10 coisas sobre o Godzilla que você provavelmente não sabia
10 coisas sobre o Godzilla que você provavelmente não sabia
As curiosidades sobre o Rei dos Monstros!
O Godzilla, também conhecido como o Rei dos Monstros, foi criado em 1954, no Japão. Desde então, o monstrão recebeu inúmeros filmes, tornando-se um marco na cultura pop e um dos monstros mais famosos do cinema. Mas o que você sabe sobre o Godzilla e sua história?
Hoje a Legião trará 10 fatos sobre o lagartão gigante que você – provavelmente – não conhecia. Bora pra lista?
Godzilla é um alerta contra os perigos das bombas atômicas
O Godzilla foi criado em 1954, quase uma década depois do ataque que devastou Hiroshima e Nagasaki, em 1945. Assim, o monstro foi uma resposta dos japoneses à ameaça nuclear, tanto que o nome original do filme - Gojira - é a fusão das palavras japonesas que, traduzidas, significam gorila e baleia.
Godzilla, na verdade, não é só uma espécie de predador, mas também uma vítima da crueldade humana que, muitas vezes, é despertado ou criado por bombas atômicas nos filmes.
Godzilla tem um filho, Minilla
Minilla é o filho de Godzilla, mas poucas pessoas o conhecem. Ele apareceu no filme Son of Godzilla, lá em 1967, mas não era tão querido pelo seu pai. Ele é bem menor, desajeitado e amigável com os humanos do que a maioria dos kaijus, mas ganha o respeito de seu pai ao ajudá-lo a derrotar o monstro-aranha chamado Kumonga.
Minilla é filho de Godzilla com Mothra.
O nome dele não é "Gojira"
No filme Godzilla, de 2014, nós entendemos perfeitamente que o nome do monstrão não é Gojira quando o personagem de Ken Watanabe o chama de “Godzilla”, mas o nome soa como “Gojira”, por conta de seu sotaque.
Isso acontece porque a fonética do nome do personagem muda quando é pronunciada em japonês: o som leve de "L" tem um som rótico, ou seja, eles transformam "L" em "R". Além disso, o som "dz" não é usado na língua japonesa. O som mais próximo usado em japonês é "zh". Assim os japoneses tendem a pronunciar Godzilla como "Goh-zhi-ra", que dito rapidamente por eles fica "Gojira".
Os Kaijus
Caso você ainda não saiba, o Godzilla é um dos muitos Kaijus. Kaiju, em tradução, significa “criatura estranha”, e ele é apenas um de muitos, tendo como inimiga famosa a Mothra, uma mariposa gigante capaz de criar ventos tão fortes quanto um furacão com suas grandes asas. Além disso, ela ainda dispara um feixe de energia.
Outros monstros, como Rodan (um Pteranodonte pré-histórico) e Ghidorah (um dragão de três cabeças) também já apareceram no caminho do Rei dos Monstros.
Os efeitos especiais
Os efeitos especiais do filme original do Godzilla foram produzidos por Eiji Tsuburaya, também conhecido por criar o maior herói do Japão, o Ultraman, logo na década seguinte.
Godzilla vs Kong
Godzilla e Kong se enfrentaram nos cinemas pela primeira vez em 1962, mas o resultado da luta nesse filme é aberto à interpretação do público, já que o filme termina antes que um vencedor seja oficialmente declarado.
Já no novo filme de 2021, Godzilla é quem vence a luta contra King Kong nas duas vezes em que os monstros se enfrentaram. Porém, na segunda luta, os dois personagens se uniram para enfrentar o Mechagodzilla. Ao fim do filme, nós vemos Godzilla retornando para o mar e deixando Kong em paz, dando a entender que ele viu o gorila gigante como seu igual.
Seu design é baseado nos dinossauros
O Godzilla é um monstro com a aparência reptiliana, mas o que muitos não sabem é que ele foi criado a partir da inspiração em diversos dinossauros diferentes.
Seu design ficou nas mãos de Teizo Toshimitsu e Akira Watanabe, sendo baseado no corpo de tiranossauro, braços longos de um iguanodonte e barbatanas nas costas semelhantes ao estegossauro.
Mais filmes do que o agente 007
Godzilla soma mais filmes do que James Bond! Enquanto o famoso agente 007 possui um total de 25 filmes oficiais, o monstro já possui 32 filmes, sendo os mais recentes Godzilla Minus One, de 2023, e os filmes animados, como o anime Godzilla: Planet of the Monster.
Por que Godzilla está rosa?
Além da questão de marketing e comercial, a explicação aceitável é que as reservas nucleares do Godzilla superam os níveis de energia ultravioleta que, combinadas com sua fisiologia, geram essa tonalidade (além de parecer uma referência ao Godzilla 2000, da Toho).
Ele enfrentou os heróis da Marvel
Todo mundo que consome cultura pop sabe que os crossovers vendem muito bem e, sua primeira aparição no universo Marvel foi em 1977, na HQ Godzilla #1. Ele causa estragos no Alasca ao se libertar de uma geleira, e Nick Fury envia seus agentes da SHIELD para evacuar a área e dominar o monstro.
Homem de Ferro, Thor, Hulk… Os heróis se uniram para tentar vencer o Godzilla, mas não tiveram sucesso. Porém, na vida real, os direitos de licenciamento do lagartão eram um problema e, após o término do licenciamento, a Marvel não obteve mais a permissão necessária para levá-lo novamente aos quadrinhos.