10 Coisas que talvez você não saiba sobre James Gunn!
10 Coisas que talvez você não saiba sobre James Gunn!
Guardiões da Galáxia foi um sucesso tremendo e muito disso se deve ao diretor do filme, James Gunn, que em pouco tempo se tornou um dos preferidos do público e, consequentemente, da Marvel Studios também. Agora, com o lançamento de Guardiões da Galáxia Vol.2, o diretor voltou ao foco das atenções e nada mais justo do que contarmos algumas coisas que você precisa saber sobre ele!
História
James Gunn nasceu em 05 de Agosto de 1970, em St. Louis, Missouri, nos Estados Unidos, mas foi criado em Manchester, Missouri . Seus irmãos são Sean, que é ator, Matt que é escritor, ator e político; Brian, escritor e produtor e Patrick, um profissional de cinema e mídia e ex-vice-presidente sênior com Artisan Entertainment. Sua irmã, Beth Gunn, é uma advogada de Los Angeles, Califórnia.
O pai de Gunn, James F. Gunn, é um parceiro e advogado corporativo do escritório de advocacia Thompson Coburn em St. Louis. O sobrenome de Gunn é derivado do irlandês nome MacGilGunn que significa "Filhos aos servos do Deus dos Mortos".
Formação
Gunn e seus irmãos são todos graduados da Saint Louis University High School, uma escola localizada em Oak Reis, St. Louis. James passou a frequentar Saint Louis University, também fundada pelos jesuítas, onde se graduou com um grau de bacharelado em Psicologia em 1992. Ele estudou cinema na Loyola Marymount University em Los Angeles por dois anos, mas deixou antes de se formar. Mais tarde, ele ganhou um Master of Fine Arts da Universidade de Columbia, em 1995.
Filmes de terror
Ao crescer, ele foi influenciado por filmes de baixo orçamento, como A Noite dos Mortos-Vivos e Sexta-Feira 13 . Leu revistas como Fangoria e frequentou sessões de cinema do gênero, incluindo o original Madrugada dos Mortos, no Teatro Tivoli, em St. Louis. Quando tinha 12 anos, começou a fazer filmes 8mm de zumbis, com seus irmãos, em um bosque perto de sua casa.
Obviamente, isso tudo foi influência para o trabalho de Gunn, que foi roteirista de filmes como Madrugada dos Mortos e Scooby Doo.
Teve uma banda
Gunn largou a faculdade para perseguir o seu sonho de ser uma estrela do Rock n' Roll -- o que explica muito a trilha sonora de Guardiões da Galáxia -- e formou uma banda chamada "The Icons".
Sua banda conseguiu lançar apenas um álbum "Mom, We Like It Here on Earth". Obviamente vocês devem imaginar que isso não deu muito certo para o atual diretor da Marvel.
Não tem histórico como diretor
Mais uma prova que a Marvel Studios arriscou muito com o primeiro Guardiões da Galáxia é que, além do filme abordar uma equipe completamente desconhecida dos quadrinhos Marvel e ter uma gama de personagens muito arriscados de se levar para o cinema, a empresa ainda apostou em um completo iniciante como diretor.
James Gunn havia tido várias experiências como roteirista até então. Como mencionado anteriormente, ele fez os roteiros de filmes como Madrugada dos Mortos e Scooby Doo. Porém, naquela altura do campeonato, Gunn havia dirigido apenas um outro filme, um filme de terror B chamado Seres Rastejantes.
Tem atores marcados
Mas mesmo tendo poucas experiências como diretor, nós já sabemos que James Gunn tem seus atores favoritos que estão presentes em diversos filme que ele dirigir.
São eles: Nathan Fillion, Michael Rooker, and Gregg Henry. E sim, os três estão presentes em Guardiões da Galáxia e pelo menos dois deles já foram confirmados em Guardiões da Galáxia Vol.2. Falta apenas confirmar Gregg Henry, que interpreta o avô de Peter Quill. Mas visto que, provavelmente, teremos um flashback de Ego com a mãe de Peter, imagino que podemos contar com a aparição do ator.
Inspirou um personagem de Angel
Para aqueles já familiarizados com a famosa série de Joss Whedon, Angel, que era um spin-off sensacional de Buffy - A Caça Vampiros, talvez devem se lembrar que havia um personagem chamado Gunn na série, interpretado por J. August Richards, que futuramente veio a trabalhar no Universo Cinematográfico da Marvel como Deathlok em Agents of SHIELD.
O interessante aqui, é que o nome do personagem "Gunn" foi escolhido por Whedon em homenagem à James Gunn e seu irmão Sean Gunn, já que ambos já haviam trabalhado com Whedon antes.
Gosta muito de quadrinhos
Fica bastante claro que, hoje, muitos diretores envolvidos com o Universo Cinematográfico da Marvel precisam ler quadrinhos para desenvolver seu trabalho e melhorar ainda mais a conexão dos filmes com o material fonte. Mas no caso de James Gunn é mais passional, pois o diretor já revelou diversas vezes que ele sempre foi e sempre será um leitor ávido de quadrinhos, que não se limita só às gigantes Marvel DC Comics.
Dois sucessos seguidos
Mesmo não possuindo um longo histórico como diretor, nem um vasto currículo de grandes produções cinematográficas, ainda assim, o seu trabalho já vem sendo reconhecido há algum tempo, visto que foi o primeiro roteirista, na história do cinema, a ter dois filmes que escreveu como líderes de bilheteria em finais de semana consecutivos.
No fim de semana de 19 de Março de 2004, o líder de bilheteria nos EUA foi Madrugada dos Mortos e no fim de semana de 26 de Março de 2004 foi a vez de Scooby Doo 2.
Amou o Brasil
Essa é recente e muito importante para nós: James Gunn esteve presente na Comic Con Experience 2016 para apresentar algumas novidades de Guardiões da Galáxia Vol.2. Em sua estadia no nosso país tropical, Gunn não economizou palavras de amor ao nosso país, seja dentro do painel do evento onde ele disse que essa foi com certeza a melhor Comic Con que ele já participou, ou dizendo que apresentar o trailer para o público brasileiro foi uma das melhores experiências da vida dele. O diretor ainda teceu elogios ao Brasil em suas redes sociais mais de uma vez, elogiando o até o hotel onde ficou hospedado.
A verdade é que James Gunn amou o Brasil. E acho que é seguro dizer que o sentimento é recíproco.