Geralt de Rívia: 11 coisas que você talvez não saiba sobre o Bruxo
Geralt de Rívia: 11 coisas que você talvez não saiba sobre o Bruxo
Bruxo, cavaleiro, carniceiro e herói!
O protagonista de The Witcher, Geralt de Rívia, é um homem contrito, de poucas palavras, que não fala muito sobre si mesmo e com um passado misterioso. Muito de sua vida ainda é desconhecido, mas os livros escritos por Andrzej Sapkowski revelam alguns fragmentos de sua vida pregressa.
Algumas dessas coisas ainda não foram mostradas na série e nunca tiveram a chance de serem abordadas nos jogos, mas não tem problema: esta lista está aqui para sanar todas as suas dúvidas sobre o herói de The Witcher.
Dê um trocado para o seu bruxo e vamos nessa!
Quem são os pais de Geralt?
Quem assumiu a criação de Geralt quando criança foi o bruxo Vesemir, mas ele não é o pai do garoto. Contudo, suas origens não são tão distantes da de um bruxo.
O pai de Geralt se chamava Korin e era um grande guerreiro, mas foi morto pelos Vran, criaturas humanoides com grandes olhos vermelhos antes de ele nascer. Sua mãe, Visenna, era uma feiticeira druída e o criou sozinha até uma certa idade, mas depois os deixou aos cuidados de Vesemir em Kaer Morhen, onde ele foi treinado para se tornar um bruxo.
A primeira e única aparição de Visenna se dá no ultimo conto do primeiro livro, O Último Desejo, onde ela é vista por Geralt quando ele está à beira da morte.
Onde Geralt de Rívia nasceu?
Embora se apresente como Geralt de Rívia, ele não nasceu lá. Ele apenas diz que sim para passar mais credibilidade a seus clientes. Geralt foi abandonado na academia dos Lobos - Kaer Mohen- por Visenna, no reido de Kaedwen.
Na verdade, esta é uma prática bem comum entre os bruxos para evitar hostilidade e desconfiança.
Contudo, ele passou a merecer seu sobrenome quando ajudou a rainha Meve de Lyria e Rívia a rechaçar uma invasão de Nilfgaard na batalha da ponte Yaruga, sendo nomeado cavaleiro por ela. Ok, o título foi revogado pouco tempo depois, mas o nome ficou.
O treinamento de bruxo
O treinamento para ser um bruxo não é fácil. Desde a mais tenra idade, os meninos sofrem constantes e excruciantes desafios físicos e mentais, afiando suas habilidades de combate e de sobrevivência.
Mas nem tudo é dor e sofrimento. Eles também são alfabetizados em vários idiomas e ensinados sobre geografia, biologia, estratégia e sobre os monstros que enfrentam. Esta última parte é particularmente a mais abordada e os candidatos a bruxo devem estudar por dias inteiros em seus aposentos, mergulhados em livros e pergaminhos.
Mas a etapa mais difícil é o "teste das ervas", onde as crianças sofrem as mutações necessárias para se tornarem super-humanos e continuarem o caminho do bruxo. Pouquíssimos sobrevivem, e Geralt foi um deles.
A aparência de Geralt de Rívia
Geralt de Rívia se tornou famoso em todos os reinos graças às canções de Jaskier (ou Dandelion, para quem jogou os games), mas também é facilmente reconhecível em todo lugar por sua aparência.
Ele tem penetrantes olhos amarelos, queixo proeminente e um porte físico invejável, ostentando também longos cabelos brancos. Mas eles não são assim por velhice ou preocupação.
Seus olhos e cabelos são desse jeito devido a todas as mutações que sofreu durante sua vida para ser capaz de tomar as poções que o ajudam a realizar seu trabalho de forma eficiente. Por baixo da roupa de bruxo, também estão incontáveis cicatrizes, cada uma com sua história.
Qual é a idade de Geralt de Rívia?
