10 coisas que você precisa saber sobre Ahsoka Tano, de Star Wars
10 coisas que você precisa saber sobre Ahsoka Tano, de Star Wars
Uma guerreira muito poderosa!
Uma das personagens mais queridas do mundo de Star Wars, Ahsoka Tano foi uma figura muito importante na série Clone Wars. Criada em 2008, a heroína foi logo conquistando o carinho e a admiração dos fãs, e agora pode ganhar sua primeira versão em live-action.
A personagem tem uma história muito complexa e emocionante, tendo sido inclusive aprendiz de Anakin Skywalker, antes de se tornar o poderoso Darth Vader. Pensando nisso, aqui separamos 10 coisas que você precisa saber sobre Ahsoka Tano!
Créditos: Divulgação
Quem é Ahsoka Tano?
Ahsoka Tano é uma das personagens principais da série Star Wars: The Clone Wars. A personagem surgiu no filme animado de 2008, que serve como um piloto para a série, e foi criada por Dave Filloni e pelo próprio criador da franquia, George Lucas.
A personagem foi introduzida como uma Padawan - uma aprendiz de Jedi - para Anakin Skywalker, e passou a ter uma longa relação com seu mentor. Eventualmente, ela acabou deixando de lado seu treinamento, nunca chegando a se tornar uma Jedi oficialmente.
Raça e origem
Ahsoka Tano vem de um planeta muito importante na mitologia da franquia, chamado Shili. Ela pertence à raça Togruta - uma raça alienígena cujos membros são conhecidos pelo "adereço" colorido na cabeça, que inclui duas protuberâncias que garantem uma vaga ecolocalização.
Ahsoka faz parte da mesma raça que outra importante Mestre Jedi, Shaak Ti. Em Star Wars: The Clone Wars, podemos ver o planeta de Ahsoka em alguns flashbacks. Ao se mostrar sensitiva à força, ela é selecionada pelo mestre Plo Koon para participar do treinamento Jedi.
Anakin e Ahsoka
No filme de 2008 - que deu origem à série animada -, Ahsoka Tano é designada como uma Padawan para Anakin Skywalker. No universo de Star Wars, um padawan é uma espécie de aprendiz Jedi, que deve se submeter a um mestre para completar seu treinamento.
Ao longo da série animada, Ahsoka e Anakin exploram as suas similaridades e diferenças. Os dois são impulsivos e um pouco irresponsáveis, mas possuem um grande senso moral e carregam alguns problemas do passado. Apesar de não se bicarem inicialmente, eles logo se tornam grandes amigos e aliados.
"Ataque" ao templo Jedi
Ao longo de Clone Wars, Ahsoka se provou uma grande guerreira e uma heroína honrada, mas sua carreira foi alterada permanentemente por um evento terrível. O grande templo Jedi é atacado por um inimigo misterioso, e todas as evidências acabam apontando para Ahsoka.
Ela então é acusada de ser uma traidora entre a Ordem Jedi, e isso faz com que ela perca toda a fé e a confiança no sistema. Aos poucos, ela conta com alguns aliados - como Anakin Skywalker e Padmé Amidala - que a ajudam a provar sua inocência.
A Padawan que nunca se tornou Jedi
Contudo, por conta da desconfiança e do sentimento de traição por parte dos Jedi, Ahsoka acaba decidindo não terminar seu treinamento como padawan. Então, por mais que ela seja conhecida como uma importante guerreira, ela nunca se tornou, oficialmente, uma Jedi.
Ela então perde seu sabre-de-luz e passa a buscar seu próprio caminho, ainda que seja uma experiente usuária da Força. Com o passar do tempo, ela se torna uma benfeitora não ligada a ordem alguma - até que se alia com os Rebeldes após a ascensão do Império Galáctico.
Sabres brancos
Uma vez que teve que abandonar seu próprio sabre de luz após rejeitar o treinamento Jedi, Ahsoka Tano passou muito tempo sem uma arma própria. No entanto, ela conseguiu adquirir novos sabres em um livro chamado Star Wars: Ahsoka.
No livro, ela acaba tomando os sabres de luz de um poderoso Sith. Dizem que os sabres dos Sith são vermelhos porque seus cristais "sangram". Então, Ahsoka simplesmente "purificou" os cristais do poder do Lado Sombrio, que perderam sua coloração, e com eles construiu dois sabres de luz brancos.
Rivalidade com Darth Maul
Sabemos que a sétima e última temporada de Star Wars: The Clone Wars está sendo exibida neste ano, através do Disney+, e muitos fãs ficaram felizes em ver Ahsoka Tano enfrentando Darth Maul em um dos trailers da animação.
Como revelado em Star Wars Rebels, os dois possuem uma grande rivalidade, desde seu primeiro encontro em Clone Wars. Infelizmente, Ahsoka precisou fugir de um de seus primeiros conflitos com Maul por conta da Ordem 66, que exterminou quase todos os Jedi.
Tano vs. Vader
Na última temporada de Star Wars Rebels, pudemos ver uma grande batalha entre aprendiz e mestre, já que Ahsoka Tano e Darth Vader travam um combate lendário. Inclusive, na animação, Ahsoka é uma das primeiras a descobrir que Vader é, na verdade, Anakin.
A grande batalha é muito empolgante, e Ahsoka escapa com vida por pouco, apenas porque Ezra Bridger abre um portal para resgatá-la segundos antes dela ser atacada por Vader. Atualmente, acredita-se que a heroína está viva e lutando contra o Império e a Primeira Ordem.
Além de Clone Wars
Apesar de ser mais famosa por sua participação em Star Wars: The Clone Wars, a jovem guerreira já foi apresentada em outras séries e até mesmo em um filme da franquia. Em todas as suas participações (até agora), a personagem foi dublada pela atriz Ashley Eckstein.
Ela apareceu na série animada Star Wars Rebels, que se passa um pouco antes do Episódio IV. Além disso, ela também teve uma cameo em Star Wars: A Ascensão Skywalker, já que sua voz pode ser ouvida durante o clímax do filme. A personagem também participou de alguns livros e HQs.
Papel em The Mandalorian?
Parece que, em breve, teremos a primeira adaptação live-action de Ahsoka Tano. Ao que tudo indica, a personagem terá uma grande participação na segunda temporada de The Mandalorian, a série de Star Wars exibida no Disney+.
De acordo com rumores, a atriz Rosario Dawson (Demolidor, Jane the Virgin) teria sido escalada para viver a Jedi. Como The Mandalorian se passa anos após os eventos de Star Wars Rebels, é a chance de vermos alguns eventos inéditos na vida de Ahsoka.