10 atores que quase interpretaram o Coringa no cinema

Capa da Publicação

10 atores que quase interpretaram o Coringa no cinema

Por Gus Fiaux

Assim como o Batman é um dos heróis mais adaptados para o cinema, faz sentido que seu arqui-inimigo também tenha muitas versões e adaptações fora dos quadrinhos. O Coringa já esteve em diversas franquias, interpretado por vários atores e marcado por sua maldade única.

Entre vários astros famosos que ficaram consagrados no papel (alguns até ganharam o Oscar), temos também vários atores que quiseram ou que foram considerados para o papel do vilão, mas nunca o interpretaram. Por isso, aqui listamos 10 atores que quase viveram o Coringa no cinema!

Créditos: Divulgação
Imagem de capa do item

Ryan Gosling

A versão do vilão apresentada em Esquadrão Suicida talvez seja a mais polêmica e controversa. Muitos fãs não gostam do que Jared Leto fez com o personagem, nem de seu visual gângster. Mas é importante lembrar que Leto não foi a primeira opção de David Ayer.

Antes de contratar o vocalista do 30 Seconds to Mars, Ayer chegou a considerar Ryan Gosling para o papel. O ator já tinha se provado um grande astro através de papéis em filmes como Drive e O Lugar Onde Tudo Termina, mas acabou não sendo selecionado para viver o vilão.

Imagem de capa do item

Paul Bettany

Hoje em dia, quase não conseguimos pensar em Paul Bettany em outro papel em filmes de super-heróis que não seja o Visão dos Vingadores. No entanto, o ator britânico quase deu vida ao Coringa, devido ao seu papel em O Código Da Vinci.

Por conta da estranheza de seu personagem no filme, ele atraiu a atenção de diversos diretores - dentre eles, Christopher Nolan, que o cogitou para viver o Coringa em Batman: O Cavaleiro das Trevas - papel que ficou eternizado por Heath Ledger.

Imagem de capa do item

Sam Rockwell

Bettany não foi o único astro da Marvel que quase entrou para o segundo capítulo da trilogia de Christopher Nolan. Enquanto o diretor buscava alguém para viver o seu Coringa, um dos nomes que surgiu no radar foi Sam Rockwell.

Rockwell hoje é conhecido por ter interpretado Justin Hammer em Homem de Ferro 2, além de ter sido indicado ao Oscar duas vezes (e inclusive já ter ganhado uma). Na época, ele foi descartado porque não tinha muita experiência interpretando vilões.

Imagem de capa do item

Adrien Brody

Para finalizar o ciclo de atores que concorreram com Heath Ledger pelo papel do Coringa, temos também o astro Adrien Brody, cuja carreira estava em um ponto altíssimo após ter participado de filmes como O Pianista e Além da Linha Vermelha.

Brody também entrou para a lista de Christopher Nolan. Além de ser um ótimo ator, ele tinha um visual perfeito para combinar com o Coringa, ainda mais quando estivesse maquiado. Se tivesse sido escolhido, ele se daria bem no papel, mas não teríamos a atuação monumental de Ledger.

Imagem de capa do item

Robin Williams

Uma das grandes lendas de Hollywood, Robin Williams ficou bem conhecido por seus papéis leves e cômicos. Ele chegou a ser considerado por Tim Burton para estrelar seu filme do Batman no papel do Coringa, o que teria sido incrível.

Inclusive, quando Christopher Nolan anunciou que traria o Coringa em O Cavaleiro das Trevas, muitos fãs se articularam para fazer uma grande campanha, para que Williams fosse escalado no papel. Infelizmente, o ator não combinava com os planos de Nolan para o filme.

Imagem de capa do item

Ray Liotta

Atualmente, vários atores dão de tudo para participar de filmes de super-heróis, levando em conta que o gênero está mais popular e lucrativo que nunca. Por outro lado, Ray Liotta não era um grande apreciador desse tipo de filme na década de 80.

O ator estava ganhando notoriedade por papéis em projetos como Os Bons Companheiros e a série Casablanca. Quando foi chamado para viver o Coringa no filme de 1989 dirigido por Tim Burton, ele recusou imediatamente, dizendo que era um "ator sério".

Imagem de capa do item

David Bowie

Alguns nomes da música já demonstraram interesse no papel do Coringa. Um deles foi David Bowie (e o outro você vai ver em breve). O lendário músico britânico chegou a ser considerado para o papel do Príncipe Palhaço do Crime para o Batman de 1989.

O cantor na época estava ganhando grande reputação por sua atuação, tendo participado de filmes como o terror erótico Fome de Viver e o longa de fantasia Labirinto: A Magia do Tempo. Infelizmente, ele foi descartado logo no começo da produção.

Imagem de capa do item

Tim Curry

Considerado um dos grandes "camaleões" de Hollywood, Tim Curry é bem conhecido pelos papéis que exigem transformações completas, como IT: Uma Obra-Prima do Medo, A Lenda e The Rocky Horror Picture Show. Por isso, ele quase foi o Coringa no filme de Tim Burton.

O ator logo foi desconsiderado para o papel, mas chegou a dublar o personagem em Batman: A Série Animada, que foi ao ar na década de 90. No entanto, os produtores acabaram considerando a voz do ator muito assustadora para uma animação infantil, substituindo-o por Mark Hamill.

Imagem de capa do item

Willem Dafoe

Muitos fãs gostam de imaginar como seria Willem Dafoe no papel do grande criminoso de Gotham City. O ator já esteve na trilogia original do Homem-Aranha como o perigoso Duende Verde, e é conhecido por seus trejeitos que se encaixam perfeitamente em papéis vilanescos.

Ele chegou a ser considerado para o papel do Coringa no filme de 1989 do Cavaleiro das Trevas. Dafoe inclusive contou com o apoio do roteirista do filme, Sam Hamm, que o considerava perfeito para o papel por conta de sua aparência sinistra.

Imagem de capa do item

Frank Sinatra

Na década de 60, o Batman estava muito popular graças à série de TV de Adam West e Burt Ward, que inclusive ganhou um filme lançado nos cinemas, trazendo de volta os atores da série original. Um dos atores que demonstrou muito interesse na série/filme foi Frank Sinatra.

O lendário músico do jazz se interessou bastante pelo papel do Coringa, chegando a fazer várias campanhas com o estúdio para interpretar o Príncipe Palhaço do Crime. Contudo, o papel do vilão acabou indo para Cesar Romero, que ficou consagrado com Coringa.