10 coisas que talvez você não saiba sobre Nick Fury
10 coisas que talvez você não saiba sobre Nick Fury
Tudo que você precisa saber sobre Nick Fury!
Entre versões alternativas dentro e fora dos quadrinhos, clones robôs, longevidade e mais um monte de polêmicas, Nick Fury permanece como um dos personagens mais enigmáticos do Universo Marvel. Por isso, reunimos aqui algumas coisas que talvez você ainda não saiba sobre ele!
Ele lutou na Segunda Guerra Mundial
Enquanto que Nick é relativamente jovem no UCM (pelo menos mais novo que um Steve Rogers descongelado), nas HQs já se revelou que ele viveu o bastante pra ter lutado na Segunda grande guerra!
Estreando em 1963 com o quadrinho “Sargento Fury e o Comando Selvagem”, pouco tempo depois o personagem foi aproveitado para o mundo da espionagem nos quadrinhos e atuou como membro da S.H.I.E.L.D desde então.
Entre outras justificativas para tanto tempo de vida, se fala de Fury ter sido injetado com compostos chamado Fórmula do Infinito e isso ter lhe concedido a longevidade prolongada que permitiu que esse veterano de guerra pudesse ser um dos maiores nomes da .S.H.I.E.L.D na atualidade.
Ele usa um tapa-olho por causa de uma granada
Pelo menos essa é uma das histórias apresentadas. Visto que temos ao menos três versões de Nick Fury (somando a de Samuel L. Jackson, no UCM).
Mesmo não tendo causado danos extensos ao rosto do espião, as sequelas do incidente fizeram Nick perder a visão do olho ao longo do tempo. Em Soldado Invernal, Fury comenta que perdeu seu olho da última vez que confiou em alguém.
Seu superpoder é a longevidade
Conforme dito em outro item aqui da lista, Fury foi injetado com uma substância chamada fórmula do Infinito e isso retarda brutalmente seu envelhecimento.
Interessante notar que na contramão de muitos personagens que simplesmente têm pedaços da sua história esquecidos pelo bem da continuidade (ou você não sabia que Bem Grimm e Reed Richards se conheceram como soldados na Segunda Guerra?), Nick tem claramente sua história e longevidade mantidas e explicadas ao longo das sagas dos quadrinhos.
Nick Fury do universo ultimate é baseado em Samuel L. Jackson
Com o surgimento do Universo Ultimate em meados de 2000, Nick Fury teve modificações visuais que o tornaram basicamente a cópia de Samuel L. Jackson nos quadrinhos.
Quando o agente do ator descobriu isso e organizou um processo contra a empresa pelo uso não autorizado da imagem de Jackson, o próprio autor ajustou as coisas, fez um acordo permitindo a Marvel usar sua aparência e ainda conseguiu um contrato para fazer nove filmes para a empresa, rendendo a ele um papel que era basicamente o de si mesmo com um tapa-olho.
Pense num negócio bem sucedido!
Nick Fury Jr. também usa um tapa-olho
Seguindo o sucesso do UCM, a Marvel resolveu fazer diversas alterações em seus personagens nos quadrinhos para alavancar mais a popularidade dos mesmos de carona com suas versões nos cinemas.
A mais notável foi o surgimento de Nick Fury Jr., filho do Nick original e uma mãe afro-america. Nem precisamos falar que esse Nick se parecia totalmente com a versão do universo ultimate.
Em cima disso, um acontecimento com Orion, causou a remoção do olho de Nick Fury Jr. E lhe deu a conveniente desculpa para também utilizar um tapa-olho e, dessa forma, ficar basicamente a cara de Samuel L. Jackson de novo.
Diretor Joss Whedon baseou seu Nick Fury em outro personagem de Jackson
A visão do diretor de Vingadores sobre o personagem de Fury acabou buscando referência em outro papel que Samuel L. Jackson fez, o Senhor de Vidro, em Corpo Fechado.
Segundo Whedon: “Eu queria um cara que pudesse comandar totalmente o ambiente apenas com sua voz, que fosse o cara que não deixaria dúvidas de quem está no comando da organização. Aquele que fizesse as escolhas moralmente comprometedoras, mas absolutamente necessárias. Mas, ao mesmo tempo, sentisse o peso dessas decisões e pudesse resistir a isso. Ser o líder que precisa se separar dos outros para agir como deve.”
Nick tem um exército de clones robôs
Coisas que só o quadrinhos trazem pra você!
Muitas utilizações desses robôs foram feitas por Fury ao longo dos anos. Desde distrações para manter sua verdadeira localização em segredo, até mesmo se deixar substituir por um desses robôs enquanto tentava resolver o problema com a Fórmula do Infinito no seu corpo que o fez envelhecer rapidamente.
Um desses robôs até mesmo deu curto e passou a pensar que era o verdadeiro Fury, depois se aliando com um superhumano terrorista e causando todo tipo de desastre!
Os avôs de Nick Fury e Samuel L. Jackson tinham a mesma profissão
Uma cena em Capitão América: Soldado Invernal, Fury conversa com Rogers sobre seu avô, que foi um operador de elevadores.
Eis que na vida real, o avô de Jackson também era um operador de elevadores, talvez por isso a cena tenha tido um momento mais íntimo do que o intencional, onde não somente Fury, mas Jackson falava de alguém importante para ele.
A lápide de Fury é uma referência a Pulp Fiction
Em um caso extraordinário de auto-referência, podemos ver em uma das cenas finais de Capitão América: Soldado Invernal, o momento em que Fury e Rogers conversam em um cemitério, em frente a lápide do próprio Fury (forjar sua morte foi um passo para permitir o espião caçar a Hydra sem chamar atenção).
Os atentos perceberão que a inscrição da lápide: “O caminho do homem justo...” se refere a mesma referência fictícia da Bíblia que é citada por ninguém menos que Jules Winnfield, personagem de Pulp Fiction (1994) que lançou Samuel L. Jackson ao estrelato.
Nick Fury Sr. Agora vive na lua
No arco O Pecado Original (SPOILERS ADIANTE), vemos a história do assassinato do Vigia, uma entidade que vivia na lua. Eis que Nick Fury reúne uma equipe para descobrir a verdade por trás disso.
História resumida, Fury na verdade foi quem cometeu o crime, na intenção de proteger a terra de um ataque de alienígenas fortemente armados com tecnologia roubada do Vigia.
Como punição, Fury é acorrentado por outras entidades cósmicas e forçado a se tornar O Invisível, um ser sobrenatural que vive na lua e deverá ficar no lugar do Vigia, observando os acontecimentos da terra, sem nunca mais poder interagir com seu planeta natal.