10 coisas que provam que Hogwarts não é o local mais seguro da saga Harry Potter
10 coisas que provam que Hogwarts não é o local mais seguro da saga Harry Potter
Quem lembra do Hagrid e Dumbledore falando que Hogwarts é o local mais seguro do mundo?
Apesar do que diz Hagrid em Harry Potter e a Pedra Filosofal, a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts não se provou um lugar muito seguro para seus estudantes. É possível que eles tenham no mínimo 10 chances de se acidentar ou morrer, se observarmos os livros e filmes da saga Harry Potter. E aqui, listamos algumas delas!
Confira!
Floresta Proibida como punição
No primeiro ano de Harry, Dumbledore avisa: a Floresta Proibida é terminantemente proibida para os estudantes. No entanto, é pra lá que eles vão quando precisam pagar uma detenção. Depois de cometer uma infração grave - sair depois do toque de recolher - Harry, seus amigos, e seu rival Draco Malfoy, são enviados junto à Hagrid para uma missão na floresta.
O local é habitado "apenas" por uma diversidade de animais fantásticos que podem querer se alimentar de um grupinho de crianças, o que torna a detenção na floresta, um castigo com risco de morte na certa.
Escadas que se movem
As escadarias que se movem parece uma coisa divertida à primeira vista, então você se pergunta: o que poderia acontecer de ruim com elas?
Ok, você realmente nunca considerou uma criança, no sétimo andar, prestes a pisar no degrau quando de repente a escuda muda? Tornozelos quebrados é o de menos quando se corre o risco de despencar sete andares, não é mesmo?
Salgueiro Lutador
Uma imensa árvore com um instinto assassino só soa uma boa ideia quando você de fato tem intenções homicidas. Mas se a intenção é manter uma penca de crianças e adolescentes convivendo seguras, isso não é algo bom.
Nos livros de Harry Potter, descobrimos que a verdadeira finalidade do Salgueiro Lutador era guardar a passagem secreta entre os terrenos de Hogwarts com a Casa dos Gritos, mas não dá para chamar de sensata a decisão de manter uma coisa tão perigosa a um passo de estudantes que facilmente se perdem pelos arredores do castelo.
O Lago Negro
O Lago Negro é um imenso grande corpo de água localizado próximo ao castelo de Hogwarts. Ele é repleto de criaturas estranhas e misteriosas, que incluem sereianos, demônios aquáticos e uma lula gigante.
Se isso não é suficiente para te fazer considerar a integridade física dos estudantes que adoram aproveitar os dias quentes próximo ao lago, vale mencionar as grandes chances de afogamento dos alunos do primeiro ano, que chegam até o castelo todos os anos de barco.
Esportes violentos
Crianças voando há tantos mil pés de altura arremessando balaços uns contra os outros já seria perigoso o suficiente, mas os bruxos acharam uma ideia ainda melhor para colocar seus alunos a um passo da morte: o Torneio Tribruxo.
Essa competição mortal colocou alguns estudantes frente à frente de dragões, sereianos assustadores e um labirinto assassino. E de surpresa, um tal Lorde das Trevas fez uma participação final devastadora.
Não podemos esquecer que apesar de três dos alunos terem escolhido competir, um deles - Harry Potter - era menor de idade e foi obrigado a participar mesmo sem ter se elegido.
Cão de três cabeças
Quando quiser proteger um artefato poderosíssimo das garras do mal evite deixá-lo em uma escola com centenas de crianças e adolescentes.
Claro, Dumbledore resolveu guardar a Pedra Filosofal em um local cheio de encantamentos pensando que “aquele” bruxo das trevas fosse roubá-la. Mas ele não contava com astúcia do trio Harry, Rony e Hermione, que sem querer acabaram caindo direto na porta que dava acesso ao alçapão onde o objeto estava escondido. E lá, eles deram de cara com um furioso cão de três cabeças, apelidado carinhosamente de Fofo por Hagrid.
A porta foi acessada com um simples feitiço Alohomora conjurado por uma aluna do primeiro ano. Isso foi bem irresponsável da parte da administração de Hogwarts, não?
Livros perigosos
Um livro que ataca qualquer um que o abra torna impraticável o ato de ler. E isso poderia servir como uma ótima desculpa para alunos que não querem fazer seu dever de casa... isso, é claro, se eles não perderem um dedo antes.
No terceiro ano de Harry, um dos livros que constava na lista de materiais escolares era o famigerado Livro Monstruoso dos Monstros. Mas não foi a primeira vez que a escola pediu livros difíceis de lidar, como por exemplo, o Livro Invisível da Invisibilidade, que não devia ser nem um pouco acessível e seguro para crianças e adolescentes.
Além disso, há os livros da Seção Reservada que conseguem ser bastante desagradáveis e assustadores.
Pirraça
Ele não aparece nos filmes, mas os leitores dos livros de J.K. Rowling conhecem a figura denominada Pirraça. Constantemente um aborrecimento para alunos e professores, o Poltergeist adora jogar bengalas nas pessoas, puxar os tapetes debaixo dos seus pés, derrubar balões de água nos estudantes e provocar qualquer um que cruzar o seu caminho. Quantos tornozelos fraturados, crianças traumatizadas e calos na cabeça já devem ter sido causados pelo Poltergeist?
Histórico de professores questionáveis
Precisamos conversar sobre o histórico de contratação de professores de Hogwarts, especialmente no que diz respeito ao cargo de Defesa Contra as Artes das Trevas.
No primeiro ano de Harry em Hogwarts, ele quase foi morto por Quirrel, aquele professor que escondia na parte de trás da cabeça o perverso Lord Voldemort. Não era Hogwarts o local mais seguro do mundo?
Logo depois Gilderoy Lockhart foi contratado e se provou uma farsa. Esperava-se que bruxos tão inteligentes e poderosos quanto o Professor Dumbledore tivesse descoberto isso durante sua entrevista de emprego?
E aí teve Remo Lupin, veja bem, um lobisomem! Em seguida, Alastor Moody, que na verdade não era o Moody real e sim um psicopata assassino. As coisas não melhoraram quando chegou Dolores Umbridge, uma mulher horrorosa responsável por cometer abusos contra alunos.
Câmara Secreta
A Câmara Secreta foi criada por Salazar Slytherin nas masmorras de Hogwarts e por séculos foi o lar de um basilisco. Isso mesmo, a escola guardava em seu subterrâneo uma cobra gigante capaz de matar qualquer um com o olhar!
Passaram-se centenas e centenas de anos, e não se descobriu onde era a entrada da Câmara. Nem mesmo quando uma estudante foi morta, a Escola conseguiu encontrar a fera que habitava o local. E por muitas décadas, o castelo se manteve aparentemente livre dos ataques, que retornaram no segundo ano de Harry. Foi preciso que o jovem e seus amigos descobrissem como entrar na Câmara e derrotar o basilisco para enfim esse mal ser erradicado. Imagina quantos alunos passaram pelo castelo durante todos esses anos com uma serpente assassina à espreita?