10 coisas que sempre acontecem nas mesas de RPG!
10 coisas que sempre acontecem nas mesas de RPG!
Apesar de, inexplicavelmente, ser malvisto por muita gente, o RPG de mesa é um exercício de criatividade e raciocínio para os amantes de uma boa história.
Existem diversos sistemas para a criação das partidas, cada um com suas particularidades e seus fãs fervorosos. Mas, independentemente do sistema escolhido, esses clichês sempre acabam se repetindo!
Dica do fã Nick Scabello
Vocês estão numa taverna...
Afinal, toda aventura de RPG que se preze deve começar com o grupo se reunindo em uma singela taverna.
Logicamente, alguns membros se unirão à equipe no decorrer da história, mas a proposta de um estranho mensageiro que entra na taverna procurando por bravos guerreiros que queiram cumprir uma arriscada missão costuma ser o ponto de partida para uma épica jornada.
O amigo atrasado!
Atrasado ou pior... Ausente!
Sempre tem aquele amigo que agita todos para jogar, mas na Hora H não aparece!
Todos ficam esperando até que ele finalmente dê o ar da graça ou, então, o mestre decide transformá-lo em um NPC (Personagem não jogável) que acompanha o restante do grupo.
Ele não vai se importar...
Já que o amigo ausente acabou se transformando em um NPC, os outros jogadores decidem sacaneá-lo de todas as maneiras possíveis.
Seja jogando fora os itens que seriam úteis para o personagem ou simplesmente pendurando-o pelas calças na bandeira da cidade!
Acerto Crítico!
O mestre passa semanas desenvolvendo uma complexa história cheia de subtramas e reviravoltas. Leva dias desenvolvendo os personagens e os cenários e cria os inimigos mais mirabolantes possíveis.
Tudo isso para chegar um sortudo e tirar uma série de 20 nos dados e acabar com o Boss em um único golpe ou encontrar aquele item secreto que os levará para o final da missão!
Falha Crítica!
Certamente, o momento mais divertido para o mestre.
No meio da primeira batalha contra um Goblin da floresta, o jogador rola o dado para atacar e mal consegue acreditar no resultado.
Ele se vira para encarar o restante da mesa e todos estão com um sorriso sarcástico estampado na cara.
A armadura se solta, a espada se quebra, o arco consegue disparar uma flecha ao contrário... tudo para o jogador levar a pior!
Level salvador!
A batalha parece perdida!
O jogador está cercado por uma horda imensa de Orcs, sua vida está chegando ao final, mas em um golpe de sorte, o bravo guerreiro consegue eliminar um inimigo e ganhar XP suficiente para chegar ao próximo level!
Ele ressurge das cinzas com seus atributos no máximo, pronto para eliminar os obstáculos em seu caminho e seguir em frente.
Maldito Ladino!
Depois de uma batalha sangrenta, os jogadores decidem descansar para se recuperar do ardil do combate... menos o Ladino! Esse nunca descansa.
O jogador vasculha corpo por corpo à procura do máximo de artefatos para vender ou mesmo utilizar, deixando para os jogadores somente os restos... que geralmente não valem muita coisa!
Maldito Ladino!²
Deixar apenas os restos para a equipe é ruim, mas ainda pode ser tolerado. O problema é quando o Ladino resolve voltar seus olhos para os itens dos outros jogadores.
Geralmente, quem acaba descobrindo tudo é ninguém menos que o Paladino, aí o Ladino devolve os itens e pede desculpas ou o desentendimento é resolvido na base da porrada!
Olha quem chegou!
Sim! Depois que a aventura já está quase chegando ao fim, o atrasado finalmente resolve dar o ar da graça.
A comida já acabou, a bebida já esquentou, parte da equipe até mesmo já morreu, e seu personagem continua lá, pendurado no mastro da bandeira!
Você está morto!
A morte é uma certeza em nossas vidas e não podia ser diferente quando falamos de RPG.
Seja em uma voraz batalha contra um Dragão Negro ou sendo sacaneado pelos seus amigos, uma hora a morte chegará e você vai ficar apenas olhando com cara de frustração para os outros jogadores.
Existem sistemas que permitem que o jogador seja trazido de volta à vida, mas a dor e a tristeza da morte durante uma aventura sempre irão te acompanhar!