10 coisas que talvez você não saiba sobre os Stormtroopers

Capa da Publicação

10 coisas que talvez você não saiba sobre os Stormtroopers

Por Raphael Martins

Durante a era da guerra civil galáctica de Star Wars, o Império estendeu suas garras por toda a galáxia, de sua capital em Coruscant até alguns mundos da Orla Exterior. Em cada planeta ocupado estavam os Stormtroopers, soldados cuja lealdade ao imperador vinha acima de qualquer coisa.

Eles são conhecidos por suas icônicas armaduras brancas e por sua aparente inabilidade de acertar um tiro sequer, mas brincadeiras à parte, seu treinamento era bem rigoroso e desafiar um esquadrão deles não era lá uma boa ideia.

Estas são algumas curiosidades que podem mudar um pouquinho sua visão sobre os Stormtroopers!

Imagem de capa do item

A armadura dos Stormtroopers

O traje dos Stormtroopers era feito seguindo os padrões mais altos do Império, capaz de proteger seu usuário de uma grande variedade de climas e ambientes hostis, o que inclui até mesmo o espaço sideral. Sim, um Stormtrooper poderia sobreviver no vácuo do espaço, pelo menos por um tempo.

Feito de um material bastante resistente, a armadura branca dos Stormtroopers pode não só resistir aos tiros de certos tipos de blasters, como absorver seu impacto. Um Stormtrooper atingido por um tiro de blaster pode até cair e ficar incapacitado, mas dificilmente morrerá. Em matéria de mobilidade e durabilidade, poucas coisas no universo de Star Wars são melhores que a armadura de um Stormtrooper.

Imagem de capa do item

Arsenal dos Stormtroopers

Acompanhando cada Stormtrooper, está um rifle Blastech E-11, sua arma padrão. Ela pesa pouco mais que 2 quilos, seus cartuchos tem capacidade para 500 tiros e possui um alcance de 300 metros.

Outras armas comumente usadas por Stormtroopers são o Blaster de repetição WEB, uma arma notoriamente mais pesada e feita para penetração de blindagem, e um detonador térmico acionado por chave, preso às costas de cada soldado.

Imagem de capa do item

Há vários tipos de Stormtroopers

Stormtroopers vem em muitas formas e tamanhos além da tradiconal e mais conhecida. Ao todo, são quase 100 variantes diferentes, cada um com visual e função distintos.

Entre eles estão os Snow Troopers para ambientes gelados, os Scout Troopers para selvas e florestas, Death Troopers para missões de alto risto e execuções e os Purge Troopers, treinados especificamente para caçar e encarar cavaleiros Jedi.

A Primeira Ordem, criada a partir das cinzas do Império, também tem seus Stormtroopers, e o novo filme da saga, A Ascensão Skywalker, apresentará a mais nova variação dos soldados, os Sith Troopers.

Imagem de capa do item

Troopers da vida real

Assim como tudo na ficção, os Stormtroopers também tiveram inspirações do mundo real quando foram criados por George Lucas. No caso dos soldados do império, a inspiraçaõ veio dos soldados alemães da primeira guerra mundial, os "Sturmabteilung", que traduzindo para o inglês, é "Stormtrooper".

A função deles na guerra era invadir as linhas inimigas com números e grande força bruta, e apesar de não usarem branco e sim marrom, eles instilavam medo por onde passavam e possuíam uma devoção doentia ao seu líder, muito parecido com os soldados do Império.

Imagem de capa do item

Originalmente teriam sabres de luz

Nas primeiras versões do roteiro de George Lucas para o que um dia se tornaria Uma Nova Esperança, os sabres de luz não eram uma arma exclusiva dos cavaleiros Jedi. Os Stormtroopers também usariam a elegante arma, que seria um armamento comum na galáxia.

A ideia não foi para frente, mas podemos ver Stormtoopers portando sabres de luz nas artes conceituais feitas por Ralph McQuarrie para o filme. No novo cânone, existe um Stormtrooper treinado em combate com um sabre de luz, chamado Sargento Kreel.

Imagem de capa do item

São todos canhotos

Este é um detalhe que passa despercebido por muita gente, apesar de estar escancarado para todo mundo ver durante a trilogia clássica: todos os Stormtroopers são canhotos e atiram com suas armas com a mão esquerda.

A explicação está no mundo real: a arma padrão dos soldados foi baseada na sub-metralhadora Sterling Mark 4 L2A3, usada pelas tropas britânicas nos anos 50 e cujo pente de munição fica localizado na esquerda da arma.

Imagem de capa do item

Existem Stormtroopers mulheres

Stormtroopers femininas nunca foram mostradas na trilogia clássica e tudo o que vimos nos cinemas até agora foi a Capitã Phasma, mas a verdade é que elas sempre existiram.

O livro Um Novo Amanhecer apresenta Stormtroopers mulheres no novo cânone da saga, e o game Battlefront II tinha na soldado Iden Versio a protagonista de seu modo história. Elas passavam pelo exato mesmo treinamento que os homens e usavam a mesma armadura.

Mas a igualdade acabava aí. Apenas três Stormtroopers mulheres por legião eram permitidas, e nenhuma estava servindo na Estrela da Morte.

Imagem de capa do item

Melhores que os Clones

Os Stormtroopers são a evolução dos antigos Clone Troopers das Guerras Clônicas e são superiores a eles em tudo. Sua armadura era mais resistente e bem equipada, suas armas eram superiores até sua devoção é mais sólida do que a dos soldados clones.

De fato, apesar de sua condição de clones, eles possuíam mais liberdade e individualidade que os Stormtroopers, algo estritamente proibido na infantaria imperial. E isso torna os soldados do Império ainda mais perigosos e dispostos a tudo para cumprir sua missão.

Stormtroopers famosos

Vários atores famosos já tiveram a oportunidade de usar a armadura branca nos filmes, e apesar de não mostrarem o rosto e nem terem seus nomes creditados, eles estavam lá.

Em O Despertar da Força, Daniel Craig usou a armadura na cena em que Rey controla a mente de um Stormtrooper para se libertar. O ator e roteirista Kevin Smith, o compositor de Rogue One Michael Giacchino e o músico Nigel Goldrich, do Radiohead, também foram Stormtroopers da Primeira Ordem no filme.

Até os príncipes britânicos William e Harry vestiram a armadura em uma cena de Os Últimos Jedi, que acabou sendo cortada devido a alta estatura dos dois.

501ª Legião

A 501ª Legião é um dos maiores, senão o maior, fã clube de Star Wars do mundo, famosos por seus cosplays fidedignos de Stormtroopers e de outros vilões da saga e também por seus trabalhos de caridade ao redor do mundo. Pois é, pelo menos no mundo real, eles fazem o bem.

Eles se tornaram tão grandes que George Lucas os canonizou dentro do universo da saga no filme A Vingança dos Sith, os mostrando como a tropa clone mais perigosa de todas, responsáveis pela invasão do Templo Jedi e o extermínio de seu habitantes.

Também conhecidos como "A Mão de Vader" na era do Império, eles representam a elite da elite, os soldados mais bem treinados, dedicados e mortais do Imperador.