10 coisas que você precisa saber sobre a Kate Bishop, a Gaviã Arqueira!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre a Kate Bishop, a Gaviã Arqueira!

Por Márcio Jangarélli

Ainda, podemos adicionar na lista que a moça é bem convencida, um pouco irritante e, bom, qualquer adjetivo que você possa usar para gente jovem. E mesmo assim, é boa no trabalho heroico e conquistou não só o público, mas os heróis mais antigos. Aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre a Kate Bishop, a Gaviã Arqueira! Aquele momento onde aprendiz e mentor são parecidos até na personalidade.

Tema sugerido pelo leitor Ph Souza!

Imagem de capa do item

Quem é Kate Bishop?

Kate Bishop, a Gaviã Arqueira – no original, Hawkeye, assim como o Clint – é uma criação de Allan Heinberg e Jim Cheung, fazendo sua estreia na revista dos Jovens Vingadores em 2005.

Ela é uma jovem heroína que atua principalmente com arco e flecha, como seu mentor, parceiro de profissão e amigo, Clint Barton. Kate fez parte dos Jovens Vingadores, dos Vingadores Secretos e geralmente trabalha junto do Clint.

Imagem de capa do item

Ela vem de uma família rica

A origem da moça é bem abastada. Kate Bishop é a filha mais nova de uma família muito rica de Manhattan. Durante a infância, ela buscava de todas as formas a aprovação de seu pai, Derek, enquanto sua mãe, Eleanor, morreu em um acidente durante uma viagem. Ela também tem uma irmã mais velha, Susan, com a qual se apegou por algum tempo, mas as duas se distanciaram.

Imagem de capa do item

Mas não gosta muito da ideia

Kate idolatrou seu pai até assistir um de seus crimes. Decidindo investigar quais eram as verdadeiras atividades de Derek, ela foi capturada pelo criminoso El Matador. A moça conseguiu escapar e, durante sua fuga, foi salva pelos Vingadores.

Depois disso, Kate ficou desconfortável com a riqueza de sua família, evitando ao máximo o dinheiro, usando seu tempo com caridade e treinamentos. Em certo ponto, ela até usou as finanças, mas para conseguir manter os Jovens Vingadores - não por muito tempo.

Imagem de capa do item

O Gavião Arqueiro causou uma boa impressão

Enquanto fugia do El Matador, Kate foi salva pelos Vingadores, mas, dentre eles, um dos heróis lhe chamou mais a atenção. Ela ficou impressionada com o Gavião Arqueiro que, mesmo sendo um humano comum, sem poderes além de suas habilidades com as armas, conseguia ser um herói. Desiludida com seu pai, ela tomou o Gavião como seu novo modelo.

Imagem de capa do item

E ela resolveu que também podia lutar

Depois do El Matador, as coisas pioraram para Kate antes de melhorar. Alguns meses antes do casamento de sua irmã – onde encontra os Jovens Vingadores pela primeira vez – ela foi abusada enquanto caminhava pelo Central Park.

Aliando o episódio ao sequestro e à desilusão com a família, isso motivou Kate a aprender várias tipos de luta e auto-defesa, treinando com espadas, artes marciais e, claro, arco e flecha.

Imagem de capa do item

Ajudou os Jovens Vingadores em seu próprio resgate

O casamento de sua irmã também não foi o melhor momento. Em partes. Todo o casamento foi feito de refém por criminosos, até os Jovens Vingadores chegarem para o resgate. E piorarem a situação. Os heróis só conseguiram atear fogo no local, precisando da ajuda da Kate para finalizarem a situação.

No hospital, após o evento, Kate e Cassie Lang, filha do Homem-Formiga, se uniram, encontraram os Jovens Vingadores e se auto-convidaram para a equipe.

Para oficializar sua estadia no grupo, Kate ajudou os heróis derrotarem o Kang, o Conquistador, usando peças dos trajes deixados pelos Vingadores nas ruínas da Mansão.

Imagem de capa do item

Desobedeceu o Capitão América

Para dar um exemplo do quão cabeça dura e altiva essa garota pode ser, ela desobedeceu o Capitão América – quando ela ainda nem codinome heroico tinha.

O Capitão e o Homem de Ferro ordenaram que os Jovens Vingadores desfizessem a equipe. Porém, Kate conseguiu convencer o time a continuar, usando o dinheiro de sua família para manter as missões por mais algum tempo.

Imagem de capa do item

E se tornou a Gaviã Arqueira!

Por conta de suas atitudes enquanto a equipe não era aceita pelos Vingadores – principalmente por sua discussão com o Capitão América após o Patriota ser hospitalizado – ela ganhou o codinome de Gaviã Arqueira! Uma oferta do Capitão América, pelas mãos da Jessica Jones, Kate recebeu o título que havia pertencido ao Clint e o arco do herói.

Imagem de capa do item

Parceira do Clint

Durante a Guerra Civil, Clint retornou e, enfim, ele e Kate se conheceram. Depois de alguns encontros truculentos, o próprio Gavião Arqueiro oficializou a passagem de seu codinome e arco para a moça.

Tempos mais tarde, após a separação dos Jovens Vingadores, Clint recrutou Kate para ser sua parceira na proteção do Brooklyn. Assim, os dois passaram trabalhar juntos, enquanto Kate também se juntou a uma nova equipe dos Jovens Vingadores.

Mais adiante, a Gaviã se separou de seu time novamente, discutiu com o Clint e embarcou em uma aventura solo em Los Angeles, onde trabalhou como detetive particular.

Seu relacionamento com o Clint é cheio de idas e vindas, mas os dois continuam parceiros de codinome e trabalho heroico. Bom, pelo menos até o caso do Hulk, em Guerra Civil II. Agora as coisas estão um pouco complicadas.

Imagem de capa do item

Escudeira de ninguém

O legal sobre a Kate é que ela é bem comum, sem idealismos. Ela é uma das representatividades da mulher jovem nos quadrinhos, se distanciando de padrões de comportamento, seguindo uma linha bem Gavião Arqueiro mesmo

Inclusive, o ponto principal sobre a Kate é que ela não é escudeira de ninguém. Ela nunca foi sidekick. Seu papel sempre foi como uma heroína própria. Ela é a Hawkeye - se errarem o nome, Hawkguy - e parceira do Clint. Nada mais, nada menos.