10 coisas que você precisa saber sobre a família Lannister, de Game of Thrones!
10 coisas que você precisa saber sobre a família Lannister, de Game of Thrones!
Ouça-nos rugir! Nessa nossa vida de Game of Thrones, uma das famílias que mais dividem o gosto dos fãs, sem dúvida, são os Lannisters. A casa já passou um tempo como “antagonista”, no melhor sentido que “As Crônicas de Gelo e Fogo” podem oferecer dessa dualidade, atravessaram um caminho conflituoso e, agora, depois de uma espécie de redenção (ou humanização), muita gente torce pelos leões!
Assim, aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre a família Lannister, de Game of Thrones! Mantendo em mente que eles sempre pagam suas dívidas, com ouro ou sangue.
"Hear me Roar"
Seguindo as primeiras impressões que temos da saga, na série e nos livros, a família Lannister é a principal em levantar uma espécie de antagonismo frente aos Stark, porém isso se dissipa conforme a história ganha mais profundidade. É uma das famílias mais ricas, senão A mais rica e poderosas de toda Westeros, comandada, no início da trama, por Tywin Lannister, seguido de seus filhos, Jaime e Cersei. Nem precisamos colocar o Tyrion na conta. Mesmo com tanto poder, a família não entra no leque das mais tradicionais, quando, perto das casas do Norte, por exemplo, é um tanto quanto jovem.
O símbolo da casa é um leão dourado em um fundo vermelho, cores que se refletem diretamente nos membros, brancos com cabelos loiro-dourado, diferente do loiro embranquecido dos Targaryen. Seu lema é “Hear me Roar” (Ouça-me rugir), mas uma outra frase dos Lannisters é bem conhecida; “Um Lannister sempre paga suas dívidas”, seja no quesito ouro, por conta da riqueza e orgulho da família, seja por sangue, depois da linhagem ser guiada pelas mãos firmes do Tywin, levando ao episódio que gerou a música “Rains of Castamere”.
"Um Lannister sempre paga suas dívidas"
Uma das principais características da família Lannister é seu poder monetário. A família é tão rica que já emprestou MUITO dinheiro para a Coroa cobrir os rombos de Porto Real. Junto do poder financeiro, a frase “Um Lannister sempre paga suas dívidas” ganhou uma conotação bem sombria depois que a família começou a ser comandada pelo Tywin, que, ao contrário de seu pai, reconstruiu toda a honra que a casa havia perdido durante os anos, derramando muito sangue pelo caminho. Além do caso de “Rains of Castamere”, com as casas Reynes e Tarbeck, Tywin foi responsável pelo grande saque de Porto Real, que pôs fim ao reinado do Rei Aerys II.
Rochedo Casterly
Falando sobre os primórdios da família, ao contrário dos Stark, que tratamos na última lista, os Lannister não são descendentes dos Primeiros Homens de Westeros, sua linhagem segue mais para os Ândalos. Ainda, como família, os Lannisters são descendentes da casa Casterly, criada por Corlos Casterly. A história de descendência também é o motivo da riqueza dos Lannister.
Corlos era um caçador que, segundo as histórias, um dia matou uma leoa em uma caverna e, depois de explorar um pouco mais, encontrou seus três filhotes. Quando decidiu poupar os leões, o caçador descobriu que a caverna, na verdade, era uma mina gigantesca de ouro. Para proteger seu minério, ele começou a morar próximo à caverna e ao rochedo e, conforme os anos se passaram, ali foi fundado o Rochedo Casterly, sede atual da Família Lannister.
Lann, o Esperto
Porém, os Lannister surgiram muito depois da descoberta do ouro no rochedo. A história conta que a casa é originada pelo lendário trapaceiro Lann, o Esperto. Existem várias versões da história, porém, todas indicam que Lann entrou no castelo da família Casterly e, através de várias artimanhas, ele conseguiu fazer com que os antigos donos abandonassem suas terras e tomou o lugar para si, dando origem aos Lannister.
É dito que Lann teve tantos herdeiros que conseguiu repovoar o Rochedo e seus descendentes ainda tiveram que expandir seu domínio, criando a cidade de Lannisporto.
O Leão que Ri
Chegando um pouco mais próximo da história principal, temos o Tytos Lannister, conhecido como “O Leão que Ri”. Tytos é o pai do Tywin, avô da Cersei, Jaime e Tyrion. Ao contrário do Tywin, Tytos não era um bom líder, “desonrando” o nome da família por ser muito bondoso, deixando dívidas acumularam, evitando confronto, virando uma espécie de piada entre o povo. Nem todos os leões são amedrontadores, certo?
Canil
Uma casa que tem sua origem ligada diretamente aos Lannister é a da família Clegane. Os Clegane, do Sandor “Cão de Caça” e seu irmão, Gregor “o Montanha”, ganharam suas terras e seu status por conta de Tytos. O lorde do canil de Tytos o salvou do ataque de uma leoa, sacrificando seus cachorros no processo. Tytos, então, concedeu terras ao súdito e o símbolo da família Clegane vem dos cachorros que foram mortos no resgate. O fundador da casa é avô de Sandor e Gregor Clegane.
Rains of Castamere
Depois de muito, Tywin resolveu assumir as responsabilidades de sua família, quando seu pai não conseguia mais lidera-la. É do domínio de Tywin que vem o episódio do massacre das casas Reynes e Tarbeck, vassalos dos Lannister que se rebelaram contra seu domínio. Tywin obliterou as duas famílias, deixando apenas a música “Rains of Castamere” como memória do episódio. Escute a música clicando aqui.
Tywin Mão do Rei
Tywin, considerando todas as suas ações, foi um grande líder para a Casa e para Westeros. Ele era um dos amigos mais próximos do Rei Aerys II, tanto que se tornou sua Mão do Rei, o mais jovem a assumir o cargo na história. Tywin era tão bom em seu trabalho que, já nas épocas de loucura do Rei, muitos atribuíam todos os trabalhos da Coroa à ele, dizendo que quem realmente governava era o Lannister, não o Targaryen. Por isso, aliado a vários outros momentos, a relação entre Tywin e Aerys tornou-se extremamente complicada, levando o Leão a abandonar o cargo. Ainda, Tywin é o responsável pelo saque à Porto Real, no final da Rebelião, quando invadiu e destruiu a cidade com seu exército, culminando na queda do Rei e extermínio dos últimos Targaryen na cidade.
Tia Genna
Mas, por mais que na série pareça, Tywin não era filho único. A linhagem de Tytos seguiu com 3 filhos e uma filha. Além de Tywin, temos Kevan, atual Mão do Rei, que governou o Rochedo durante a ausência dos membros principais da família, Gerion, que desapareceu no mar, e a Tia Genna, citada pelos familiares com desprezo por conta de seu casamento com um dos filhos do Walder Frey.
A última ninhada de leões dourados
Atualmente, os três filhos do Tywin ainda estão vivos, Cersei se encaminhando para a famosa teoria dos fãs da “Rainha Louca”, Jaime, na série, expulso de Porto Real, nos livros, nutrindo ódio da irmã e Tyrion, em sua busca pelos Targaryens restantes; Kevan está servindo como Mão do Rei para o último filho vivo da Cersei, Tommen, e seu próprio filho, Lancel, um dos casos mais famosos da Rainha, tornou-se um membro da Fé Militante. Por conta dos grandes empréstimos da família à Coroa, duvidasse um pouco de seu status de riqueza, além do nome da Casa ter caído “em desgraça” devido a exposição da vida da Cersei em sua purificação pela Fé dos Sete.