10 Boas sagas com versões alternativas de heróis da Marvel e DC!
10 Boas sagas com versões alternativas de heróis da Marvel e DC!
Explorando os universos alternativos.
Universos alternativos sempre foram uma constante em quadrinhos. A mais fina arte de contar histórias com heróis famosos, mas sem comprometer sua cronologia principal.
Nesta lista separamos algumas das melhores histórias da Marvel e DC que se passam em realidades paralelas, sejam elas oficiais para a atual cronologia ou não.
Leia e conheça ou relembre algumas delas!
Dinastia M
Quando a Feiticeira Escarlate enlouqueceu com seus poderes, ela criou uma realidade paralela, acidentalmente - a realidade alternativa da Dinastia M, um mundo onde seu pai, Magneto, era o grande líder.
A saga rendeu bons frutos ao Universo Marvel, alguns presentes até hoje, e contou boas histórias com versões alternativas de seus heróis, como Homem-Aranha e Carol Danvers.
O final rendeu a famigerada cena "Chega de mutantes", onde Wanda reduziu a população mutante no mundo real.
Mulher-Maravilha Terra-1
O universo Terra-1, da DC, é bom em todas as versões que abordou, mas a edição da Mulher-Maravilha se destaca pelos belos traços e história da amazona.
A Terra-1 tem como premissa apresentar os heróis da editora, do zero, com novas origens, mas em um universo um pouco mais realista, similar ao nosso. O que rende situações bem peculiares com heróis como Superman e Batman, além das implicações legais do surgimento de Diana no mundo dos homens.
Garota-Aranha
Não é apenas uma história, mas sim uma série mensal. Nos anos 90, a Marvel resolveu lançar a Garota-Aranha, que é a filha de Peter Parker e Mary Jane, mas crescida e com seus poderes de aranha desenvolvidos.
A versão fez tanto sucesso que a saga durou anos, até ser cancelada. May Parker ainda é lembrada pelos fãs com grande carinho e por boas histórias.
Reino do Amanhã
Uma das maiores histórias da DC Comics, Reino do Amanhã serviu de base para muitos elementos vistos no atual universo da editora.
A história se passa muitos anos no futuro, em um futuro alternativo, onde a maioria dos heróis mais antigos já estão aposentados. Os heróis perderam o respeito pela humanidade, o que obriga o retorno da “velha guarda” à ativa.
Além de ser uma das melhores histórias da editora, tem os traços realistas do desenhista Alex Ross.
Marvel Noir
Marvel Noir foi uma boa ideia criada pela Marvel Comics para trazer seus heróis a uma realidade alternativa, nos anos 30 do que seria os Estados Unidos.
E assim, diversos heróis tiveram sua releitura “noir”, como Homem-Aranha, Wolverine, Homem de Ferro, Luke Cage, Demolidor e até Deadpool, cada um com conceitos adaptados para a época e novas identidades para os personagens.
Liga da Justiça: O Prego
Outra grande história alternativa da DC Comics, ainda que não apresente versões tão diferentes dos heróis atuais. Em Liga da Justiça: O Prego a premissa é bem simples: o que aconteceria se um prego furasse o pneu dos Kent e eles não encontrassem a nave do bebê Superman, quando ele caiu na Terra?
A saga conta a história de um mundo sem seu maior herói, mas com grandes problemas para resolver, com foco na Liga da Justiça.
1602
Outra memorável saga da Marvel em universo alternativo, 1602 foi criada por ninguém menos que Neil Gaiman e coloca os personagens da editora no século 17, mais ou menos 400 anos no passado.
Assim temos heróis como Homem-Aranha, Nick Fury, Doutor Estranho e Charles "Carlos" Xavier, com novas origens e interpretações de seus poderes, de acordo com a realidade da época.
Superman Entre a Foice e o Martelo
Lembrada como uma das grandes histórias modernas do Homem de Aço, Superman Entre a Foice e o Martelo conta uma história alternativa, mostrando o que aconteceria se o “azulão” caísse na Terra dentro da antiga União Soviética.
Assim, em plena época de conflitos mundiais, os soviéticos tinham em sua disposição uma arma de destruição em massa viva. Mas nem tudo seria tão simples, já que outros heróis surgem, como Batman e o Lanterna Verde, na mesma época.
Homem-Aranha 2099
Uma das melhores realidades alternativas já criadas pela Marvel, o Universo 2099 foi o responsável por uma das histórias mais marcantes com os personagens da Casa das Ideias.
O Homem-Aranha 2099 teve a melhor série deste universo, com um Aranha que honrava o título do passado e não era Peter Parker, mas sim Miguel O’Hara. De uniforme diferenciado e novos poderes, o Aranha do futuro tinha histórias cheias de carisma e ação.
Zumbis Marvel
Você pode até não gostar, mas Zumbis Marvel foi um grande sucesso quando começou a sair, por mais que a ideia tenha se desgastado com o tempo.
Nascida em uma viagem interdimensional nos quadrinhos Ultimate Quarteto Fantástico, o universo dos zumbis Marvel conta justamente isso: se todos os heróis fossem consumidos por um vírus que os transformassem em seres sedentos por carne.
As situações nessa saga são diversas e muitos heróis da justiça aparecem como monstros comedores de gente, em situações marcantes.