10 coisas que provam que o Mario é melhor que o Sonic!
10 coisas que provam que o Mario é melhor que o Sonic!
O encanador contra-ataca!
Existem rivalidades que sobrevivem ao teste dos anos. Não importa quanto tempo passe ou o quanto o mundo mude, essas duas forças continuarão a se opor uma a outra, talvez para todo o sempre.
Mario e Sonic, opositores ferrenhos um do outro, podem ser amiguinhos atualmente, mas os efeitos da guerra dos consoles dos anos 90 foram tão fortes que ainda há quem se pergunte: qual dos dois é o melhor?
Nessa lista, vamos mostrar para vocês que o mascote da Nintendo leva essa fácil!
Gente como a gente
O mundo dos games está cheio de heróis impossíveis. São deuses gregos da guerra, soldados espaciais, guerreiros vindos de outros mundos, assassinos com um credo... mas o Mario não segue essa cartilha.
Nosso herói é um simples encanador italiano gordinho que adora comer macarrão e, se você precisar dar um jeito no encanamento da sua casa, ele é pau pra toda obra. E nas horas vagas, ainda salva o reino dos cogumelos e ganha uns beijinhos da princesa Peach.
Já o Sonic, com toda sua velocidade, é arrogante demais pra passar na sua quebrada até pra comer um Chili Dog.
Sempre inovando
A cada jogo da série, a Nintendo dá um jeito de inovar as mecânicas de gameplay, mesmo quando não se trata de algo radical.
Em Super Mario 64, controlamos o encanador por um ambiente em 3D. Super Mario Galaxy nos apresentou ambientes espaciais e fazia um uso bem bacana dos controles de movimento do Wii. Super Mario Odyssey, para Nintendo Switch, nos permitia controlar absolutamente tudo no jogo com um simples arremesso de chapéu, o que incluía até um Tiranossauro Rex.
Sonic tentou inovar várias vezes durante sua trajetória, mas nem de longe teve a mesma margem de sucesso de seu rival.
Multitalentoso
Mario é um homem com talentos que vão muito além de resolver problemas de encanamento. Na verdade, ele trabalha bem mais que muita gente.
Entre sua lista de empregos, estão piloto de kart, médico, jogador de futebol, carpinteiro, pintor e até árbitro de boxe!
O que o Sonic faz da vida, você sabe? Não. Nem você, nem ninguém.
Sem o Mario, não haveria o Sonic
Quando Mario surgiu, em 1985, o mercado de games juntava seus cacos e começava a tentar se reerguer. Foi apenas depois do sucesso do primeiro game do encanador que ele de fato renasceu das cinzas como uma fênix, vendendo milhões de cópias e reaquecendo a indústria dos vídeo games, que nunca mais parou.
O sucesso de Super Mario Bros. foi o sucesso do Nintendinho, que animou outras empresas, como a própria Sega, a entrarem para o mercado de consoles caseiros.
Anos mais tarde, a Sega criaria o Sonic para competir com o mascote da Nintendo. Logo, o ouriço supersônico deve o simples fato de existir ao encanador bigodudo.
Carreira quase perfeita
Ao longo dos anos, Mario colecionou muito mais sucesso do que fracassos. Quase todos os seus jogos são certeza de sucesso e aclamação do público e da crítica, salvo alguns títulos que foram feitos por outras empresas licenciadas, como o estranhíssimo Hotel Mario, para CDi.
E enquanto ao Sonic... bem, digamos que ele teve uma época bastante sombria que durou um bom tempo. Alguém aí lembra de Sonic 2006?
Mario sabe nadar
Todo fã do Sonic sabe que o ouriço não sabe nadar. Debaixo d'água, ele perde toda sua velocidade característica, e se ficar muito tempo submerso, aquela musiquinha maldita começa a tocar, para o desespero de 11 entre 10 jogadores.
Já o Mario nada com a graça e a leveza de um atleta profissional, evitando inimigos e entrando pelo cano sem nunca sequer precisar sair da água para pegar um ar. Que pulmões poderosos!
Se deu melhor em 3D
Durante a transição dos 16 para os 32 bits, as desenvolvedoras começaram a brincar com a tecnologia 3D na hora de fazerem seus jogos, e em pouco tempo, o 3D virou a nova tendência do sucesso.
Enquanto vários estúdios e empresas aprendiam a fazer jogos tridimensionais na base da tentariva e do erro, a Nintendo parece ter acertado logo de primeira com Super Mario 64, que segue como sendo um clássico absoluto e um dos maiores sucessos da história dos vídeo games.
Sonic demorou bastante para se encontrar em 3D, mesmo com os aclamados Sonic Adventure 1 e 2.
Vilão mais assustador
Responda sinceramente: de quem você teria mais medo, um cara gordo com um bigode ridículo ou um monstro parte lagarto, parte tartaruga, de tamanho gigantesco, dentes enormes e um urro de gelar o sangue?
Bowser consegue ser assustador de uma maneira que o Dr. Eggman (ou Robotnik, para os mais velhos) jamais conseguirá. Os jogos do Mario podem não ter muita variedade no quesito "chefão final", mas talvez nem precisem. Bowser já tem tudo.
Power ups
A partir de Super Mario Bros. 3, a Nintendo iniciou uma tradição de sempre bolar power ups interessantes para Mario colher em meio às fases, que podem resultar em transformações interessantes.
Assim sendo, Mario pode se transformar em um Tanuki, jogar machados para o ar, ficar gigante, congelar inimigos e, mais recentemente, até se transformar em um gato.
O mesmo não pode ser dito do Sonic, que só possui a transformação em Super Sonic mesmo. Pode até ser mais poderosa, mas é muito menos interessante depois de um certo tempo. Cadê a variedade?