10 coisas que talvez você não saiba sobre He-Man!
10 coisas que talvez você não saiba sobre He-Man!
“Eu tenho a força!”
Se você foi criança nos anos 80 e início dos 90, com certeza lembra de He-Man e Os Defensores do Universo, ou simplesmente He-Man. O protetor de Eternia fez um sucesso estrondoso no mundo todo, principalmente no Brasil, onde tinha até uma musiquinha que marcou época cantada pelo grupo infantil Balão Mágico.
Recentemente, a Netflix anunciou que faria uma continuação da série clássica, com o envolvimento do roteirista Kevin Smith. Então, nada melhor do que uma listinha para relembrar os feitos e segredos do herói oitentista, certo? Monte no Gato Guerreiro e vamos nessa!
Começou como uma linha de brinquedos
Nos anos 70, quando o primeiro Star Wars estava fazendo um enorme sucesso nos cinemas, George Lucas tentou vender para a Mattel os direitos de fabricação dos brinquedos inspirados no filme, mas o presidente da empresa na época simplesmente recusou.
Vendo que tinham cometido um grande erro, a empresa criadora da Barbie quebrou a cabeça para criar uma franquia própria. Tempos depois, surgiram He-Man e seus amigos.
Inspirações da vida real
Muita gente acha que o He-Man foi inspirado no Conan, e não estão totalmente errados. Mas o campeão de Grayskull teve suas maiores inspirações tiradas do mundo real.
Os primeiros designs do personagem foram baseados nos guerreiros Vikings e nos homens de Cro-Magnon, seres humanos que viveram durante o período paleolítico superior no que futuramente se tornaria a Europa.
Príncipe Adam não existia
Quem assistiu o desenho lembra muito bem que He-Man é o alter-ego do príncipe Adam, que ao empunhar sua espada para o céu e gritar "Pelos poderes de Grayskull! Eu tenho a força!", se transformava no herói. Mas isso foi algo que só surgiu no desenho animado.
Quando ainda só existiam os brinquedos, toda a mitologia era contada nas caixas em que eles vinham e em pequenos quadrinhos que acompanhavam cada boneco, e lá não era dito nada sobre uma identidade secreta.
Blefe de mestre
Algumas das ideias mais legais do entretenimento tiveram origens bem curiosas e nada comuns, e He-Man é uma delas.
Antes de o desenho existir, a Mattel dependia apenas dos brinquedos para lucrar com a marca, mas antes eles precisavam convencer as maiores lojas dos Estados Unidos a ter os produtos em suas prateleiras.
Os figurões da Toys 'R' Us, uma das maiores lojas de brinquedos da América, não ficaram nada impressionados com os quadrinhos, e foi aí que o diretor de marketing da Mattel na época mencionou dois desenhos especiais de duas horas de duração para irem ao ar durante o natal.
É claro que nada daquilo era verdade e eles tiveram que se virar nos trinta para tornar o desenho realidade. E aí, deu no que deu: sucesso imediato.
Poderes
Além de sua espada mágica, He-Man tem outras habilidades que o tornam uma ameaça digna da atenção do Esqueleto. Ele é forte o bastante para levantar o castelo de Grayskull inteiro, e rápido o suficiente para transformar areia em vidro.
Como se isso não fosse o bastante, ele ainda tem um super-sopro, telepatia e até já se transformou em um tornado uma vez! É mole ou quer mais?
A espada nunca foi usada
He-Man sempre andava por aí ostentando a espada de Grayskull, mas por incrível que pareça, ela nunca foi usada em combate contra algum inimigo no desenho, nem uma única vez sequer.
Quando o herói a usa, geralmente é em algum elemento do ambiente ou para se defender de tiros dos inimigos, mas para derrubar ou destruir alguém, nunca aconteceu.
Já enfrentou o Superman
O campeão de Grayskull e o último filho de Krypton já se enfrentaram várias vezes ao longo dos anos nas HQs, e toda vez que entram em combate, dá para ver que eles estão nivelados no que diz respeito a força.
As lutas entre os dois nunca tiveram vencedor, pois eles acabam de tocando de que estão sendo manipulados antes de a coisa ficar mais séria e dividem sua atenção a encontrar o verdadeiro inimigo.
Pelos poderes de Grayskull!
Sabemos que os poderes de He-Man vem do castelo de Grayskull, mas afinal de contas, quem foi Grayskull? Isso é revelado nos quadrinhos.
Grayskull foi um herói lendário de Eternia e He-Man é seu descendente direto por parte de pai. Assim como He-Man, Grayskull também tinha uma montaria felina, chamado Leão Guerreiro, e usava a espada mágica para combater o mal.
O live action teria uma sequência
Em 1987, a Cannon Films, estúdio de cinema conhecido por filmes de baixo orçamento como Braddock e Guerreiro Americano, produziu uma versão em live action de He-Man chamada apenas de Mestres do Universo, estrelada por Dolph Lundgren (Rocky IV) no papel do herói.
O filme fracassou nas bilheterias e enterrou os planos já avançados para uma sequência, que já tinha inclusive itens de cena e figurinos já prontos para as gravações.
Para não desperdiçar tudo aquilo, esse material foi usado em um outro filme, Cyborg: O Dragão do Futuro, com Jean-Claude Van Damme.