10 coisas que você precisa saber de Gotham e Metrópolis em Batman vs Superman!
10 coisas que você precisa saber de Gotham e Metrópolis em Batman vs Superman!
O Super Bowl 50 trouxe consigo diversas surpresas relacionadas aos filmes de super-heróis deste ano. Durante o evento, dois comerciais de Batman vs Superman; A Origem da Justiça foram exibidos, e eles revelam algumas coisas interessantes sobre o Universo Estendido da DC.
Gotham: Arquitetura
O comercial começa com o anuncio de viagens para a cidade de Gotham. Logo de cara uma gárgula aparece, mostrando o contraste a arquitetura da cidade. É um elemento simples, porém muito presente nas histórias do Homem Morcego, brincando com a estilística gótica e o lado sombrio da cidade do Cavaleiro das Trevas.
Gotham: Livre dos criminosos
Em seguida, nós descobrimos que Gotham já não é mais uma cidade dominada pelo crime e pela corrupção, mas que graças aos esforços filantrópicos de Bruce Wayne, a cidade foi trazida de volta à sua antiga glória.
Claro que o Batman também tem sua parcela de crédito pelo desaparecimento dos vilões.
Gotham: Química Ace
Então, temos um vislumbre do prédio da Química Ace, o local de “nascimento” do Coringa. Aqui, o breve comercial faz uma ponte com o Esquadrão Suicida, exaltando a ligação entre os filmes da DC, uma vez que todos fazem parte do mesmo universo.
Como visto no trailer de Esquadrão Suicida, a origem da Arlequina será mostrada, e pelo seu processo de transformação ser muito similar ao do Coringa, ela estará conectada nos mínimos detalhes com a Química Ace.
Gotham: Bruce Wayne
Como eu disse anteriormente, Bruce Wayne é o responsável por restaurar Gotham, e aqui ele aparece pela primeira vez.
Embora seja apenas um comercial, é notável que Ben Affleck está cada vez mais confortável no papel.
Gotham em vida
A cidade brilha ainda mais ao visitarmos a aba especial de Gotham no site da Turkish Airlines. Se você jogou Batman Arkham Kinight sabe que Gotham possui seus bairros temáticos com suas peculiaridade. Isso está presente em peso na versão cinematográfica da cidade. “Os edifícios do centro da cidade de Gotham, incluindo a Torre Wayne, o edifício Ellsworth, a Torre Davenport, e a Torre do Relógio, lançam sombras profundas ao meio-dia, e criam uma corte arquitetônica de reis.” Diz o site. “A Gotham City Opera House e o Teatro Rosemont são pilares gêmeos dos intelectuais, e sua arquitetura chama até mesmo aqueles que não se importam em ver as apresentações”. Um desses dois lugares deve estar relacionado a morte dos pais de Bruce.
Metrópolis e Gotham: Atrações
No fim ainda temos uma visão panorâmica de Gotham, e o símbolo de uma celebridade local brilhando no céu. Bruce termina convidando a todos a visitarem sua “grandiosa cidade”.
Esta visão mais pessoal, meio celebridade dos super-heróis foi uma sacada muito inteligente da equipe de publicidade do filme, fazendo com que Batman e Superman sejam tratados como atrações. Uma abordagem simples, mas incrivelmente realista e palpável.
Metrópolis e Gotham: Contrastes
Nesta versão, Gotham e Metrópolis são retratadas cidades vizinhas para enaltecer o contraste entre elas.
De acordo com o diretor Zack Snyder, a ideia é mostrar duas cidades irmãs separadas por uma grande baia, como Oakland e San Francisco. Ben Affleck, por sua vez, vê “Metrópolis como uma cidade bem sucedida e saudável, e Gotham como um lugar onde pessoas oprimidas vivem”.
Está claro que Bruce tentou levar Gotham ao mesmo nível da Metrópolis pré-kryptonianos, algo que ele aparentemente conseguiu.
--
Os mapas ao lado são oficiais do filme
Metrópolis: Reconstrução
Entretanto, Metrópolis não foi salva apenas pelo Superman. Após a cidade quase ser varrida do mapa, Lex Luthor investiu em sua reconstrução e se tornou uma espécie de símbolo. O comercial trata de deixar bem claro isso, falando da cidade como um local renascido e reconstruído.
Isso tudo tendo acontecido em apenas 18 meses traz à tona o complexo de Deus de Lex. Mas é claro que o símbolo de Lex não é maior que o do Superman, que até ganhou uma estátua em sua homenagem e em homenagem às vítimas da invasão kryptoniana.
Metrópolis: Planeta Diário
Uma coisa que me chateou um pouco foi ter visto o Planeta Diário sem o globo no telhado. Parece que o edifício perde um pouco de sua glória, individualidade e magnitude. Espero que seja apenas uma questão de tempo até que o Globo seja implementado.
Metrópolis: Lex Luthor
Lex possui seus complexos e desejos maquiavélicos de se tornar a pessoa mais poderosa do mundo. O que o diferencia é que ele tem os meios para se tornar o que almeja, mas existe alguém em seu caminho. Lex pôde reconstruir Metrópolis a sua imagem e semelhança, transformando-a na Cidade do Futuro.
Seu olhar no comercial é verdadeiramente persuasivo, e até predatório, como se a sua ida para Metrópolis fosse um advento para o empoderamento do vilão. Lex tem camadas que ainda não apareceram, e o filme vai certamente nos surpreender neste quesito.
--
Notou algo que a gente deixou escapar? Não se esqueça de comentar!