10 atores que foram escalados para papéis famosos de última hora
10 atores que foram escalados para papéis famosos de última hora
Atores que entraram em projetos de maneira repentina, mas que valeu a pena!
Embora a arte cinematográfica conte sempre com planejamentos bem pensados, às vezes tudo que um filme precisa é de uma decisão feita aos 45 minutos do segundo tempo para que a história seja feita. Isso vale até mesmo para a escalação de atores que, mesmo chegando de última hora, dão tudo de si para fazer a escolha valer.
Assim, nesta lista você confere 10 atores que foram escalados para papéis da noite para o dia, mas que acabaram se tornando grandes marcos de suas carreiras!
Kurt Russell em O Enigma de Outro Mundo (1982)
Clássico da ficção científica e do terror, o filme O Enigma de Outro Mundo é um grande marco da carreira de Kurt Russell, mas isso quase não aconteceu. Escalado de última hora para viver o protagonista R.J. MacReady, Russell não era nem de longe a primeira escolha do diretor John Carpenter para o papel.
A decisão só aconteceu no dia em que a equipe viajou para começar as gravações do filme, que acompanha uma equipe de pesquisadores na Antártica que é perseguida por um alien que assume a aparência de suas vítimas. Apesar da hesitação inicial, Carpenter acertou ao colocar Russell em um dos filmes mais importantes e marcantes de sua carreira, mesmo que não soubesse disso inicialmente.
Scarlett Johansson em Ela (2013)
A voz marcante de Scarlett Johansson quase ficou de fora de Ela, filme do diretor Spike Jonze que acompanha um solitário escritor que se apaixona pelo sistema operacional de seu computador, uma entidade virtual chamada Samantha, “personagem” cuja voz é feita por Johansson.
Porém, originalmente, quem viveria a IA era a atriz Samantha Morton, que até já tinha iniciado seu trabalho no filme. O que aconteceu foi que, durante o processo de edição na pós-produção, Jonze mudou de ideia em relação ao que queria da personagem, optando por substituir Morton por Johansson, sendo que esta última precisou gravar novamente todas as falas da entidade virtual no filme de última hora.
Hugh Jackman em X-Men: O Filme (2000)
Parece até mesmo uma piada de mau gosto dizer que Hugh Jackman poderia não ter interpretado o Wolverine, personagem mais marcante de sua carreira, em X-Men: O Filme. Mas foi exatamente isso que quase aconteceu.
Inicialmente, quem iria interpretar o mutante era o ator Dougray Scott, mas conflitos de agenda com seu trabalho na franquia Missão: Impossível fizeram com que ele deixasse a produção do primeiro filme dos X-Men da Fox poucos dias antes do início das filmagens. Logo, o estúdio teve que decidir de última hora qual seria o substituto – momento esse em que Hugh Jackman, que tinha participado das audições para o papel, entrou em cena. O resto, como sempre, é história.
Dianna Agron em Glee (2009-2015)
Já pensou se Dianna Agron não tivesse interpretado Quinn em Glee? Ou pior: se a personagem nem existisse na série? Isso poderia ter acontecido, já que a busca pela intérprete da líder de torcida foi tão difícil que os produtores cogitaram simplesmente retirar a garota da história.
Mas Agron estava logo ali, e a atriz acabou sendo escalada para interpretar Quinn um dia antes do piloto de Glee ser gravado, uma decisão certeira da equipe que marcou a carreira da atriz.
Viggo Mortensen em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)
Até mesmo Viggo Mortensen poderia ter ficado sem um de seus personagens mais icônicos na bagagem. Isso mesmo, o Aragorn da versão cinematográfica de O Senhor dos Anéis, dirigida por Peter Jackson, quase foi interpretado por um outro artista.
Originalmente, quem viveria o personagem nas telonas era o ator Stuart Townsend. Porém, ele foi demitido da produção poucos dias antes do início das filmagens por ser jovem demais para interpretar Aragorn nas telonas. Foi assim que, nos 45 minutos do segundo tempo, Viggo foi escalado para viver o icônico guerreiro em A Sociedade do Anel.
Stanley Tucci em O Diabo Veste Prada (2006)
Stanley Tucci tem uma bagagem recheada de papéis de sucesso que coletou (e segue coletando) ao longo de sua carreira, e um deles é o Nigel da comédia romântica O Diabo Veste Prada, filme estrelado por Anne Hathaway e Meryl Streep.
Mas Tucci acabou entrando na produção praticamente da noite para o dia: faltava apenas 72 horas para que as gravações do filme tivessem início quando o ator aceitou o papel.
Wentworth Miller em Prison Break (2005-2017)
A série Prison Break fez um baita sucesso no começo dos anos 2000 ao contar a história de dois irmãos que planejam uma fuga da prisão. O programa foi um marco na carreira de Wentworth Miller, o intérprete de Michael – mas isso poderia não ter acontecido, já que ele quase ficou de fora da produção.
Miller entrou no elenco de Prison Break apenas uma semana antes do início das gravações da série, provando que decisões de última hora podem render frutos inesperados.
Michael J. Fox em De Volta Para o Futuro (1985)
Michael J. Fox conquistou uma posição de destaque na cultura pop depois que estrelou o clássico De Volta Para o Futuro como o icônico Marty McFly. Mas isso quase não aconteceu.
Inicialmente, quem viveria o personagem no filme seria o ator Eric Stoltz, que até chegou a gravar algumas cenas da produção. Porém, no meio das filmagens, o diretor Robert Zemeckis decidiu que queria um novo protagonista para o longa, já que a equipe não conseguia enxergar um potencial cômico em Stoltz.
Foi assim que Michael J. Fox (que já era a primeira opção do estúdio para estrelar o filme, mas que enfrentava alguns conflitos de agenda) foi escalado como Marty, tornando-se uma das substituições mais famosas e certeiras do cinema.
Ed Harris em O Show de Truman (1998)
O Show de Truman é um grande queridinho da década de 1990, além de ter marcado a carreira de Jim Carrey. Mas você sabia que Ed Harris, o intérprete de Christof no longa, entrou de última hora na produção?
O que aconteceu foi que Harris substituiu o ator Dennis Hopper, que teria vivido o personagem no filme se não tivesse deixado o elenco por causa de divergências criativas. Isso aconteceu tão de repente que as filmagens principais do longa até já quase tinham sido finalizadas, o que fez com que Harris gravasse as cenas de Christof em um período curto de tempo (apenas 10 dias).
Ben Whishaw em As Aventuras de Paddington (2014)
As Aventuras de Paddington conquistou o coração do público com a história do carismático ursinho peruano cuja voz na versão original é feita pelo ator Ben Whishaw. Porém, esse papel não era para ter sido dele inicialmente.
Isso porque Colin Firth havia sido escalado para emprestar a sua voz para Paddington durante o desenvolvimento do filme, mas o ator optou por deixar a produção porque acreditava que sua voz era madura demais para o personagem.
Foi assim que Whishaw entrou no elenco, e detalhe: as filmagens já tinham sido concluídas, mas como o ator só precisava fazer a voz do ursinho tudo correu bem a tempo do lançamento previsto para o filme.