10 coisas sobre Avatar: A Lenda de Aang que apenas fãs hard core do desenho sabem
10 coisas sobre Avatar: A Lenda de Aang que apenas fãs hard core do desenho sabem
Sabia dessas curiosidades?
Avatar: O Último Mestre do Ar trouxe de volta aquele gostinho nostálgico da série original. Novos e antigos fãs estão sedentos por informações frescas do universo Avatar, porém, o que não falta são curiosidades pouco conhecidas. Da verdade por trás da mãe de Zuko até conceitos iniciais da Gaang, ainda existe muito para se descobrir. Nessa lista, separamos 10 coisas sobre a animação que apenas fãs hard core sabem. Confira!
A Lenda de Aang se passaria no futuro
Avatar: A Lenda de Aang conquistou os fãs por conta de sua estética e construção de mundo, porém, o universo fantástico da animação quase ganhou um tom completamente diferente. De acordo com Bryan Konietzko e Michael DiMartino, criadores da série, a ideia original era seguir um conceito de futuro distópico ao invés de fantasia histórica.
E isso se refletiu nas primeiras artes conceituais de Aang, desde o estilo de suas vestes até tatuagens, bastão e companheiros. Ainda nessa versão, Momo seria um robô enquanto o Appa, um animal semelhante a um cachorro.
Zuko foi uma adição de última hora
Zuko é um dos personagens mais queridos de Avatar: A Lenda de Aang, porém, ele quase não fez parte da animação. Inclusive, ele foi um dos últimos personagens criados. Originalmente, Ozai, o Senhor do Fogo, seria o principal antagonista.
Apenas posteriormente que Zuko foi desenvolvido, como uma espécie de representante do Senhor do Fogo, que estaria procurando o Avatar enquanto Ozai planejava e maquinava as tropas de sua nação.
O que aconteceu com o Comerciante de Repolho?
O “Comerciante de Repolho” deu as caras na primeira temporada, quando sua carroça de repolhos foi completamente destruída por um grupo de dominadores de terra. O personagem fez tanto sucesso entre os fãs que os roteiristas decidiram transformá-lo em uma piada contínua durante toda a série.
Mas, o que aconteceu com ele após o final dos três livros de Aang? Em A Lenda de Korra, descobrimos que o comerciante dirige uma empresa bem-sucedida chamada Cabbage Corp.
Luke Skywalker é o Lord Ozai
Os fãs que acompanharam a saga de Aang dublado não sabem, porém, existe uma referência curiosa na voz de Ozai. Seu dublador no elenco original é Mark Hamill, também conhecido como o Luke Skywalker na franquia Star Wars.
Para construir o tom malévolo e amedrontador de Ozai, Hamill utilizou sua experiência com outros vilões, como o Coringa, personagem que dublou em Batman: A Série Animada.
Katara quase terminou sem ninguém
Katara e Zuko? Katara e Aang? Talvez nenhum dos dois. De acordo com os criadores de Avatar, a ideia original era que nenhum casal romântico fosse formado ao final da série. Nesse caso, Zuko se tornaria o novo Lorde do Fogo, enquanto Katara e Sokka se reuniram com seu pai, Aang daria início a uma busca por dobradores de ar e Toph retornaria para o Reino da Terra.
A criação do casal formado por Katara e Aang, “Kataang” como ficou conhecido, apenas surgiu mais tarde, quando tanto criadores quanto o público começaram a desenvolver uma afeição pelo casal.
A história real por trás do Lago Laogai
Um dos melhores episódios de Avatar: A Lenda de Aang coloca a Gaang no encalço do vilão Jet e encontrando um laboratório subterrâneo liderado por uma facção do Reino da Terra. Chamado de Lago Laogai, o episódio foi um dos destaques da segunda temporada, não apenas pela sua qualidade, mas também pela sua referência histórica.
Em chinês, Laogai é a abreviação de Laodonggaizao, que pode ser traduzido como "reforma por meio do trabalho", mas também era o nome de um campo de prisioneiros políticos chineses usado nas décadas de 50 e 60.
Nele, centenas de prisioneiros políticos foram enviados e sofreram lavagem cerebral, muito parecido com a base subterrânea fictícia em Lago Laogai.
Toph seria completamente diferente
Originalmente, Toph não seria uma garota baixa com deficiência visual, mas sim um homem grande e forte. Outros detalhes curiosos na criação de Toph é que o personagem original não seria cego, além de que serviria como um contraponto para Sokka.
Foi então que, Aaron Ehasz sugeriu a mudança, fazendo com que os produtores mudassem de ideia e criando a Toph que amamos.
A Dobra de Energia
Nem todos lembram, mas o Avatar não domina apenas os quatro elementos. Ao final da saga, descobrimos a existência da dobra de energia, uma técnica utilizada para manipular a energia vital de outra pessoa.
Essa dobra precede a existência das Quatro Nações e foi ensinada ao Avatar Aang pela Tartaruga Leão, um espírito ancião que serviu como protetor da humanidade abrigando cidades humanas em suas costas.
O que aconteceu com a mãe de Zuko?
Ursa, mãe de Zuko e Azula, é uma das personagens mais importantes na vida dos irmãos da Nação do Fogo, porém, temos poucas informações sobre ela. De acordo com a série, ela foi exilada pelo Senhor do Fogo, nunca tendo aparecido na animação. Porém, seu destino é revelado em Avatar - A Busca, quadrinho lançado em 2013 que se passa após os eventos de A Lenda de Aang.
Nele, descobrimos que Ursa ajudou Ozai a matar seu pai, Azulon, depois do Senhor do Fogo ter obrigado seu filho a matar seu primogênito, Zuko. O trato dos dois garantia que Ursa sumiria após o assassinato.
É então que ela retorna para sua antiga aldeia, encontra um primeiro amor, muda de nome e rosto com a magia da Mãe das Faces. Quando Aang, Zuko e Azula encontram a mulher, ela decide recuperar suas antigas memórias, retornando, por fim, à Nação do Fogo.
Tio Iroh quase traiu Zuko
Boa parte da história de Zuko foi imaginada de última hora, o que garantiu que o próprio Tio Iroh tivesse um destino bem diferente no roteiro original. Nele, o tio de Zuko seria um agente duplo, com a intenção de trair o príncipe da Nação do Fogo. Porém, esse aspecto de sua personalidade nunca seria revelado ao público, fazendo de sua traição uma grande reviravolta.