10 Coisas que talvez você não sabia sobre a TARDIS!
10 Coisas que talvez você não sabia sobre a TARDIS!
A TARDIS é uma parte absurdamente importante em toda a história de Doctor Who, o conto do homem louco em uma caixa não seria a mesma coisa sem a caixa. Então vamos a algumas curiosidades sobre a nossa amada TARDIS.
T.A.R.D.I.S
Vamos começar pelo básico do básico, o que significa TARDIS?
Na verdade ela é uma sigla para Time And Relative Dimension In Space (Tempo e Dimensão Relativa no Espaço).
Mas como bem apontou BIll na ultima temporada, essa é uma sigla que só funciona em inglês, o que não faria sentido vindo de uma raça alienígena. A TARDIS é a nave que o Doctor usa para viajar através do tempo e do espaço.
Por que ela é uma caixa azul?
Continuando ainda nos conceitos básicos sobre a TARDIS, em tese ela não deveria ser uma pequena caixa azul. Na verdade, nem pequena ela deveria ser, já que o próprio Doutor já explicou que se a TARDIS pousasse com todo seu peso, ela provavelmente racharia o planeta Terra.
Mas a misteriosa caixa, que é maior por dentro, tem essa aparência por conta do Dispositivo Camaleão, que permite que as naves dos Timelords se camuflem como algo natural àquele ambiente em que ele se encontra. Porém o dispositivo do Doctor travou quando se disfarçou de uma cabine inglesa de polícia.
Pelo menos é o que ele diz, né?
6 Timelords
Antes da Grande Guerra do Tempo, existiam outros Timelords rodando por aí pelo espaço-tempo, obviamente eles dificilmente iam sozinhos como nosso querido Doctor.
Por isso, como revelado no final da 4ª temporada da série, o Doctor disse que as TARDIS foram criadas e desenvolvidas para serem pilotadas por 6 pessoas ao invés de uma só.
É por isso que ela treme tanto e o Doctor tem tantos problemas para pilotá-la.
O barulho
Outra coisa que é derivada da inaptidão do Doctor de pilotar uma TARDIS adequadamente é o famoso barulho da nave.
Aquele som que desperta esperança no coração de quem o conhece, na verdade não deveria acontecer!
Este som é derivado do fato de que o freio da TARDIS está puxado, como foi informado por River Song.
Ela existe no nosso sistema solar
Como assim a TARDIS existe?
Exatamente, mas não como você está imaginando.
Em 1984, Brian Skiff descobriu um asteroide em um cinturão de asteroides no nosso sistema solar, e qual o nome que ele deu para o corpo celeste? Acertou quem disse TARDIS.
Ela não deveria voar
Contrariando a maioria das outras naves, o conceito básico da TARDIS acaba anulando a necessidade de que a nave voe pelo espaço. A tecnologia de Gallifrey faz com que a nave desmaterialize de um ponto do espaço-tempo e se materialize em outro ponto.
Porém, em algumas raras ocasiões, como por exemplo o episódio onde Donna Noble passa voando no céu dentro da TARDIS para que seu avô a visse, essa regra é quebrada. O que não é surpresa, já que se tem uma coisa que o Doctor faz é quebrar regras.
É um ser ciente
Como já foi dito algumas vezes durante a série, a TARDIS é um tanto quanto ciente, não somente uma nave, uma coisa. Por isso, na última temporada o Doctor explica que você não pilota a TARDIS, você negocia com ela, um meio termo entre onde você gostaria de ir e onde ela acha que você **deveria estar.
Isso fica ainda mais claro no episódio The Doctor's Wife, quando a TARDIS é colocada dentro do corpo de uma mulher e finalmente pode contar algumas coisas para o Doctor. Principalmente que ela gosta de ser chamada de Sexy e que na verdade ela não foi roubada, ela escolheu o Doctor para roubá-la.
Ela é biologicamente ligada ao Doutor
Para que um TARDIS se torne uma máquina do espaço-tempo totalmente funcional, primeiro deve ser exposta a uma marca biológica do Time Lord que irá pilotá-la . Esta impressão é geralmente um resultado da primeira vez que um TARDIS é pilotado e vem do Rassilon Imprimatur.
No episódio The Two Doctors, o sexto Doctor afirmou que o Rassilon Imprimatur é um link para os núcleos simbióticos da estrutura celular de um Time Lord, o que permite resistir aos estresses moleculares da viagem no tempo. Este link também conecta a mente do Senhor do Tempo com seus TARDIS.
Elas são plantadas
*Mas como eles constroem as TARDISes?
Essa é a grande magia da tecnologia de Gallifrey: as naves não são produzidas, manufaturadas ou construídas, elas são plantadas e depois colhidas.
No episódio Impossible Planet o Doctor deixa no ar que talvez se Gallifrey não existisse mais, a TARDIS parasse de funcionar. Porém nunca na série foi mostrada uma TARDIS sendo colhida de fato.
Dicionário
Uma curiosidade interessante e que prova a importância que Doctor Who tem na cultura pop em geral, é que a TARDIS está no dicionário de Oxford.
Exatamente. No dicionário britânico de Oxford, nós temos a palavra TARDIS com uma definição oficial seguindo o seguinte texto:
1. Uma máquina do tempo 2. Um edifício ou recipiente que é maior no interior do que parece ser do lado de fora
Ou seja, se você encontrar alguma coisa que seja maior por dentro do que pareça ser por fora você oficialmente pode chamá-lo de TARDIS.