10 coisas que queremos ver no filme dos Novos Mutantes!
10 coisas que queremos ver no filme dos Novos Mutantes!
Próxima aposta da Fox no universo dos X-Men, Novos Mutantes será a primeira equipe juvenil de heróis a chegar aos cinemas!
Com data de estreia marcada para abril do ano que vem, Novos Mutantes tem tudo para ser um ótimo filme derivado da franquia mutante dos X-Men. Aqui, conheceremos um grupo completamente novo, cujos membros – em sua maioria – ainda não foram apresentados nos filmes da equipe mutante.
E embora seja um grupo desconhecido para o grande público, são boas as expectativas para o longa dirigido por Josh Boone (A Culpa é das Estrelas), e separamos dez elementos que queremos ver no filme!
Imagens: Divulgação
Heróis adolescentes
Os Novos Mutantes surgiram nos quadrinhos com uma proposta até então inédita na Marvel: representar uma "geração jovem" de X-Men, de modo que os heróis, ainda que tivessem muitas responsabilidades com seus poderes, pudessem ser adolescentes vivendo tramas juvenis.
Com o diretor de A Culpa é das Estrelas no comando do filme, não esperamos menos na adaptação cinematográfica. Queremos ver heróis adolescentes interagindo como adolescentes, e principalmente, queremos notar a relação entre esses personagens, como a amizade entre Míssil e Mancha Solar, dentre outros.
Grupo multi-étnico e diversificado
Diversidade é um elemento importante em Hollywood, e os últimos anos têm comprovado isso, com os estúdios cada vez mais preocupados em trazer elencos inclusivos e bem representativos. Nos quadrinhos, os Novos Mutantes sempre foram um grupo conhecido pela diversidade étnica e cultural de seus membros.
Dessa forma, a Fox pode fazer um bom trabalho selecionando um grupo diversificado de atores e atrizes, dando destaque para heróis que não são padrões étnicos, como a Miragem, o Mancha Solar, e quem sabe, até mesmo Karma.
O misticismo de Magia
Embora a franquia mutante dos cinemas tenha explorado extensivamente temas como preconceito e evolução genética, ainda há muitos subtemas e gêneros dos quadrinhos que nunca foram sequer apresentados. Um deles é o misticismo presente em alguns heróis mutantes, como é o caso da Magia.
A personagem tem uma história trágica e cruel, que poderia ser adaptada com bastante zelo nos cinemas. Além de ser capaz de criar portais, ela desde criança domina a dimensão do Limbo e vários dos demônios que a habitam, algo que seria inovador para os filmes dos X-Men. E por favor, não deixem de confirmá-la como irmã do Colossus!
Warlock!
Adorado pelos fãs nos quadrinhos, Warlock é uma criatura alienígena que possui a capacidade de se transformar em qualquer coisa à sua escolha. Por ter sido educado na Terra, ele sempre adota formas populares na cultura pop. Nos cinemas, o personagem permite uma série de abordagens visuais que o tornariam impressionante.
Além disso, há todo o contexto por trás de sua origem espacial, que pode ser adaptada tanto no primeiro filme quanto em continuações. E é claro, vale mencionar que ele é o melhor amigo do mutante Cifra, que se for adaptado, precisa ser mais do que o "mutante que entende todas as línguas" do qual os fãs mais leigos fazem chacota.
Lupina e sua religiosidade
Fé e religião sempre foi um conceito importante no universo dos X-Men nos quadrinhos, abordado seja através de heróis como o Noturno ou vilões como William Stryker. Sendo uma das personagens mais religiosas dentre os mutantes, Lupina pode ter uma trama repleta de alegorias e subtextos católicos.
Uma subtrama que seria interessante poderia ser uma provável dicotomia e conflitos entre ela e a Magia, considerando que uma é extremamente católica e a outra comanda uma dimensão de demônios e bruxaria. Ainda assim, é a oportunidade perfeita de encontrar um meio de não demonizar nenhuma das duas.
Miragem no comando
Mesmo tendo perdido seus poderes, Miragem, ou Danielle Moonstar sempre será a líder dos Novos Mutantes graças às suas raízes e sua personalidade decidida. Nos quadrinhos, vemos a heroína com capacidade de projetar imagens astrais e respeitando toda a tradição de sua linhagem Cheyenne.
Vale lembrar - embora isso com certeza seja deixado de fora aqui - que a heroína indígena é também uma das Valquírias do Valhalla. De qualquer forma, gostaríamos de ver uma personagem à altura da heroína nas HQs.
Mancha Solar: Do Brasil para o mundo
Temos aqui a primeira oportunidade - desconsiderando o fato de que o personagem já apareceu em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido - de ver um herói brasileiro ser adaptado aos cinemas e possa representar bem as terras tupiniquins.
Com a capacidade de converter energia solar em super-força e rajadas térmicas, Mancha Solar é a identidade de Beto da Costa, o jovem brincalhão da equipe. Já sabemos que a Fox está sondando algum ator brasileiro para o papel, e essa é a chance dos leitores nacionais se sentirem representados por um herói em uma grande produção Hollywoodiana.
Uma nova ameaça
Quando falamos dos X-Men e seus subgrupos, falamos de uma equipe que possui uma variedade gigante de vilões e adversários nos quadrinhos. Os Novos Mutantes, por sua vez, herdaram muitos inimigos de seus percussores, o que não significa que eles não conseguiram seus próprios rivais durante sua jornada.
Vilões como Selene, Arcade, o Magus, ou os demônios Belasco, Sym e outros habitantes do Limbo poderiam representar grandes ameaças no longa. Sabemos também que o Urso Místico deve estar presente de alguma forma, o que abre espaço para vilões ainda mais desconhecidos darem as caras.
Trajes e uniformes
Afinal de contas, já passou da hora da Fox honrar as raízes mais cartunescas dos X-Men nos cinemas! Ainda mais que os Filhos do Átomo, os Novos Mutantes ficaram conhecidos por seus trajes que lhes garantiam uma unidade em meio às suas missões e combates.
Aqui, embora queiramos ver cada herói com sua individualidade bem representada, é muito importante se ter a noção de uma equipe unida. E caso se mantenham fieis aos quadrinhos, os uniformes ainda podem fazer ligações com os trajes de X-Men: Primeira Classe ou o uniforme da Míssil Adolescente Megassônico em Deadpool.
Ligações com os filmes de X-Men... mas cuidado!
Aliás, falando em ligações, temos aqui um prato cheio para easter-eggs e referências ao restante dos filmes mutantes. Personagens como o Professor X podem dar as caras, para instruir os jovens super-heróis. Além disso, vemos o potencial de trazer referências ainda mais intrínsecas à franquia mutante, como o Colossus sendo irmão de Magia ou a relação entre o Mancha Solar desse filme com o de Dias de um Futuro Esquecido.
Por outro lado, cuidados precisam ser tomados para que o filme consiga se manter por si só e não soar apenas como um spin-off derivado da franquia "original". Além disso, a Fox precisa ter a atenção redobrada para que o filme não cause mais incongruências e paradoxos na cronologia da franquia dos X-Men dos cinemas.