10 coisas que você precisa saber sobre o Noturno
10 coisas que você precisa saber sobre o Noturno
Bamf!
Os X-Men estão voltando com tudo nos quadrinhos na nova fase, conhecida como Dawn of X. Após anos sendo diminuídos dentro da própria Marvel, os Filhos do Átomo voltaram a ter o destaque e o reconhecimento que merecem. Muitos personagens estão participando de novas equipes, enquanto outros ainda aparecem regularmente nas novas histórias.
Embora o Noturno não esteja atrelado a nenhum novo grupo mutante, o herói não deixa de ser uma das figuras mais populares dos X-Men. Capaz de se teleportar e tendo uma aparência nada convencional, o mutante possui muitos fãs – e aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre o Noturno!
Créditos: Marvel Comics
Primeira aparição e criadores do Noturno
A primeira aparição de Noturno aconteceu em X-Men Giant Size #1, com a nova formação dos X-Men. Criado por Chris Claremont e Dave Cockrum, o personagem logo foi um dos mais adorados pelos fãs.
A nível de curiosidade, Cockrum havia criado o visual do personagem e lhe dado uma história como um demônio que se recusava a voltar para o inferno após ter falhado em uma missão. O desenhista chegou a tentar vender os direitos para que ele fosse incorporado na Legião dos Super-Heróis, mas a DC Comics recusou a oferta.
Origens do Noturno
Filho de Mística e do demônio mutante Azazel, o jovem Kurt Wagner foi abandonado por sua mãe biológica ainda bebê. Tendo sobrevivido a queda de uma cachoeira, ele foi encontrado e criado por uma cigana.
Noturno cresceu sendo um astro circense, e logo descobriu que seus poderes iam além de sua aparência demoníaca. Jovem, ele salvou uma jovem ao se teletransportar, deixando o público extasiado pensando que se tratava de algum tipo de efeito especial.
Enquanto isso, um dos irmãos de criação de Kurt acabou se enveredando para o lado do ocultismo, sequestrando e matando crianças do vilarejo onde viviam. Kurt encontrou o irmão e, para impedi-lo, o matou no ato. A população chegou a tempo apenas de ver o rapaz ensaguentado carregando o corpo do irmão e vários bebês mortos. Começou a perseguição, e ali foi quando Charles Xavier apareceu para resgatá-lo e convidá-lo a se juntar aos X-Men.
Personalidade do Noturno
Kurt é um herói altruísta e que sempre procura o melhor das situações e das pessoas. Mesmo perseguido e odiado, ele continuava se arriscando a seguir fielmente o sonho do Professor X.
Kurt também é um católico fervoroso, o que sempre o ajudou a lidar com seus problemas e perdoar àqueles que o perseguiam. Apesar de ser muito religioso, ele não tem preconceitos, já que sabe os perigos da intolerância, por ser mutante.
Poderes e habilidades do Noturno
Além da aparência demoníaca, Kurt possui agilidade e aderência à superfícies sólidas. Ele também pode se teletransportar acessando a conhecida Dimensão do Enxofre. Como consequência, ele possui uma grande sabedoria no que diz respeito às distâncias em uma área.
Outro poder quase esquecido do mutante é a capacidade de ficar praticamente invisível em locais com muita sombra.
Fraquezas do Noturno
Apesar de ter uma boa consciência espacial, Noturno é suscetível a se materializar em objetos sólidos, o que pode mutilá-lo ou até mesmo matá-lo. Além disso, ele é vulnerável a doenças como um ser humano normal.
Por fim, por ser um mutante de linhagem demoníaca, o sangue do Anjo (que normalmente cura as pessoas) tem efeito contrário no herói, machucando-o ainda mais.
Equipes do Noturno
Noturno é conhecido por integrar poucas equipes. A principal é, obviamente, os X-Men, do qual ele fez parte durante muitos anos, sempre entrando e saindo da equipe.
Além disso, ele também já integrou a Excalibur, da qual foi um dos fundadores e líderes principais.
Inimigos e vilões do Noturno
Noturno possui alguns inimigos característicos. Vale o destaque para seus pais, Mística e Azazel, além do caçador de mutantes Bastion, que já foi responsável por sua morte.
Apesar disso, Noturno não é de manter rancor contra seus vilões. A única exceção a isso diz respeito ao seu pai, já que os dois são antagonistas vitalícios.
Traje do Noturno
O uniforme clássico do Noturno - isto é, o collant vermelho e preto, as ombreiras, luvas e meias brancas - é, na verdade, o traje que ele usava durante sua fase no circo.
Isso foi parte de um acordo com Charles Xavier: manter o uniforme para que ele sempre lembrasse de suas origens.
Momento de destaque
Nenhum momento foi tão importante para a vida do personagem como a cena em que Noturno é assassinado por Bastion ao teletransportar-se em cima de um dos braços do caçador de mutantes.
Isso aconteceu durante o arco Segundo Advento, e foi necessário para que a mutante Hope Summers fosse salva. Noturno conseguiu teletransportá-la de volta para Utopia... mas teve de sacrificar sua vida para isso.
Felizmente, ele já voltou à vida há alguns anos, e inclusive teve sua própria revista solo por um tempo. Agora, ele faz parte da equipe que reside em Krakoa, como visto em House of X.
Fora das HQs
Noturno é marca registrada de diversos jogos da Marvel, como X-Men Legends II, Marvel Ultimate Alliance e X-Men: The Official Game, dentre outros.
Nas animações, ele já participou da série clássica dos anos 90, além de ser um dos personagens centrais de X-Men Evolution, sendo um dos jovens alunos que frequenta o Instituto Xavier.
Além disso, o personagem já apareceu em X-Men 2, onde interpretado por Alan Cumming, e em X-Men: Apocalipse e Fênix Negra, onde foi vivido por Kodi Smit-McPhee. Ainda não sabemos quando - e se - o herói vai entrar para os planos da Marvel Studios.