10 atores que foram substituídos em sequências de filmes e você nem percebeu
10 atores que foram substituídos em sequências de filmes e você nem percebeu
Você nem notou a diferença!
No cinema, é muito comum que atores não possam retornar para as sequências dos filmes que participaram, seja por conflito de agendas ou por diferenças criativas com diretores e outros artistas. Quando isso acontece, é comum que os personagens passem pelo recast – uma palavra designada para quando um ator é substituído em uma produção.
Em alguns casos, isso causa mudanças nítidas – como quando Michael Gambon tomou o lugar de Richard Harris como Alvo Dumbledore em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, após o falecimento do ator irlandês. Mas outras vezes, nem sequer notamos isso direito. E aqui, reunimos 10 atores que foram substituídos em continuações e você nem percebeu!
Damion Poitier como Thanos
Ainda que sua história só tenha sido contada definitivamente em 2018, o Titã Louco Thanos já havia sido apresentado no Universo Cinematográfico da Marvel em Os Vingadores, de 2012, em uma rápida cena pós-créditos. Porém, naquela época, ainda não sabiam quem iria, de fato, dar vida ao vilão.
Por isso, o dublê Damion Poitier foi escalado para fazer uma breve cena e dar um gostinho do que estava por vir ao público. Quando Thanos se tornou uma figura mais importante, Josh Brolin foi escalado para o papel. Porém, muitos fãs notaram mais a troca de "cor" do vilão, que passou de azul a roxo, do que a troca de atores em si.
Hugo Weaving como Caveira Vermelha
O Caveira Vermelha é um dos vilões mais antigos do MCU, tendo feito a sua primeira aparição em Capitão América: O Primeiro Vingador, longa de 2011. Desde então, ele passou um bom tempo sumido, sem que o público tivesse noção de seu paradeiro. Mas isso mudou com Vingadores: Guerra Infinita.
No filme, descobrimos que o Caveira Vermelha foi levado até Vormir, um distante planeta, onde ele deve guardar a Joia da Alma. Contudo, o vilão não era mais interpretado por Hugo Weaving, que havia reclamado em público sobre o processo de próteses e maquiagem. Em vez disso, o Caveira agora é vivido por Ross Marquand, de The Walking Dead.
Michelle Borth como Mary Marvel
Essa é uma "troca" recente, mas muitos podem não ter notado. No primeiro Shazam!, de 2019, acompanhamos um grupo de irmãos adotivos que, ao falarem uma palavra mágica, são transformados em versões heroicas (e adultas) de si mesmo. Uma dessas é Mary Bromfeld, que foi vivida por Grace Fulton como adolescente e Michelle Borth como heroína.
Fulton era mais jovem durante as gravações do primeiro filme, mas como já tinha se tornado uma adulta formada para a continuação, o diretor David F. Sandberg decidiu escalá-la para fazer tanto a "Mary humana" quanto a "Mary heroína", e nisso Michelle Borth ficou de lado.
Katie Holmes como Rachel Dawes
Quando Christoper Nolan decidiu dar uma nova abordagem para o herói mais famoso da DC Comics, tivemos Batman Begins, um filme que é até hoje cultuado como uma das melhores histórias de origem do Cavaleiro das Trevas. E naquele filme, o interesse amoroso de Bruce Wayne era uma de suas amigas de infância, Rachel Dawes.
No papel, tínhamos Katie Holmes, famosa por seu trabalho em Dawson's Creek, mas ela foi substituída por Maggie Gyllenhaal na continuação de 2008, Batman: O Cavaleiro das Trevas. Em entrevistas recentes, Holmes explica que não conseguiu retornar por conflito de agenda, por ter decidido aceitar um papel em Loucas por Amor, Viciadas em Dinheiro.
Verne Troyer como Grampo
Nem mesmo o mundo de Harry Potter ficou livre da troca de atores. Um dos primeiros personagens "mágicos" que conhecemos na saga é o duende Grampo, que ajuda Harry a abrir seu cofre no Gringotes, o banco dos bruxos. O personagem foi interpretado por Verne Troyer no primeiro filme - embora sua voz tenha sido feita por Warwick Davis.