Em uma primeira olhada, Geralt parece um homem na casa dos trinta ou quarenta anos, mesmo com seu semblante castigado de tantas batalhas contra monstros. Mas assim como o Wolverine da Marvel, as aparências enganam.
Bem no início do game The Witcher 3: Wild Hunt, Geralt menciona que já passou dos 100 anos, o que confirma que as mutações sofridas por ele aumentam não só suas habilidades e sentidos, mas também sua estimativa de vida.
Não se sabe exatamente até que idade um bruxo pode chegar, mas Vesemir, o mais velho e sábio de todos, tem 150 anos.
Elfo feiticeiro?
Geralt é um bruxo, um guerreiro treinado desde a mais tenra idade para matar monstros por aí em troca de dinheiro. Mas quando chegou a hora de adaptar os livros para os games, a história quase foi outra.
Quando o primeiro jogo ainda era um projeto da então pequena desenvolvedora polonesa CD Projekt Red, era difícil encontrar quem quisesse investir dinheiro nele. E não melhorou muito quando acharam uma empresa disposta a isso.
A tal empresa queria limar o título The Witcher e transformar o single player em um MMO, mudando inclusive o próprio Geralt de Rívia, que seria um feiticeiro elfo. Felizmente, a CD Projekt Red recusou a oferta e tudo foi exatamente como tinha que ser.
Um bruxo entre bruxos
Os bruxos são os guerreiros mais bem treinados e perigosos de todo o mundo onde se passa a trama, e poucos os que lutam contra eles vivem para contar a história. E Geralt de Rívia é um dos melhores deles, senão o melhor.
Quando criança, ele se mostrou altamente resiliente às mutações em seu corpo infingidas durante o "teste das ervas", o que o fez ser submetido a ainda mais mutações que o normal. Assim sendo, ele é mais rápido, mais forte, mais habilidoso e mais esperto do que qualquer outro bruxo.
Odeia sua barba
Em The Witcher 3: Wild Hunt, onde a saga ficou realmente mais conhecida entre o grande público Geralt ostenta uma bela barba branca, um traço físico tão marcante que os fãs do jogo chegaram a reclamar do fato de Henry Cavill não aparecer de barba nas primeiras fotos divulgadas da série.
Mas a verdade é que o próprio bruxo odeia pelos faciais. No segundo livro, Tempo do Desprezo, Geralt menciona com Jaskier que não gosta nem um pouco de sua barba, pedindo emprestado ao amigo uma lâmina para raspá-la.
Quais as espadas de Geralt?
Entre as ferramentas de trabalho de todo bruxo estão duas espadas, uma de aço e uma de prata. A de aço é mais usada para ameaças físicas, enquanto a de prata é reservada para criaturas com propriedades mágicas.
As espadas de Geralt não são como qualquer uma que se compra em um ferreiro comum. Elas são feitas em Mahakam, onde são forjadas as melhores lâminas do mundo.
As empunhaduras são encrustadas com runas, que podem ter efeitos mágicos diversos dependendo de qual é colocada.
Amor verdadeiro
No terceiro jogo da série, o coração de Geralt é disputado por duas belas damas, Triss Merigold e Yennefer de Vengerberg. Lá, o jogador é livre para decidir com quem vai ficar, mas de acordo com o autor dos livros, Andrzej Sapkowski, só existe uma escolha certa.
Em um pequeno conto escrito por Sapkowski como um presente a um casal de amigos prestes a se casar, vemos Jaskier em uma aventura para enviar o convite do casamento de Geralt e Yennefer a seus amigos mais próximos. A história não é canônica, mas mesmo assim é legal ver a posição do autor sobre quem deveria ficar com o coração do grande bruxo.
Como Geralt de Rívia morre?
Nos livros, Geralt é dado como morto por uma multidão enfurecida de camponeses obstinados a matarem não-humanos. Yennefer morre tentando salvá-lo, mas os corpos de ambos não são encontrados. A história do personagem só é retomada então na trilogia de jogos eletrônicas da CD Projekt Red, onde o Bruxo acorda sem memória de seu passado.