10 Coisas que simplesmente estragaram Arrow!
10 Coisas que simplesmente estragaram Arrow!
Ultimamente, Arrow se tornou nada mais do que uma enorme decepção para vários fãs. Mas o que aconteceu? O que tornou uma série que tinha um enorme potencial em uma coisa chata e entediante? Vamos ver alguns desses motivos.
Team Arrow
Obviamente em uma história adaptada de quadrinhos você vai querer que outros personagens de quadrinhos apareçam na série, e quando é uma série do Arqueiro Verde, você inclusive espera que personagens como Roy Harper e Canário Negro apareçam.
Mas Arrow não soube trabalhar isso direito, transformou o status de "vigilante" em algo que qualquer um pode ter, qualquer um com algumas semanas de treinamento pode colocar uma fantasia, uma máscara e ir pra rua combater o crime, às vezes até contra pessoas incrivelmente poderosas.
O resultado foi o Team Arrow que tinha um grande potencial pra ter sido trabalhado de diversas maneiras mas que na verdade tirou toda a atenção do Arqueiro Verde, que deveria ser o foco principal da série.
Flashbacks
Os Flashbacks das duas primeiras temporadas tinham seu sentido na trama, sua importância para contar a origem de Oliver, como ele conseguiu as habilidades para se tornar o Arqueiro Verde, serviram inclusive para preparar o terreno para Slade Wilson, porém, à partir da fatídica terceira temporada, os flashbacks serviam apenas para encher episódio e ir aos poucos explicando uma única informação que viria a ser útil no final da temporada.
Ok, estou enganado, os flashbacks também serviam como "muleta" para o roteiro toda vez que eles precisavam explicar como Oliver já conhecia algo, eles enfiavam nos flashbacks mesmo que na primeira temporada não te mostrasse o menor indício que isso tivesse acontecido, por exemplo? Agora já sabemos que Oliver conhecia magia negra, ídolos mágico e inclusive o Constantine desde antes da primeira temporada.
Vilões importantes mal utilizados
O Exterminador foi um excelente vilão na segunda temporada, apesar de ter uma motivação muito pífia para um vilão do porte de Slade, mas ainda assim foi um ótimo vilão. O que eles fazem logo em seguida na terceira temporada? Colocam ele preso em uma cela que tinha um botão para escapar logo do lado na parede e depois colocam ele pra apanhar de Thea Queen. O próprio ator Manu Bennet demonstrou um enorme desgosto com a série e com o rumo que eles deram para um personagem do calibre do Exterminador. Ra's Al Ghul?
Por mais que ele tenha demonstrado todo seu poder no memorável episódio "The Climb" onde ele "mata" Oliver Queen o vilão também foi completamente mal aproveitado, e pior, ele foi morto definitivamente na season finale, sim, Arrow matou Ra's Al Ghul de uma vez por todas. Digo, ele passou o título para Malcolm Merlyn que é outro exemplo de vilão mal aproveitado, pois o grande Arqueiro Negro da primeira temporada é um personagem tão mal desenvolvido que em um mesmo episódio ele é o vilão, vira amigo do Team Arrow depois volta a ser o vilão tudo sem motivos plausíveis.
E o que dizer da Liga dos Assassinos, ou a Liga dos Capangas Descartáveis que são uma organização milenar dos mais perigosos combatentes e assassinos, mas que só servem pra proteger Nanda Parbat e que nem isso conseguem fazer.
Falta de coragem
Isso não é um problema exclusivo de Arrow, mas da CW como um todo, mesmo que Flash consiga sair um pouco dessa curva. Arrow carece de um pouco de coragem no roteiro, coragem que nós vemos com muita frequência nos roteiros dos quadrinhos que são a fonte original para as séries em questão.
Não me refiro apenas à coragem de matar personagens importantes e deixá-los mortos (porque inclusive isso foi um grande problema na série, mas chego lá), mas a coragem de tomar decisões controversas e arriscadas seja em roteiro, em produção, em visual. Todas as decisões tomadas pela série até agora estão dentro de uma zona de conforto muito entediante.
