10 Coisas que você precisa notar no segundo trailer de Star Trek: Sem Fronteiras!

Capa da Publicação

10 Coisas que você precisa notar no segundo trailer de Star Trek: Sem Fronteiras!

Por Felipe de Lima
Imagem de capa do item

O Pai

O trailer começa com a Enterprise se aproximando de um planeta, em uma abordagem parecida com a da Série Original. O que chama a atenção é a narração de Kirk. Esta versão do personagem sempre teve um espírito aventureiro mais evidente, e é desta maneira que ele vê sua entrada para a Frota da Federação, um desafio e não um dever, contrariando a visão de seu pai.

No entanto, a narração de Kirk também faz um paralelo com o personagem na Série Original, onde ele era muito mais correto e se tornou Capitão da Enterprise por seus próprios méritos. Mesmo assim, dá pra concordar que ambas as versões foram muito inspiradas pelo pai.

Imagem de capa do item

O Espaço

A personagem de Shohreh Aghdashloo não aparece em pessoa no trailer, mas sua voz traz uma importante mensagem para Kirk. Ela diz que é comum um Capitão se perder na vastidão do espaço, sem ninguém pra depender se não se mesmo, a nave e a tripulação.

O trailer deixa claro que Kirk está prestes a perder tudo isso, já que a Enterprise é atacada por um turbilhão de torpedos alienígenas.

Imagem de capa do item

Ataque

Seguindo a premissa de todos os filme da nova franquia, a Enterprise é atacada por alienígenas. Eles usam armaduras e estão prontos para fazer a tripulação de refém. Pelo tipo físico também fica claro que esses soldados servem ao vilão Krall, de quem falaremos mais tarde.

Imagem de capa do item

Abandonar a nave

Os dois primeiros filmes mantiveram a essência da série clássica ao serem divididos em várias aventuras dentro de uma trama maior. Star Trek: Sem Fronteiras parece destoar de seus antecessores ao apostar em uma grande aventura, como se fosse um único episódio em três atos.

Não há muito relação, mas desta vez parece que o ataque à Enterprise é o que movimenta a trama. Quando Kirk dá a ordem pra todo mundo abandonar a nave, parte da tripulação é vista escapando nos pods.

Imagem de capa do item

Jaylah

A personagem de Sofia Boutella já havia aparecido no primeiro trailer, mas agora nos sabemos que ela se chama Jaylah.

Jaylah será uma peça fundamental para a trama, que está no planeta desconhecido há mais tempo do que os terráqueos. Ao que parece, ela sabe dos planos de Krall.

Imagem de capa do item

Escravos

Zoe Saldana teve uma grande cena em Além da Escuridão, mas nós esperamos que sua Uhura seja levada ao limite em Sem Fronteiras, explorando cenas tão boas quanto o diálogo com os Klingons no segundo filme.

Enquanto ela confronta Krall, nós vemos um frame onde parece que as tripulações raptadas pelo vilão são usadas como escravos, já que há da cidadãos da Terra e de outros planetas da Federação no planeta alienígena.

Imagem de capa do item

Krall

A teoria de que Idris Elba interpreta uma Comandante Gorn no filme foi completamente descartada em uma entrevista feita com o ator no início do ano.

De acordo com Elba, Krall um vilão predatório cheio de ódio pela federação, e sua espécie é inteiramente nova para o universo Star Trek. Pois é, desde que Benedict Cumberbatch absolutamente jurou que não era Khan no último filme é difícil acreditar em ator de Star Trek, mas eu vou dar um chance pro Elba. Duvido que eles errariam duas vezes.

Imagem de capa do item

Terra

Curiosamente, o trailer mostra diversas cenas de ação que se passam na Terra. É provável que o desfecho do filme acabe nos trazendo pra casa, mesmo que seja a fórmula usada em Além da Escuridão.

De qualquer forma, o ataque a um planeta significa guerra à toda a federação, e se Krall tiver colhão pra isso, pode ser que ele consiga superar os vilões de Bana e Cumberbatch.

Imagem de capa do item

Sem Fronteiras

Este novo trailer foi definitivamente mais empolgante do que o anterior, e até resgatou um pouco espírito dos dois primeiros filmes. No entanto, não podemos nos esquecer de que os filmes de Star Trek precisam apelar para o público em geral por causa do orçamento. A Paramount tem investido pesado, e Além da Escuridão não alcançou as metas do estúdio.

A realidade é que Star Trek só consegue tratar de ficção cientifica com seriedade na TV, justamente por ser um público mais restrito. São alvos relativamente diferentes. E o novo filme parece que vai cumprir o seu papel. Caso você seja mais exigente, tem uma nova série de TV vindo aí.

A ficção cientifica da franquia é direcionada a um nicho mais elevado, o que o J.J. Abrams trouxe definiu o tom que os filmes precisam ter, já que a nova versão agradou aos antigos fãs ao mesmo tempo que trouxe novos. Sem Fronteiras parece estar apostando em ser mais divertido para agregar mais público, afinal, Star Wars voltou com tudo no ano passado.

Imagem de capa do item

Ação

Abrams continua apenas na produção, tendo uma participação pequena no desenvolvimento do longa. Justin Lin, que assumiu a franquia neste terceiro filme, tem um currículo muito limitado, e grandes cenas de ação não são fundamentais para uma franquia que se consolidou com ficção cientifica de alta qualidade, criatividade e roteiros inteligentes.

O trunfo é que este novo trailer mostrou que o filme tem potencial, e coloca a franquia na direção blockbuster. Aliás, os fãs que participaram do evento do filme em Los Angeles levaram esse pôster aí do lado pra casa, o que é uma baita homenagem.

--

O que vocês esperam de Star Trek: Sem Fronteiras? Não se esqueçam de comentar!