10 coisas que você não sabia sobre o Thor!
10 coisas que você não sabia sobre o Thor!
O Deus do Trovão é, desde sua criação – ou adaptação – pelas mãos de Stan e Larry Lieber e Jack Kirby, um dos maiores ícones no que diz respeito aos heróis da Marvel e de quadrinhos num geral.
Primariamente um deus que havia sido expulso do Reino Dourado de Asgard por seu pai para aprender um pouco de humildade, Thor trilhou um longo caminho… e eis algumas coisas que você precisa saber sobre ele!
Traduzido e adaptado do WC.
Ele foi o primeiro super-herói baseado em um deus
Hoje em dia, há milhares de heróis e vilões de quadrinhos baseados em deuses de diversas mitologias.
Alguns semideuses já haviam feito suas aparições, mas o Thor foi o primeiro deus com o arquétipo de super-herói. Um ano após sua primeira aparição, ele figurava entre os membros fundadores dos Vingadores, o que por si só é bem impressionante.
Ele não é o único Thor das HQs
Diferente do Homem de Ferro, do Capitão América e do Hulk, o Thor não foi uma criação exclusiva nos quadrinhos, tendo sido baseado em um deus nórdico.
Assim sendo, já vimos diversas versões do Thor, seja na DC Comics (incluindo este dessa imagem, que apareceu em Sandman) ou na Image, além de empresas menores.
O Superman já o derrotou
Fãs de ambas as editoras irão discutir eternamente sobre quem é o personagem mais forte de cada lada. Porém, dois dos mais poderosos seres já se enfrentaram em um crossover.
Em 2003, durante a minissérie JLA/Avengers, o Superman trocou suas desavenças com o Deus do Trovão e o resultado foi que Thor acabou sendo derrotado fisicamente.
Após a luta, o Homem de Aço ainda disse que o Thor tinha sido possivelmente o ser mais poderoso que ele já havia enfrentado, o que animou um pouco os fãs do Asgardiano. Porém, considerando que o conflito não é canônico, é um tanto difícil supor se isso aconteceria novamente e quem ganharia.
Sua verdadeira mãe é Gaia
Apesar dos filmes terem popularizado a ideia de que a mãe biológica de Thor seria Frigga, sua verdadeira mãe se chama Gaia.
Baseada na entidade de mesmo nome da mitologia grega e em Joro da Nórdica, Gaia é um ser primordial que difundiu sua essência em toda a natureza do Planeta Terra.
Isso faz mais sentido ainda quando consideramos que Thor possui poderes não tão conhecidos referentes aos elementos naturais.
Uma história. Três Thors
2013 trouxe um dos melhores arcos do herói, chamado Thor: O Deus do Trovão.
A história é não-linear, uma vez que se desdobra por diversas eras temporais, contando a história de três Thors "diferentes". O primeiro é o jovem Thor, antes de seu banimento. Inconsequente e nada humilde. O segundo é o Thor do presente, já estabelecido no Universo Marvel durante tantos anos. E por último, o Rei de Asgard, que assumiu o lugar de Odin como Pai de Todos. Os três devem se unir para enfrentar o carniceiro dos deuses, Gorr.
Não são todos os heróis que podem se aliar a eles mesmos em diferentes partes da história. O Thor pode.
Seu poder já foi dividido com um sapo
Após um encanto de seu maligno irmão, Loki, Thor passou várias edições como sapo em um arco de Walt Simonson.
O arco terminou com Thor, em Nova York, liderando hordas de sapos contra ratos. A história então leva Thor a Asgard, obrigando seu irmão a devolver sua forma. Mas ele acaba deixando um pedaço de Mjolnir com um de seus aliados anfíbios, o Pocinha.
Pocinha acaba virando um super-herói (Throg), que faz parte da equipe de super-animais de super-heróis.
Os atores que iriam interpretá-lo (e aquele que o interpretou)
Antes de Chris Hemsworth virar Deus do Trovão, seu irmão, Lian, havia sido considerado para o papel. Além dele, o Loki (Tom Hiddleston), Daniel Craig, Alexander Skarsgard e Tyler Mane.
Mas engana-se quem pensa que é a primeira vez que o Deus do Trovão foi adaptado em live-action. No "Retorno do Incrível Hulk", telefilme de 1988, Aric Allan Krammer foi o Thor.
Ele não é o único capaz de levantar Mjolnir
Bill Raio Beta, Capitão América, Eric Masterson, Magnum, Jake Olsen, Throg, o Thor falso criado por Franklin Richards, Superman, Mulher Maravilha e o clone androide de Tony Stark, Ragnarok já foram capazes de segurar o mítico martelo de Thor.
Recentemente, nas HQs, teremos uma nova personagem feminina que também foi digna de realizar tal ato.
Poderes exóticos
Voo, força, durabilidade e poderes elétricos. Esses são os poderes do Thor, certo? Errado. Mjolnir dá uma vasta variedade de poderes ao Deus do Trovão, alguns bem esquisitos.
Mudar o clima, transmutar matéria, viagem temporal e espacial, a capacidade de produzir anti-força (o poder de mandar pessoas atingidas com o martelo para o espaço... literalmente), controle de antimatéria, habilidade de invocar mortos e uma vez, até mesmo o poder de lançar um raio cuja pessoa atingida por ele também seria capaz de manipular raios.
Ele é quase um canivete suíço nos Vingadores.
Seu primeiro quadrinho foi vendido por mais de $222000 dólares
O primeiro quadrinho do Thor foi leiloado por US$222200, obviamente em boas condições. O gibi trazia a história "Os Homens de Pedra de Saturno".
Edições futuras de Larry Lieber, Stan Lee e Jack Kirby chegaram a ser vendidas por 100 mil dólares. Um preço impressionante.