Um exemplo esdrúxulo: Se fizeram Oliver aceitar o convite de Ra's para virar o seu sucessor, uma solução corajosa talvez fosse fazer ele de fato comandar a Liga dos Assassinos, transformar Oliver no próximo Ra's Al Ghul para que ele usasse a Liga dos "não mais assassinos" para consertar o mundo de acordo com suas definições de salvar o mundo. Lembre-se, eu disse exemplo esdrúxulo, ok?
Cenas de luta
É uma série de heróis dos quadrinhos, a gente obviamente espera ação e luta. E se tratando de um herói sem poderes, a gente espera lutas incríveis pois esse seria o "poder" dele, a habilidade de lutar incrivelmente. E por duas temporadas nós tivemos lutas até bem coreografadas, não era nenhuma primeira temporada de Demolidor, mas ainda assim, era algo que agradava aos olhos. Inclusive a primeira luta de Oliver com Ra's no episódio The Climb é uma coreografia de luta muito boa, mas não sei se depois disso eles contrataram uma equipe mais barata pra cuidar dessa parte da série, mas a qualidade das coreografias de luta caiu drasticamente à ponto de causar um pouco de vergonha alheia, lembrava quase lutas de Power Rangers.
Trama repetitiva
Mais uma vez, é um problema recorrente em todas séries da DC feita pela CW, afinal apesar de ter tido uma boa temporada, a segunda temporada de Flash não foi lá um primor de originalidade quando comparada com a primeira. Enfim, o foco é Arrow, me diga se vocês conseguem identificar de qual temporada estou falando: Oliver e Star/Starling City estão se recuperando de um grande problema. Algum membro do elenco principal tem algum problema de familiar traidor.
Oliver enfrenta problemas em sua vida amorosa que não consegue competir com sua vida dupla de Arqueiro Verde. Oliver passa por um conflito interno sobre sua natureza, ele quer ser feliz, mas ele tem uma escuridão dentro dele. No final o grande vilão põe seu plano maligno em prática o que envolve grande destruição, um pandemônio no meio das ruas de Star/Starling City, e o Arqueiro Verde no meio da população da cidade.
Não é exagero dizer que Arrow repetiu a mesma fórmula de Season Finale durante quatro temporadas, se você pensar direito, elas são muito parecidas.
Tentar transformar o Arqueiro Verde no Batman
Durante 3 temporadas, tentei defender que não era isso que a CW estava fazendo, defendia dizendo que Oliver Queen e Bruce Wayne não eram assim tão diferentes. E mesmo quando eles trouxeram a trama que Ra's Al Ghul oferece ao Batman para que ele seja seu sucessor, e trocaram o Batman pelo Arqueiro Verde, defendi dizendo que em um universo onde não existe o Batman mas o Ra's existe, é obvio que ele recorreria ao Arqueiro Verde para ser seu sucessor.
Resolvi parar de defender o indefensável quando eles abandonaram a ideia de fazer um Oliver feliz e voltaram com o Oliver sombrio, sozinho, que vê seus parceiros caírem, que olha para vitrines exibindo uniformes de parceiros mortos. A CW tenta transformar o Arqueiro Verde em um Batman da DC, sendo que o Arqueiro Verde nunca será o Batman, assim como o Batman nunca será o Arqueiro Verde. E quando você força algo que não tem isso em sua natureza, o resultado é ruim.
Matar Laurel
Durante muito tempo nós tratamos Laurel Lance como uma chata na série (e cá pra nós, ela realmente era), mas à medida que a série avançava, Laurel se mostrava a única personagem que estava em desenvolvimento constante, e que crescia dentro da série, ela era a única personagem realmente evoluindo. E o que a CW resolve fazer? Matar a Canário Negro! Vamos voltar lá no item onde falei que precisava de mais coragem na série, ok? Isso aqui não é coragem de roteiro, é o total oposto, foi uma covardia sem igual.
