10 coisas que você precisa saber sobre a Manopla do Infinito
10 coisas que você precisa saber sobre a Manopla do Infinito
Uma arma de poder divino!
Quem conhece bem a mitologia por trás do Universo Marvel, sabe que não há arma ou artefato mais cobiçado que a Manopla do Infinito. Essa “luva metálica” abriga em si o poder das seis Joias do Infinito, e é uma das maiores armas de Thanos nas HQs e no cinema.
A manopla sempre teve uma participação bem grandiosa nas histórias em quadrinhos e em outras mídias, e aqui resolvemos compilar 10 coisas, curiosidades e segredos que você precisa saber sobre a Manopla do Infinito!
Créditos: Divulgação
Origem e primeira aparição
A Manopla do Infinito apareceu pela primeira vez nas HQs do Surfista Prateado - mais precisamente, em Silver Surfer Vol. 3 #44, de dezembro de 1990. Logo em seguida, o artefato teria um papel gigantesco na saga Desafio Infinito.
Diferente dos filmes, a manopla é uma criação de Thanos nas HQs, uma luva para abrigar o poder descomunal das Joias do Infinito. Curiosamente, o título original de Desafio Infinito é Infinity Gauntlet - Manopla do Infinito, em tradução literal.
Um poder incontrolável
Quando reunida de todas as seis Joias do Infinito, a manopla possui um poder maior do que muitas entidades cósmicas e divindades do Universo Marvel. Sabe-se que o usuário desse item pode superar seres como Eternidade e até mesmo Odin.
Na verdade, poucos são mais poderosos que a manopla. Entre eles, podemos citar o Tribunal Vivo e a raça alienígena dos Beyonders, além de, é claro, Aquele Acima de Todos, a entidade que representa o maior poder divino da editora.
A questão do Multiverso
Durante a revista dos Novos Vingadores, onde a equipe usa a manopla para destruir universos que estão colidindo entre si, para que possam salvar a Terra-616, é revelado que a Manopla do Infinito e as joias possuem uma limitação significativa.
Basicamente, não tem como usar o poder das joias em um universo que não seja seu original. Ou seja, a Manopla age perfeitamente no universo em que foi criada, mas não pode ser usada em outros lugares do Multiverso.
A sétima Joia do Infinito
De acordo com o mito original, as Joias do Infinito surgiram depois que um deus primordial, com poderes infinitos, tirou sua própria vida, repartindo sua essência em sete gemas - uma das quais foi atirada em outro universo, conhecido como Ultraverso.
A sétima joia posteriormente teve um grande papel nas HQs. Conhecida apenas como Ego, essa joia representa a consciência desse deus primitivo. Quando reunida com as outras seis joias, ela personifica essa entidade, criando um ser chamado Nemesis.
Outros usuários
Por mais que Thanos seja conhecido como o principal usuário da Manopla do Infinito, nas HQs vimos vários personagens distintos abraçando de vez o poder das Joias. O primeiro humano a usá-la foi o Homem de Ferro.
Além disso, temos alguns heróis e vilões que já descobriram o poder total. Adam Warlock e sua versão sombria, o Magus, talvez sejam os mais famosos depois de Thanos. Além deles, a Gamora e até mesmo o Dentinho já empunharam o item.
Darkseid?!
Muitos devem se lembrar dos crossovers inter-editoriais dos anos 80 e 90. Entre eles, um que fez bastante sucesso foi JLA/Avengers - a revista que uniu a Liga da Justiça e os Vingadores para enfrentarem os maiores vilões de cada um de seus universos.
Nessa saga, quem conquista o poder da Manopla do Infinito é o próprio Darkseid - e muitos fãs ficaram felizes com isso, já que Thanos foi muito inspirado pelo vilão da DC Comics. Em posse do artefato lendário, ele quase causa um estrago irreversível.
Games e animações
A Manopla do Infinito já teve diversas participações fora dos quadrinhos, seja nos jogos eletrônicos ou em séries animadas, e é sempre relacionada a Thanos. Nas animações, a manopla já apareceu em Esquadrão de Heróis e Avengers Assemble.
Nos games, o item é visto frequentemente - geralmente nos jogos de luta da Capcom, como a franquia Marvel vs. Capcom. No entanto, uma aparição marcante da manopla se deu em Fortnite, em um evento que permitia que os jogadores coletassem as Joias.
Nos filmes...
Nos cinemas, a origem e o alcance de poder da Manopla do Infinito é bem diferente dos quadrinhos. No Universo Cinematográfico da Marvel, a manopla foi criada pelo anão Eitri a mando de Thanos, que dizimou seu povo em Nidavellir.
Apesar disso, a utilização da manopla permanece a mesma. Assim como nos quadrinhos, o Titã Louco a usa para concluir seu plano genocida: exterminar metade de toda a vida no universo para poder salvar toda a existência.
Manopla falsa?
Curiosamente, a Manopla do Infinito causou uma certa confusão nos fãs. O item apareceu pela primeira vez como um easter-egg em Thor (2011), como um dos tesouros na sala de Odin. Contudo, só depois é dito que a manopla de Thanos era outra.
Isso leva a uma piada bem divertida de Thor: Ragnarok (2017), onde Hela diz que a manopla na sala de tesouros de Asgard é, na verdade, falsa. Ainda não sabemos ao certo o motivo que levou a esse "erro", mas felizmente ele já foi corrigido.
Os efeitos devastadores da Manopla do Infinito
Nos cinemas, a Manopla do Infinito não é tão poderosa quanto nos quadrinhos - mas isso por conta de um detalhe singular. A luva "drena" o poder de seu usuário, quanto maior for a ação realizada com as Joias do Infinito.
É por esse motivo que Thanos fica muito devastado após matar metade do universo em Guerra Infinita, e também por isso que o Hulk tem seu braço quase mutilado ao restaurar o universo ao seu status inicial em Vingadores: Ultimato.