As 10 cenas de ação mais épicas do cinema
As 10 cenas de ação mais épicas do cinema
Quem não curte uma explosãozinha?
O gênero de ação com certeza é um dos maiores do cinema. Não só pela quantidade de filmes produzidos, mas pela sua capacidade de criar estímulos, lutas, tiros, explosões, carros em alta velocidade… Enfim, tudo que o cinema tem de bom.
Com cada vez mais tecnologia e técnicas de filmagem está sempre se atualizando as formas e as possibilidades de se fazer uma grande cena. Bom, sem mais delongas vamos as 10 cenas de ação mais absurdas do cinema:
Mad Max - O começo da caçada
Simplesmente um cara amarrado tocando uma guitarra flamejante em um caminhão gigante cheio de caixas de som. Não tem mais o que falar dessa cena, é um puro deleite para quem aprecia efeitos práticos e parece que não para um segundo. O personagem do Tom Hardy, mesmo inerte na cena, causa um efeito tenso e cômico no meio daquela tempestade de areia, explosões e sacrifícios muito interessante.
Missão Impossível - Invasão ao cofre
Missão Impossível é um saga de filmes que sempre tenta se reinventar na forma de fazer uma cena de ação. Nada mais justo do que botar a mais clássica de todas, a invasão de Ethan Hunt ao cofre. O personagem do Tom Cruise (que não costuma usar dublês para suas cenas perigosas) precisa evitar os sensores de movimento e invade o cofre utilizando apenas um cabo permanecendo pendurado no ar o tempo inteiro.
Senhores do Crime - Luta na saúna
Viggo Mortensen, conhecido pelo seu papel de Aragorn em Senhor dos Anéis, interpreta um mafioso russo chamado Nikolai. Na cena em questão ele precisa lutar contra dois assassinos estando completamente nu! Entre várias facadas que ele acaba tomando os dois assassinos são derrotados com direito a facada no olho de um deles.
Kill Bill - A Noiva vs Os 88 Loucos
Quem conhece Tarantino e, principalmente, quem conhece Kill Bill sabe o quão INCRÍVEL é essa cena. O diretor usou tanto sangue falso na que, logo que terminaram de gravar, todos tiveram que sair do set logo de tão "ensanguentado" que estava. Tarantino precisou, inclusive, deixar em preto e branco alguns momentos por razões de censura. São 88 capangas atrás da Uma Thurman, simplesmente absurdo.
Caçadores de emoção - Perseguição aos Ex-presidentes
Olha o Keanu Reeves mais uma vez! No filme em questão, o ator interpreta um agente do FBI que se infiltra em um grupo de surfistas ladrões de banco. Eles máscaras de ex-presidentes e são liderados pelo personagem Bodhi, interpretado pelo Patrick Swayze. A sequência da perseguição é incrivelmente bem filmada e quase uma síntese do cinema de ação dos anos 90. Nela, o personagem de Reeves, Johnny Utah, persegue Bodhi, que usa uma máscara do ex-presidente Nixon. A câmera segue os personagens durante uma grande perseguição a pé e quando Utah finalmente tem a chance de atirar no suspeito, eles se encaram... Um reconhece o outro e ali se afirma um dos maiores "bromances" do cinema.
Fervura Máxima - Tiroteio no Hospital
O diretor John Woo fez muito sucesso em Hollywood com "A Outra Face". Porém, antes disso, o cineasta brilhou demais em Hong Kong e um de seus principais filmes, "Fervura Máxima", traz uma das cenas de ação mais absurdas da história do cinema. O filme é um grande compilado de cenas absurdas, mas essa é um plano-sequência tão bem coreografado contendo, inclusive, uma "pausa" no meio para uma crise existencial, para depois voltar a deixar o tiro comer solto. Filmes como Kingsman e John Wick bebem muito de John Woo.
Homem-aranha 2 - Parando o trem
O que dizer dessa cena? É uma história em quadrinhos com movimentos. Dos momentos mais absurdos e mais lindos do cinema de heróis. O momento que Peter Parker salva as pessoas do trem em um ato de puro heroísmo e deixando a mensagem que qualquer um pode ser o homem-aranha. É um dos melhores exemplos de como o cinema de ação pode utilizar do artifício do gênero para fins dramáticos.
Concordaram com lista? Acha que faltou alguma cena? Contribua nos comentários que podemos fazer uma parte 2!