o modo história de Brainiac, o vilão do jogo, é possível ter uma surpresa no final, depois que ele enfrenta… Ele próprio.

Acontece que o Brainiac que você controlou durante as lutas era Brainiac 5 disfarçado. Ele voltou no tempo para deter seu antepassado de criar mais atrocidades. Na conclusão de sua história, ele volta para o futuro e se reúne com sua equipe.

Imagem de capa do item

Supergirl comanda

Não foi apenas Kal-El que liderou a Legião durante algum tempo. Sua prima, Supergirl, também assumiu este papel de forma marcante.

Inclusive, em 2005, a revista dos heróis passou a se chamar Supergirl and the Legion of Super-Heroes, informando já no título quem era a líder.

Imagem de capa do item

Nem todos voam

Pois é, é verdade. Apesar de serem do futuro, a Legião dos Super-Heróis não tem tantos poderes assim em cada um de seus membros. Nem todos voam. Na verdade, pouquíssimos deles voam de forma natural!

Para isso, a Legião criou os famosos Anéis de Voo. São anéis com um “L” na frente, capazes de dar poder de voo ao seu usuário. O anel é um dos objetos mais icônicos, e famosos, da Legião.

Imagem de capa do item

Noturno

Pode parecer inacreditável, mas, por pouco, Noturno não foi um membro da Legião dos Super-Heróis. E, sim, estou falando do membro dos X-Men.

Originalmente, Noturno foi criado por Dave Cockrum para ser um membro da Legião. Ele tentou vender a ideia para a DC, mas foi rejeitado para o grupo. Então, o criador resolveu criar um spin-off da equipe, chamado de “The Outsiders”, onde incluiria Noturno.

O editor da DC na época achou que o personagem tinha um visual muito bobo e engraçado. E o resto é história: Dave Cockrum desistiu de levar o herói para a DC e resolveu trazê-lo para a Marvel e os X-Men.

Imagem de capa do item

Andam sumidos

A Legião dos Super-Heróis sempre esteve presente em todos os fatos e acontecimentos mais importantes da DC Comics. Porém, eles andam sumidos. Sua última aparição foi durante a revista Liga da Justiça Unida, de 2015, e desde então não deram mais as caras.

Atualmente, a DC Comics está em sua fase pós-Renascimento, concluindo histórias como Metal e Doomsday Clock. Dentro do Renascimento, a Legião teve participações pontuais, apenas com alguns de seus membros aparecendo aqui ou ali.

Eles andam sumidos, mas a editora tem planos para os heróis. Se você é um dos fãs que está no aguardo de novidades, resta torcer.