10 brinquedos dos anos 90 que você certamente teve
10 brinquedos dos anos 90 que você certamente teve
Sem complicados videogames, apenas nostalgia
Se você cresceu nos anos 90, com certeza teve uma vasta coleção de brinquedos que hoje em dia são considerados verdadeiras relíquias. Desde jogos eletrônicos até bonecos colecionáveis, a década de 90 foi marcada por brinquedos que deixaram saudades.
Para relembrar um pouco desta época, separamos nesta lista os 10 brinquedos dos anos 90 que certamente estiveram presentes na sua infância. Esquecemos de algum? Compartilhe nos comentários!
Tamagotchi
Chegando ao mercado em 1996, o Tamagotchi tornou-se um artefato cultural lembrado e relembrado constantemente. A motivação do brinquedo consiste em cuidar de um animalzinho virtual como se fosse real, precisando dar banho, carinho, comida, entre outros cuidados. No Brasil, não era tão simples encontrar um Tamagotchi original, porém o brasileiro deu o seu jeito para colocá-lo em todas as bancas de jornal e camelôs.
Bola de gude
As pequenas bolas de bolas de vidro maciço parecem ter sido resgatadas pelo dorama Round 6, mas a verdade é que esses brinquedos sempre estiveram na vida da criançada. Podendo ser encontradas em diferentes tamanhos, de formas translúcidas, manchadas ou intensamente coloridas, as mesmas eram usadas em diferentes jogos infantis.
Pogobol
Uma constante no mercado infantil eram brinquedos para fazer as crianças pularem e se divertirem ao ar livre. Dentre eles, tínhamos o pogobol, uma bola de borracha em forma de oito sem costura, travada em uma plataforma de plástico resistente e com suporte estrutural. Para brincar com ela, a pessoa fica de pé na plataforma de plástico, equilibrando o peso na parte inferior da bola de borracha e pulando da mesma maneira que usaria um pula-pula.
Furby
Nem todo mundo tinha um Furby, mas essas curiosas pelúcias pareciam estar por todos os lugares. Os mesmos surgiram no final da década de 90 e foram adquiridos pela Hasbro, sendo comercializados entre 2005 e 2007 e então relançados em 2012.
Eles receberam diversas atualizações e linhas. Os Furbies se destacavam por serem fofos e terem habilidades de fala, mas a verdade é que a maioria dos que circulavam pelo Brasil traziam o estilo e ignoravam a tecnologia por trás deles.
Lego ou Playmobil
Enquanto o Lego chegou ao mercado em 1934, o Playmobil foi lançado ao público em 1974, mas isso não impediu que nenhum desses brinquedos chegasse até a criançada dos anos 90. O principal produto de ambas as empresas consistem em tijolos de plásticos de várias cores que podem ser interligados. Através deles, qualquer coisa pode ser construída, desmontada e reutilizada.
Mini game portátil
O popular Brick Game estava disponível em todo camelô nos anos 90 e 2000. O mesmo consistia em um objeto fino e retangular com uma pequena tela no topo e controles coloridos em baixo. Através dele, você jogava uma variação do famoso Tetris, adaptando os blocos de montar e encontrando a melhor forma para colocá-los na tela.
A origem do Brick Games pode ser rastreada no Japão, em 1996, quando a fabricante de periféricos para videogames, Game Tech, lançou o tetrin 55, um console portátil que trazia um clone de Tetris.
Pião de madeira
Muito antes das Beyblades, os piões de madeira eram a febre da criançada. Os mesmos tinham um formato de balão e, para brincar com eles, era necessário apenas uma corda. A mesma era enrolada no objeto de madeira e depois jogado para frente. O movimento fazia com que o pião começasse a girar e rodar no espaço em que foi arremessado.
Barbie
Barbie, ou Barbara Milicent Roberts, nasceu em 9 de março de 1959 e, desde então, se tornou uma constante no mercado de brinquedos infantil. Criada pela empresária Ruth Handler e comprada posteriormente pela Mattel, a boneca expandiu-se para uma franquia de mídia com o lançamento de uma série de filmes de animação, iniciada em 2001. Logo, você pode não ter tido uma Barbie nos anos 90, mas com certeza curtiu um pouco do império multimídia instaurado pela boneca nos anos 2000.
Ioiôs temáticos
No fim dos anos 80, ficou popular a modernização de brinquedos clássicos, como foi o caso dos ioiôs da Coca-Cola. Os mesmos eram ioiôs comuns, mas com uma diferença clara: a logo e cores da Coca-Cola. Ao longo dos anos, diversas campanhas foram surgindo com a mesma ideia, trazendo as versões oficiais e piratas do objeto, mas com diferentes arte e, até mesmo, luzes piscando em seu interior.
Tazo
Os populares discos, chamados de “tazos”, estampavam personagens famosos dos desenhos e formaram a infância de várias crianças. O auge dos colecionáveis aconteceu, principalmente, entre 2002 e 2004. Apenas no ano de 2003, três coleções foram feitas: Yu-Gi-Oh! Magic Tazos, Yu-Gi-Oh! Arma e Voa e Yu-Gi-Oh! Metal Tazos. Esse sim é um artefato que passou pelas mãos de toda criança dos fim dos anos 90 e início dos anos 2000.