A morte da Laurel em si não foi o grande problema, heróis importantes morrem nos quadrinhos o tempo todo e isso dá uma mexida nas coisas. O grande problema foi como foi executada essa morte de Laurel Lance, onde claramente nós perdemos a personagem pois ela não tinha mais espaço na série, pois enquanto existisse a Canário Negro, o relacionamento de Oliver e Felicity nunca teria espaço, já que os leitores dos quadrinhos sabem muito bem que Arqueiro Verde tem um relacionamento com a Canário. Ainda tem dúvida de que a morte de Laurel foi motivada por Ollicity? As últimas palavras de Laurel (as que apareceram na série) foram sobre Oliver e Felicity, sobre o casal. A morte de Laurel foi um desrespeito com os fãs da série, tanto que à partir daquele episódio, muitos anunciaram publicamente que estariam abandonando a série, pois ela havia morrido junto com a Canário Negro.
Interferência da Warner
Estou apontando muitos dedos para a CW nessa lista, não é? Deixa eu mudar o foco do meu dedo um pouco porque nem tudo que está acontecendo de ruim na série é culpa exclusiva da CW, ela até tinha alguns planos bem legais para a série, mas a grande "chefona" detentora dos direitos de todos os personagens da DC Comics, a Warner Bros, tem uma péssima mania de vetar algumas dessas ideias pelo pior motivo de todos. Por exemplo, recentemente a atriz Willa Holland confirmou o que nós já suspeitávamos, a Warner proibiu que a CW usasse o Esquadrão Suicida nas suas séries por conta do filme que estava por vir, por isso Pistoleiro morreu na série, por isso nós nunca vimos a Harley Quinn que estava presa na cela.
Não foi somente o Esquadrão que sofreu com isso, outro exemplo mais antigo é que a série queria trazer Ted Kord, o Besouro Azul para a série, e é por isso que Arrow faz tantas referências às Industrias Kord, porém a Warner mais uma vez simplesmente vetou por dizer que ela tinha outros planos para o personagem, e assim que nasceu Ray Palmer no Arrowverse. Ou seja, mesmo que eles seguissem a minha sugestão de ter mais coragem com roteiros e produção, eles ainda encontrariam a barreira da Warner.
Felicity
Sim, deixei ela por último. Antes de começar a explicar, preciso ilustrar um pouco do cenário de quem está reclamando da Felicity nesta lista. Sempre fui um grande fã da personagem nas primeiras temporadas, simplesmente adorava o alívio cômico que ela representava e de fato fui um dos que torceu para que ela e Oliver ficassem juntos, pois eu não acho que romance em histórias de heróis seja algo ruim, temos Peter Parker e Mary Jane, Clark Kent e Lois Lane, entre outros heróis que basicamente pautam suas histórias e suas essências em suas vidas amorosas, e assim eu me tornei um Ollicity.
Porém citando Thorin Escudo de Carvalho: "Eu não poderia estar mais enganado." O problema não era a Felicity em si, muito menos seu relacionamento com Oliver, pois no início da quarta temporada eles haviam dado um jeito para o casal ser algo natural, que não competia espaço na trama. O grande problema foi o excesso de carga dramática melosa que foi colocado em cima dos arcos envolvendo a Felicity, fosse no relacionamento dela com Oliver, no relacionamento dela com os pais ou com a empresa. Eles transformaram Felicity Smoak em uma chata e colocaram essa chata em uma posição de destaque na série, colocaram a versão chata de Felicity no holofote das duas ultimas temporadas. Isso sem mencionar o fato de você colocar um grande cliffhanger de quando ela foi baleada, achar que ela iria morrer, descobrir que ela sobreviveu mas ficou paraplégica, pra três episódios depois elas estar andando normalmente de novo.