10 Coisas que provam que os prelúdios de Star Wars não são tão ruins assim!

Capa da Publicação

10 Coisas que provam que os prelúdios de Star Wars não são tão ruins assim!

Por Márcio Jangarélli

Assim, para quebrar um pouco esse preconceito com a história de Anakin Skywalker, separamos aqui 10 coisas que provam que os prelúdios de Star Wars não são tão ruins assim! Elementar, meu caro Padawan: a Força guia todas as tramas desse universo para um fim próprio.

Imagem de capa do item

Palpatine

Algo que não dá para reclamar da trilogia prelúdio é do contexto político que os filmes apresentam. Depois de anos no escuro, George Lucas colocou todos os holofotes na grandiosa e maligna tomada de poder do Imperador Palpatine – e a interpretação feita por Ian McDiarmid não poderia ser melhor.

Existe um senso de malícia que surge em todas as aparições do vilão e, quando ele é revelado como Darth Sidious, McDiarmid se entrega para uma atuação repulsiva e odiosa. “Poder! Poder Ilimitado!”, poderia ser algo bem ruim, mas, com a performance do ator, ficou épico.

Imagem de capa do item

Mace Windu

O prelúdio não só mostra o Imperador Sith, mas como explora todo o Conselho Jedi de outrora. Entre os Mestres, temos ninguém menos que Samuel L. Jackson interpretando Mace Windu, um dos pontos principais de ação Jedi na trilogia, com seu sabre lilás.

Windu enfrenta Jango Fett em Geonosis e tem a sequência incrível de batalha contra o próprio Palpatine, mostrando toda sua habilidade como Jedi.

Imagem de capa do item

A ascensão do Império

Mais importante, a trilogia prelúdio nos permite conhecer as raízes mais obscuras do Império. Como foi planejado o golpe do Imperador Palpatine, quem foram os envolvidos, quem tentou impedir, quais foram as consequências e como a galáxia funcionava antes – mostrando que República ou Império, os problemas existiam de qualquer forma.

Os filmes nos permitem descobrir que, no fim, “É assim que a democracia morre, com um estrondoso aplauso”.

Imagem de capa do item

Darth Maul

Obviamente, o Sith mais demoníaco de todos os tempos não poderia faltar aqui. Darth Maul foi prometido como um grandioso vilão, mas, nas telonas, conhecemos muito pouco dele para avaliar.

Porém, considerando todo material posterior e sua participação em "A Ameaça Fantasma", é seguro afirmar que ele foi uma das melhores coisas dadas pelo prelúdio.

Imagem de capa do item

Darth Plagueis

O Episódio III é o melhor capítulo da trilogia, que muitos fãs consideram ser o mais próximo da franquia original. E nele, o Imperador Palpatine conta uma das histórias mais intrigantes do Universo Star Wars – e que muita gente quer saber mais sobre: o conto de Darth Plagueis.

Nessa mesma cena, temos uma espécie de conserto no conceito de midi-chlorians, enquanto Palpatine explica para Anakin que o lado negro da força também é capaz de criar vida. Enfim, temos a história de Darth Plagueis, o mestre Sith que descobriu esse uso da Força, mas acabou sendo derrotado por seu aprendiz – no caso, o próprio Palpatine.

Imagem de capa do item

A Vingança dos Sith

Na própria abertura, "A Vingança dos Sith" já se destaca dos outros, quando é de tirar o fôlego. Temos uma batalha espacial incrível com Anakin e Obi-Wan, uma das melhores cenas de ação e voo de toda a franquia Star Wars.

Os Jedis estão tentando entrar na nave onde os Separatistas estão mantendo o chanceler Palpatine "prisioneiro". Simplesmente de arrepiar.

Imagem de capa do item

Corrida de Pods

Outra cena que ficou marcada do prelúdio vem lá de "A Ameaça Fantasma". Nela descobrimos que o talento do Darth Vader como piloto vem desde muito pequeno, com Anakin Skywalker na corrida de Pods.

É uma das sequências mais divertidas e diferentes de toda a saga – ainda que, o excesso de CGI prejudique o visual da coisa toda hoje.

Imagem de capa do item

A Batalha de Geonosis

Mesmo que seja o menos querido dos fãs, "O Ataque dos Clones" também tem seu momento de glória.

É inegável que a batalha entre os Jedis – Padme – e o Conde Dooku, em Geonosis, é sensacional. Não vale por todo o filme, mas é lindo ver a capacidade Jedi sendo usada em seu potencial.

Imagem de capa do item

Duelo em Mustafar

Claro, não podemos terminar essa lista sem citar a icônica batalha de "A Vingança dos Sith". No auge de sua corrupção pelo Palpatine, Anakin enfrenta seu antigo mestre, Obi-Wan em meio ao fogo do planeta Mustafar. Enfrenta e perde.

É uma das cenas mais marcantes de toda a franquia Star Wars – independente dos efeitos exagerados e coisa parecida – que mostra todo o potencial do prelúdio. Melhor ainda é ver como a batalha afetou Vader, quando seu castelo, mostrado em Rogue One, é construído em Mustafar, no local de sua primeira morte.

Imagem de capa do item

Obi-Wan

Por fim, a maior contribuição da franquia prelúdio, que não deixa os filmes serem ruins, é a performance incrível de Ian McGregor como Obi-Wan Kenobi.

Os três episódios não servem apenas como a história do Anakin. É a própria história do Obi-Wan, seu crescimento como Mestre Jedi e sua relação com o protegido, que o trairia no futuro. É um aprofundamento em um personagem icônico da saga original, mas que conhecíamos muito pouco – e foi muito bem feito.