10 Coisas que você precisa saber antes de assistir Warcraft!
10 Coisas que você precisa saber antes de assistir Warcraft!
Finalmente chegou a semana de estreia de Warcraft, um filme aguardado pelos fãs da franquia de games há anos! E mesmo aqueles que nunca jogaram os jogos ficaram impressionados com os trailers.
Recentemente ficamos sabendo que as críticas do filme não estão muito satisfatórias, mas mesmo assim, aqui vão algumas informações que você precisa saber antes de ver o filme.
Sam Raimi era o diretor inicialmente
A primeira adaptação do famoso jogo Warcraft para as telas do cinema está sendo muito aguardada (mesmo com as críticas negativas que já foram lançadas) e terá como seu diretor, Duncan Jones que já dirigiu o filme Contra o Tempo com Jake Gyllenhaal. Curiosamente, Duncan Jones é filho do falecido cantor David Bowie. Mas Duncan não foi a primeira escolha para dirigir esse filme. Inicialmente Sam Raimi havia sido convidado para dirigir o filme. Sam Raimi é muito conhecido por ter sido o diretor da primeira trilogia do Homem Aranha, e por alguns conhecido por ter iniciado sua carreira com o clássico do terror Evil Dead. Mas Raimi teve que se retirar do projeto pois a Blizzard queria manter total controle criativo do filme, e provavelmente Raimi não concordou muito com isso.
Quem é quem
Do lado dos humanos nós temos Travis Fimmel como Sir Anduin Lothar, o comandante militar de Azeroth que cresceu junto com o rei e foi seu amigo de infância com Medivh. Ben Foster é Medivh, o Guardião de Tirisfal e um misterioso e reclusivo protetor. Dominic Cooper é o Rei Llane Wrynn, o governante do reino humano de Ventobravo. Ruth Negga é Lady Taria Wrynn, a rainha de Ventobravo. Do lado dos Orcs nós temos Paula Patton interpretando Garona, uma personagem que é metade orc e metade humana. Toby Kebbell é Durotan, o nobre chefe do clã exilado dos Frostwolfs. Rob Kazinsky é Orgrim Martelo da Perdição, Durotan é o amigo de infância e braço direito do Blackhand. Clancy Brown é Blackhand, “O Destruidor”, um dos chefes orcs mais temidos. Anna Galvin é Draka, esposa de Durotan. Daniel Wu é Gul’dan, um bruxo orc sinistro e líder do Conselhos das Sombras.
Orcs = Humanos
Obviamente qualquer pessoa que tenha aberto essa lista pelo menos sabe que o filme tem Orcs e Humanos, e se a pessoa tem pelo menos alguma noção de mundos de fantasia onde existem Orcs (Senhor dos Anéis por exemplo) ela já deve imaginar que os Orcs nesse filme são os vilões, correto? Errado! Esse filme vai fazer de uma maneira diferente. Quando Duncan Jones chegou à direção do filme, já havia um roteiro existente escrito por Charles Levitt, mas o diretor pediu para que alterações fossem feitas no roteiro para que o filme pudesse ter um equilíbrio igual entre Orcs e Humanos de uma maneira que os dois lados da moeda fossem mostrado igualmente sem vilões, sem lado certo e lado errado, mostrando exatamente o ponto de vista de cada lado.
Designer da Blizzard
Aparentemente o cinema tem entendido cada vez mais que o caminho para o sucesso está em tentar manter ao máximo a fidelidade com o material fonte de uma adaptação para o cinema. E para tentar se manter fiel ao jogo no máximo possível, a produção do filme não poupou esforços. O designer da Blizzard, Chris Metzen serviu de consultor para o filme, oferecendo algumas sugestões para os cenários. E alguns artistas conceituais da Blizzard trabalharam com o time de artistas conceituais do filme para entender esse mundo. Eles também ajudaram a desenvolver as armas.