O personagem retornou depois em Harry Potter e as Relíquias da Morte - tanto a Parte 1 quanto a Parte 2 -, mas em vez de chamar Troyer para o papel novamente, o diretor David Yates decidiu tazer Warwick Davis para interpretá-lo fisicamente (além da voz), usando uma boa camada de próteses e maquiagens.
Rachelle Lefevre como Victoria
Quando Crepúsculo chegou aos cinemas em 2008, adaptando a série de livros de Stephanie Meyer, muitos fãs ficaram felizes com o alto nível de fidelidade em relação aos personagens. Uma figura bem importante da trama era Victoria, uma vilã secundária que posteriormente retornaria como a antagonista principal do terceiro capítulo da saga, Eclipse.
No primeiro filme, Victoria foi interpretada por Rachelle Lefevre. Porém, o terceiro longa trouxe Bryce Dallas Howard no papel. Os motivos para isso até hoje não são muito claros, mas Rachelle parece ter ficado bem chateada com os produtores por ter sido ignorada e substituída na franquia.
Gloria Foster como Oráculo
Em Matrix, temos uma infinidade de personagens icônicos que servem à narrativa concebida pelas Irmãs Wachowski. Uma dessas personagens é a adorada Oráculo, que aparece fortuitamente na jornada de Neo para explicar seu papel na grande revolução contra as máquinas.
Gloria Foster interpretou a personagem nos dois primeiros filmes da saga, mas infelizmente faleceu em setembro de 2001, devido ao diabetes. Com isso, as Irmãs Wachowski precisaram encontrar outra atriz para o papel e optaram por escalar Mary Alice para uma participação bem pequena em Matrix Revolutions.
Alex Vincent como Andy Barclay
Uma das franquias de terror mais famosas e amadas da história, Brinquedo Assassino fez muito sucesso no final dos anos 80 e no começo dos anos 90 - tudo graças à trilogia original de filmes, onde vemos o diabólico Chucky fazendo da vida do jovem Andy Barclay um verdadeiro inferno.
Alex Vincent interpretou Andy nos dois primeiros filmes, mas como todos os produtores queriam um Andy mais velho para o terceiro - que se passaria em uma escola militar - e Vincent era muito novo, Justin Whalin acabou sendo chamado para Brinquedo Assassino 3. Anos depois, Alex Vincent voltou ao papel para as continuações mais recentes e para a atual série de TV.
Claudia Wells como Jennifer Parker
Em 1985, Robert Zemeckis apresentaria ao mundo um dos clássicos mais amados da ficção científica e da aventura. De Volta para o Futuro conta a história de um garoto que, sem querer, viaja no tempo e coloca sua própria vida em risco ao alterar o momento em que seus pais se apaixonaram.
Uma das figuras marcantes do primeiro filme é Jennifer Parker, namorada de Marty McFly que é vivida por Claudia Wells. Ela não pôde retornar para a sequência, pois estava cuidando da mãe que tinha câncer em estágios avançados, então foi substituída por Elisabeth Shue, que também voltou ao papel em De Volta para o Futuro III.
Crispin Glover como George McFly
Outra mudança considerável no universo de De Volta para o Futuro veio na forma do próprio George McFly, o pai do nosso eterno protagonista. O personagem foi interpretado, no primeiro longa, por Crispin Glover, ator bem conhecido por seu rosto "estranho" e por seus personagens "bizarros".
No entanto, quando foi chamado para a sequência, Glover não gostou muito da proposta salarial e decidiu não retornar. Por isso, para a breve aparição de George no segundo filme, o diretor Robert Zemeckis decidiu aproveitar as filmagens do original, mas também chamou o ator Jeffrey Weissman para fazer o papel do pai de Marty, com muita maquiagem e próteses faciais.