10 coisas que todo fã de Anime já fez!
10 coisas que todo fã de Anime já fez!
Admita: ao menos uma dessas coisas você já fez!
Quando se é fã de algo ou de alguém, costumamos demonstrar o quanto amamos aquilo de várias maneiras, algumas consideradas “normais”, outras nem tanto. Mas são coisas que qualquer fã faz ou já fez.
Algumas destas coisas podem até mesmo evoluir e se tornarem um novo hobby, mesmo quando aquilo do qual gostávamos já não tem mais tanto apelo pra nós. É o tipo de coisa que, ao lembrarmos, a gente olha pra trás e diz: “Quem nunca, né?”
Estas são algumas coisas que todo fã de anime já fez, ou talvez ainda faça. Faltou alguma? Fala pra gente nos comentários!
Ir para evento de anime
Vamos começar com uma bem fácil: evento de anime. Qualquer fã que animação japonesa que não more na selva, em uma caverna ou em outra dimensão já compareceu a um. Quando era longe, se dava um jeitinho, fazendo caravana de ônibus até a cidade em que ele iria rolar.
Chegando lá, era só alegria, otakice, pessoas segurando plaquinhas de abraço grátis ou pedindo grana para comprar mangá e oportunidades pra celebrar sua paixão com outras pessoas que gostam das mesmas coisas. Para todos os efeitos, é uma festa!
Usar foto de personagem de anime no perfil
Este item é outro bem fácil e super comum de se ver por aí, inclusive aqui no Legião dos Heróis: gente com como de perfil de anime.
Há quem diga que usar uma foto de um personagem de anime como avatar já invalida completamente a opinião de qualquer um, mas nós discordamos. Toda opinião é válida, por mais que tenha quem não concorde.
Contanto que não ofenda ninguém, tá tudo certo. Podem usar a foto do seu personagem preferido à vontade!
Brigar na internet
Certo, não é preciso ser um otaku para brigar na internet, isso qualquer um faz. Mas quantas vezes você já presenciou ou até mesmo participou de uma discussão acalorada sobre qual cavaleiro de ouro é o mais forte, ou ficou com raiva porque disseram que anime e desenho são a mesma coisa (e são mesmo)?
É fácil ver fãs de anime brigando pela internet pelos mesmos assuntos: dublagem em português da série preferida, preço de mangá, a qualidade do papel destes mangás, remakes duvidosos de séries clássicas... a lista é enorme.
Ler ou escrever fanfics
Quando se ama muito sua série preferida, só assistir os episódios uma vez por semana e consumir tudo o que aparece não é o suficiente. Quando as coisas não saem do jeito que você quer, ou o casal por quem você torcia não está acontecendo, é hora de tomar as rédeas da situação.
É aí que entram as fanfics, histórias não-oficiais feitas por fãs onde vale tudo, seja um romance entre dois personagens que não tem absolutamente nada a ver, criar novos personagens e até inserir a si mesmo na trama. O único limite é sua imaginação.
Gastar uma nota em action figures
Merchandising de anime costuma ser caro, não importa se é um "garage kit" de mil peças para montar, um Nendoroid fofo da sua waifu, uma bela estátua de seu personagem preferido ou aquele Cloth Myth extremamente caro de Cavaleiros do Zodíaco. No fim do dia, sua carteira sente.
Gastar com bonecos e colecionáveis é sempre uma sinuca de bico para os otakus, que precisam se decidir se vão comprar aquele S.H. Figuarts do Goku Super Saiyajin Blue ou o almoço de cada dia. Pior ainda é quando você lembra de quantos mangás poderia comprar com aquele dinheiro...
Cosplay
O ponto mais alto de qualquer evento de anime são os cosplayers, pessoas que manifestam seu amor por seus personagens se vestindo como eles e desfilam por lá totalmente caracterizados, participando ou não de competições.
O cosplay também é algo que chama muita atenção na internet e existem pessoas que vivem disso, mobilizando milhares de seguidores no Instagram ou ensinando como se faz em canais de tutorial no Youtube.
Mas e o cospobre? Esse é melhor ainda, porque além de chamar a atenção, ainda geram memes engraçadíssimos!
Ir à shows de bandas de animesong
Eventos de anime costumam ter grandes atrações para o público otaku. Além de personalidades do meio, é comum que os eventos maiores chamem bandas japonesas para tocar, famosas por terem suas músicas em aberturas e encerramentos de vários animes.
Que atire a primeira pedra o otaku que nunca ficou duas horas de pé numa fila esperando dar a hora do show começar, só para depois cantar aos berros até perder a voz ao som de suas músicas preferidas.
Corrida Naruto
Os personagens de Naruto correm de uma maneira bastante peculiar: com os braços esticados para trás, os ninjas do anime alcançam altas velocidades e se lançam com força sobre seus inimigos. É claro que mais dia menos dia alguém iria imitar, assim como foi com a dancinha da fusão de Dragon Ball Z antes dele.
Essa é uma moda relativamente nova mas que pegou o mundo de surpresa, indo parar até na invasão à Área 51, nos Estados Unidos. Tem até competições de verdade de "corrida Naruto" em algumas cidades do Brasil!
É só ter cuidado para não cair pelo caminho...
Usar palavras em japonês
Fãs de anime costumam adotar algumas palavras em japonês em seu vocabulário para usar com outros fãs. É muito comum ouvir um "senpai" ali ou um "keikaku" aqui quando dois otakus estão conversando. E nem precisa ser sobre anime não, qualquer assunto tá valendo.
Honoríficos como "kun", "chan" e "sama" também são muito usados para demonstrar o nível de proximidade de uma pessoa com outra, assim como acontece no Japão.