Único jogador de WOW
Você provavelmente deve estar pensando que o elenco do filme nunca encostou a mão em um jogo sequer de Warcraft, não é? Bem, você está parcialmente correto. Porém o ator Rob Kazinsky que está interpretando Ogrim realmente jogou World of Warcraft, e jogou MUITO, a ponto de em um determinado momento ele foi o número 10 do ranking mundial no jogo. Ele inclusive disse que a primeira vez que ele entrou na sala do trono, ele realmente começou a chorar.
Cenários de efeitos especiais
Inicialmente a equipe de produção filme de fato tentou encontrar um lugar real para se passar pelos campos e florestas do mundo de Warcraft, mas eles chegaram à conclusão que o mundo de Warcraft tem elementos hiper-realistas demais que só poderiam ser capturados em um estúdio com um misto de efeitos especiais práticos com elementos de computação gráfica. No fim das contas, o filme só teve dois dias de filmagens em locações externas em toda a produção do filme.
Sequências preparadas
Como você já deve ter pensado por conta própria, a ideia é que esse filme seja um primeiro filme, afinal o nome do filme é "Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos" o que tem o mesmo efeito de "A Origem da Justiça" e outros títulos parecidos, que é dizer pra você que esse é apenas o primeiro filme. Rob Kazinsky disse que caso o filme seja um sucesso para os estúdios e para a Blizzard, o filme já tem sequências preparadas e que as histórias já estão escritas, afinal, elas estão ali no jogo.
Avatar + Game of Thrones
Desde os primeiros rumores de que o filme estaria sendo planejado, até mesmo depois que o filme foi oficialmente anunciado, e até mesmo depois de que o primeiro trailer foi lançado as pessoas ficavam preocupados como esse filme seria feito, como ele seria tratado, se seria algo mais infantil, se seria algo tentando trazer mais próximo da realidade. Mas as pessoas responsáveis pelo filme deram um jeito de resumir de uma maneira bem clara o que você pode esperar do filme: Em questão de efeitos especiais e tom de filme, é como se Avatar encontrasse com Game of Thrones.
Orcs CGI
Uma outra preocupação que as pessoas tiveram muito com o filme é que ele acabasse virando um filme de animação quase. E devo dizer que isso de fato quase aconteceu. Duncan Jones e o produtor Stuart Fenegan de fato queriam que inicialmente os Orcs fossem feitos de computação gráfica. Mas depois eles viram que o melhor para que os personagens passassem o máximo de emoções possível seria fazer com que os Orcs fossem feitos com base em captura de movimentos de atores reais, por exemplo Toby Kebbell que irá interpretar o Orc Durotan, é o mesmo ator que interpretou Victor Von Doom no reboot de Quarteto Fantástico (apesar do filme que usei de exemplo, ele é um bom ator).
Do que se trata?
De um lado tínhamos Orcs que estavam lutando entre si em testes de força. Antes da aprovação desta dinâmica por parte do necromancers, os feiticeiros que estudaram a magia mantiveram o equilíbrio do poder, pensaram que nenhum orc sobreviveria, como eles, Durotan, chefe do Clã Frostwolf, notou que este comportamento acabaria com os orcs da cidade. E então eles descobrem uma fenda dimensional, e depois de alguns anos estudando a fenda, descobriram que poderiam usar aquilo como um grande portal. Por muitas eras, o titã decaído Sargeras tramou para aniquilar toda a vida de Azeroth. Para tanto, Sargeras possuiu dois "magos" (que não revelarei o nome por motivos de spoiler para o filme). Os servos demoníacos da Legião Ardente trabalhavam para corromper os orcs, outrora criaturas pacíficas, e transformá-los em um exército sanguinário conhecido como Horda. Este exército amaldiçoado invadiu Azeroth pelo Portal Negro — uma passagem interdimensional criada pelos dois magos já citados — e enfrentaram os exércitos humanos em Ventobravo. Ajudados pela meio-orc Garona, campeões humanos como Anduin Lothar lutaram bravamente para proteger o reino.
Bem, pelo menos essa é a história oficial do jogo liberada pela Blizzard, o que vai pro filme ainda vamos ter que ver pra descobrir.