10 Coisas que você precisa saber sobre a Jessica Jones!
10 Coisas que você precisa saber sobre a Jessica Jones!
A série da Jessica Jones foi um grande sucesso na Netflix. Que tal saber algumas coisas que – a menos que seja um grande fã da heroína – você provavelmente não sabe sobre a antiga Safira?
Introduzida no universo Marvel em 2001, teve toda sua origem criada em cima do fato de ter estado presente ali há décadas. Conhecemos Jessica como uma amargurada investigadora particular, que costumava ser uma heroína, porém devido um grande trauma, abandonou a vida heroica.
A Vida como Safira
Após um acidente de carro em que ela teve contato com diversos produtos químicos radioativos, Jessica entrou em coma e acordou apenas com a primeira luta do Quarteto Fantástico com Galactus, que liberou uma grande energia cósmica.
Tendo a habilidade de voar, super-força e certa resistência, Jones decidiu lutar contra o crime após ver o Homem-Aranha lutando contra o Homem-Areia. Porém sua carreira foi curta, já que pouco tempo após iniciar suas atividades como Safira, Jessica Jones encontrou seu “arqui-inimigo”, o Homem-Púrpura.
Controlada pelo Homem Púrpura
Zebediah Killgrave tem a habilidade de controlar qualquer pessoa com quem conversa com o uso de feromônios - não importa qual seja a força física, qualquer pessoa ao ouvir sua voz não pode resistir seus comandos.
Na primeira vez em que encontrou o vilão, Jessica foi controlada por ele. Não apenas isso, mas foi mantida prisioneira por oito meses. Ela apenas se livrou do controle, quando ele a mandou para matar o Demolidor. Confusa, ela acabou atacando a Feiticeira Escarlate.
Se livrando do controle do Homem Púrpura, ela tentou fugir, apenas para ser violentamente atacada pelo Visão e Homem de Ferro, que a colocaram, novamente em um coma.
Investigadora Particular
Após acordar de seu coma, com a ajuda de Jean Grey, ela foi chamada para entrar para os Vingadores e para a S.H.I.E.L.D., porém recusou a oferta, decidindo se tornar a violenta heroína “Knightress”.
Isso não durou muito tempo e então tornou-se uma investigadora particular, ajudando diversos heróis, mesmo estando traumatizada e desesperada para se afastar desse mundo. Naquela época, ela acabou fazendo amizade com alguns heróis, entre eles Luke Cage, Carol Danvers e o Punho de Ferro.
Homem-Aranha e Tocha Humana
Quando adolescente, Jessica Jones era totalmente apaixonada por Peter Parker, com quem estudou no colégio e o Tocha Humana, de quem tinha um pôster na parede de seu quarto (poster este que é o culpado por uma das mais desconfortáveis cenas de histórias em quadrinhos já mostradas pela Marvel).
Jessica revela sua paixão por Peter apenas quando ele revela sua identidade para os Novos Vingadores. E como já dito, ela decidiu se tornar uma heroína após ver o Aranha lutando contra o Homem-Areia.
O Lado Violento do MCU
“Alias”, a primeira revista na qual protagonizou, possuía o selo MAX, ou seja, era uma história mais adulta e violenta. Dizem por ai que Brian Michael Bendis queria ter utilizado a Mulher-Aranha, Jessica Drew, na história. Contudo a Marvel não deixou, já que não queria ver a personagem em uma história tão violenta e sexual, assim, ele criou Jessica Jones. Bendis nega até hoje essa história.
Ainda assim, Jessica Jones possuía um quadrinho muito mais adulto, que lidava com sua jornada de autodescoberta enquanto pessoa e heroína, enfrentando seus medos e ajudando os outros enquanto ajudava a si mesma; uma caracterização muito diferente da vista atualmente no mundo dos heróis. Além disso, “Alias” lidava francamente com sexo e violência. Jones xingava, bebia e fumava, algo que pouquíssimos personagens dos quadrinhos foram vistos fazendo e, definitivamente, não ao mesmo tempo
Além de tudo isso, supostamente, o título MAX foi criado para que Bendis pudesse escrever a história da personagem.
Relacionamentos com outros Heróis
O principal motivo de Bendis ter finalizado Alias e ter feito Jessica Jones se tornar uma escritora para o Clarim Diário foi para que a moça tivesse mais interações com outros heróis. Como Alias era um quadrinho muito adulto, não podia ter a participação de heróis muito conhecidos, como Homem-Aranha e outros.
Jones tornou-se escritora de uma seção de heróis no Clarim Diário, o “The Pulse”. Ali ela tem algumas aventuras como investigadora, principalmente ajudando os “Jovens Vingadores”. Porém decide abandonar o emprego após J. Jonah Jameson usar o jornal para sujar o nome dos “Novos Vingadores”.
Luke Cage
Desde a primeira edição de Alias, Jessica Jones tem diversos encontros sexuais com Luke Cage. Contudo, ela não consegue se apaixonar por qualquer pessoa naquele momento. Luke Cage aparece em diversas edições de Alias. Depois disso, eles têm uma filha e se casam.
Porém, Luke não foi o único herói com quem Jones se relacionou. Em Alias, Carol Danvers (a Capitã Marvel), amiga de Jess, decide levá-la para um encontro com o Homem-Formiga, Scott Lang. As coisas, contudo, não deram muito certo.
Seus poderes são bem “meehh”
Do que ela é capaz? Em habilidades sobre-humanas, não muito coisa. Ela pode voar... Porém essa sua habilidade está “um pouco enferrujada”. Ela tem super-força, porém nada acima dos níveis vistos em outros super-heróis. Ela tem certa durabilidade, porém quando lutou contra o Visão e o Homem de Ferro acabou com a espinha e o pescoço danificados, uma retina descolada e um nariz quebrado...
Mas o que lhe falta em super-poderes, ela compensa em personalidade e habilidades. Jessica Jones é uma personagem com qual as pessoas podem se relacionar, ela é carismática e amável. Junto disso, ela também possui ótimas qualidades investigativas, tanto que...
Ela descobriu a Identidade do Capitão América
Na primeira edição de Alias, Jessica Jones investiga o caso de uma mulher que havia sumido após se apaixonar por um novo namorado. Jessica descobre que a jovem ainda estava vivendo em Nova York e vai em sua busca, filmando quando ela e o namorado chegam em casa. Ela também filma o namorado recebendo uma mensagem e tendo que correr, porém não pela porta da frente. Ele sai pelo telhado e coloca a máscara de Capitão América.
E assim começa uma das primeiras histórias da heroína renegada, que descobre a identidade do Capitão antes dela se tornar publica. Além disso, ela ainda encontra a “Mulher-Aranha”, Mattie Franklin, que estava sendo mantida prisioneira por seu namorado. Jessica Jones ajuda diversos outros heróis e cria uma grande rede de contatos com as mais diversas figuras do universo Marvel.
Seu seriado ficou em desenvolvimento por anos!
Como você provavelmente sabe, Steven DeKnight (Spartacus) se tornou o showrunner de “Demolidor” quando Drew Goddard (Buffy e Angel) foi forçado a deixar o projeto para se focar no spin-off de “O Espetacular Homem-Aranha 2”.
Já a Showrruner de AKA Jessica Jones está ligada ao projeto por um loooongo tempo. Desde quando a série estava tentando encontrar um lar na ABC, em 2010!
Melissa Rosenberg, showrunner da série, disse que o principal motivo dela não ter sido escolhido pela ABC e por outros canais era por ser um roteiro “muito adulto”, além de que muitos canais acreditavam que uma série de heróis protagonizada por uma mulher alcoólatra não traria muita audiência.