10 coisas que você precisa saber sobre a Jubileu!
10 coisas que você precisa saber sobre a Jubileu!
Fogos de artifício e gritaria!
Mesmo sendo chamada de inútil por muitos, a Jubileu já provou seu valor ao lado dos X-Men. Conhecida por seu visual vibrante e seus poderes nada convencionais, a heroína está na ativa desde os anos 90, enfrentando vários vilões e participando de diversas equipes dos Filhos do Átomo.
Com toda sua popularidade, não é de se espantar que ela seja uma das personagens centrais de Dawn of X, a nova fase dos mutantes nos quadrinhos. Porém, aqui decidimos olhar um pouco para seu passado e sua história – e é por isso que você confere 10 coisas que precisa saber sobre a Jubileu!
Créditos: Marvel Comics
Quando Jubileu apareceu pela primeira vez nos quadrinhos?
Jubileu foi criada por Chris Claremont e Marc Silvestri em maio de 1989.
Sua primeira aparição se deu nas páginas de Uncanny X-Men #244. Nas edições seguintes, ela seria peça fundamental no resgate de um membro importante dos X-Men: o Wolverine, que na época estava sendo torturado pelos Carniceiros.
Qual é a origem de Jubileu?
Jubilation Lee é a filha de dois imigrantes chineses. Ela nasceu e foi criada em Beverly Hills, na Califórnia. Ela era uma garota popular e bem sucedida, até que sua vida deu uma guinada.
Em uma semana, seus pais acabaram perdendo todo seu dinheiro e, confundidos com outras pessoas, acabaram sendo assassinados por bandidos. Tudo isso enquanto Jubileu estava fora, com um amigo da família.
Jubilation então foi enviada para um orfanato, mas logo fugiu e passou a viver em um shopping, roubando comida para sobreviver. Ao fugir de um segurança, ela acabou descobrindo seu poder mutante. Os seguranças então contrataram caçadores de mutantes para capturar Jubileu. Porém, curiosamente, Tempestade, Psylocke, Cristal e Vampira estavam no local no mesmo dia, e ajudaram Jubileu a se salvar. Curiosa, ela acabou seguindo as mulheres e acabou parando na base temporária dos X-Men.
Ela acabou presenciando momentos tenebrosos, como a "morte" da Tempestade e a captura do Wolverine pelos Carniceiros. Ela foi a responsável por salvar o Carcaju e acabou se tornando a parceira não-oficial do herói mutante, logo em seguida entrando para os X-Men.
Como é a personalidade de Jubileu?
Jubileu um dia foi uma heroína adolescente por excelência. Impulsiva, engraçada, por vezes até mesmo inocente, ela foi durante muitos anos uma ajudante fiel e bem-humorada do Wolverine.
Com o tempo, ela cresceu, e passou a tomar responsabilidades de adultos - inclusive criando seu próprio filho. Mas no fundo, ainda podemos ver a Jubileu que tanto amávamos.
Quais são os poderes e as habilidades de Jubileu?
Jubileu é capaz de disparar rajadas de energia plasmoide concentrada - em outras palavras, seus "fogos de artifício". Infelizmente, isso acabou se perdendo após a Dinastia M. Com o evento, a mutante perdeu seus poderes, mas já reconquistou seus poderes novamente.
Por um bom tempo, ela se tornou uma vampira, recebendo os poderes de imortalidade e habilidades vampirescas, como velocidade, reflexos e força sobre-humana, além de conseguir se regenerar, possuir presas e garras e poder se transformar em névoa. Há alguns anos, ela perdeu os dons de vampiro ao ser “curada” da maldição.
Quais são as fraquezas de Jubileu?
Assim como os poderes, a transformação de Jubileu em vampira também lhe trouxe as fraquezas de uma criatura noturna.
Isso significa que ela não podia se expor a uma grande quantidade de luz solar, alergia a prata, aversão aos símbolos religiosos e podia, tecnicamente, ser "morta" se tivesse uma estaca de madeira atravessada no coração. Ela também possui discalculia, isto é, ela não consegue compreender operações matemáticas, mesmo uma simples conta de soma.
Em quais equipes Jubileu já esteve?
Jubileu já foi dos Novos Guerreiros, da Geração X e da X-Corps.
Entretanto, nenhum grupo foi tão fundamental para a personagem como os X-Men. Mais importante do que isso foram as parcerias que ela fechou ao longo dos anos, se tornando uma grande amiga de Gambit, da X-23 e do Wolverine.
Atualmente, ela faz parte da Excalibur, uma equipe liderada por Betsy Braddock, a nova versão da Capitã Britânia.
Quais são os inimigos da Jubileu?
Apesar de ser um membro fácil de chamar atenção entre os X-Men, Jubileu tem poucos inimigos próprios. Talvez, o maior deles seja Xarus, responsável por transformá-la em vampira.
Xarus seduziu a mutante e destruiu completamente seu psicológico, além de tê-la deixado incontrolável em sua sede de sangue. Felizmente, o vampiro já foi derrotado e não aparece nas revistas da Marvel há anos.
O traje da Jubileu
Calça apertada, blusa e óculos rosa, sobretudo amarelo... vai dizer que não conhece o traje clássico da Jubileu?
Tirando seu visual mais conhecido, ela teve poucos uniformes “diferenciados” - e quando teve, eram em fases nas quais os X-Men tinham trajes padronizados.
Momento de destaque
Apesar do arco em que isso aconteceu ser um completo desastre, a transformação de Jubileu em uma vampira foi algo que faltava para trazer a personagem para o público de modo interessante, novamente.
Ela adotou uma nova personalidade e uma nova postura, mais agressiva e que precisava ser constantemente contida. Além disso, ela acabou adotando um menino, e inclusive o viu adulto, quando ele veio do futuro na saga A Batalha do Átomo.
Fora das HQs
Jubileu é marca registrada de diversos jogos e animações da franquia mutante, mas nenhum foi tão impactante quanto a série animada dos anos 90, que trazia a personagem como um elo entre os X-Men e o público mais jovem. Foi graças a essa série que ela conseguiu destaque nos quadrinhos.
Nos cinemas, ela fez diversas participações especiais nos filmes da Fox, mas sempre entrava muda e saía calada. Ainda não sabemos se ela está nos planos da Marvel Studios para seu reboot dos X-Men.